José Alfinyahu: ATITUDES QUE EXIGEM ZERO TALENTO

ATITUDES QUE EXIGEM ZERO TALENTO

ATITUDES QUE EXIGEM ZERO TALENTO
ATITUDES QUE EXIGEM ZERO TALENTO
Algumas pessoas me procuram e relatam que não conseguiram uma oportunidade de estudar porque se dizem serem vítimas da sociedade e do sistema. Dizem não conseguem avançar em sua carreira ou vida pessoal é por falta de talento.
Essas pessoas reclamam que não têm talento para falar em público, ou para desenhar, para artesanato, para música e tantas coisas mais que exigem que você tenha um dom especial, mas existem coisas que não exigem talento nenhum, coisas que estão ao alcance de todo mundo, que exigem talento zero. Para que tenham sucesso basta elas terem atitudes que exigem talento zero, é o que nós vamos ver neste Prost. Boa leitura!

Atitude é uma norma de procedimento que leva a um determinado comportamento. É a concretização de uma intenção ou propósito.
De acordo com a psicologia, a atitude é comportamento habitual que se verifica em circunstâncias diferentes. As atitudes determinam a vida anímica de cada indivíduo. As atitudes são patenteadas através das reações repetidas de uma pessoa. Este termo tem particular aplicação no estudo do caráter, como indicação inata ou adquirida, relativamente estável, para sentir e atuar de uma forma determinada.

No contexto da pedagogia, atitude é uma disposição subjacente que, com outras influências, contribui para determinar uma variedade de comportamentos em relação a um objeto ou a uma classe de objetos e que inclui a afirmação de convicções e de sentimentos a seu respeito e a respeito de ações de atração ou de rejeição. A formação de atitudes consideradas favoráveis ao equilíbrio do indivíduo e ao desenvolvimento da sociedade é um dos objetivos da educação.

Na sociologia, atitude consiste em um sistema de valores e crenças, com certa estabilidade no tempo, de um indivíduo ou grupo que o predispõe a sentir e reagir de uma determinada forma perante dados estímulos. Muitas vezes, a atitude é associada a um grupo ou mesmo a um gênero. Por exemplo, um determinado comportamento pode ser classificado como atitude feminina ou atitude de homem.

SER ÉTICO
A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”.
Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.
Num sentido menos filosófico e mais prático podemos compreender um pouco melhor esse conceito examinando certas condutas do nosso dia a dia, quando nos referimos por exemplo, ao comportamento de alguns profissionais tais como um médico, jornalista, advogado, empresário, um político e até mesmo um professor. Para estes casos, é bastante comum ouvir expressões como: ética médica, ética jornalística, ética empresarial e ética pública.

A ética pode ser confundida com lei, embora, com certa frequência, a lei tenha como base princípios éticos. Porém, diferentemente da lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; mas a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas pela ética.
A ética abrange uma vasta área, podendo ser aplicada à vertente profissional. Existem códigos de ética profissional que indicam como um indivíduo deve se comportar no âmbito da sua profissão. A ética e a cidadania são dois dos conceitos que constituem a base de uma sociedade próspera.

Ética e Moral
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.

Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
A palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.
Ética e moral são temas relacionados, mas são diferentes, porque moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.

Na filosofia, a ética não se resume à moral, que geralmente é entendida como costume, ou hábito, mas busca a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver; a busca do melhor estilo de vida. A ética abrange diversos campos, como antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, política, e até mesmo educação física e dietética.
Em um contexto filosófico, a ética e a moral possuem significados diferentes, porém bastante relacionados nas questões de conduta de um indivíduo em sociedade.

Ética Cristã
Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Colossenses 3:1-6.

Ética cristã são dois termos classificados como substantivos femininos, sendo que cristã também pode ser um adjetivo feminino.
Ética vem do Grego ethos, que significa “caráter moral” e cristã vem do Latim christianus, que quer dizer “seguidor da doutrina de Cristo”.
O significado de Ética cristã aborda o sistema de valores morais estabelecidos e considerados pela bíblia, associados com o Cristianismo histórico e que é utilizado para a sustentação teológica e filosófica dos seus princípios.

Assim sendo, ética cristã é composta por princípios que possuem como finalidade fazer com que os ensinamentos de Jesus Cristo se tornem padrões de ação na sociedade, podemos dizer quer os ensinamentos são padronizados para os relacionamentos e para a própria vida.
Sendo assim, a ética cristã opera por meio de diversos pressupostos, instrumentos e conceitos da Bíblia: os fiéis a utilizam como guia para agir e se comportar como Igreja e a sim estabelecem a ética cristã.

O indivíduo irá buscar viver sua vida levando em consideração os ensinamentos de Jesus, assim como seus mandamentos. As normas de conduta correta estarão sempre presentes neste indivíduo – por terem sido instituídas por Deus.

A ética cristã se aplica a obediência à Cristo, não excluindo-se a razão, é claro. A bíblia afirma que a ética cristã é também um mandamento, um ensino, isto é, são diretrizes, ao contrário dos costumes que são flexíveis e variáveis.
Mais do que uma simples lista de “faça” ou “não faça”, a Bíblia nos dá instruções detalhadas de como um Cristão deve viver. A Bíblia é tudo que precisamos para saber como viver a vida Cristã. No entanto, a Bíblia não se dirige diretamente a exatamente todas as situações que vamos ter que encarar em nossas vidas. Como então ela é suficiente? Em situações assim é que temos que aplicar a Ética Cristã.

Ajudar a quem precisa
Quando alguém lhe pede alguma ajuda financeira na rua ou algum idoso lhe pede auxílio para atravessar a rua, você tem a opção de ajudar ou não.
Pela ética, você não seria obrigado a ajudar em nenhuma das situações. Entretanto, os ensinos de Jesus, por estar mais relacionada com os valores individuais, pode permitir com que reflita sobre aquela situação e ofereça a ajuda necessária.

E quem der, mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, com toda a certeza vos afirmo que de modo algum perderá a sua recompensa. Mateus 10:42.

Quem trata bem os pobres empresta ao SENHOR, e Ele o recompensará regiamente!
Provérbios 19:17.

Cometer atos ilícitos
Esta é uma questão importante para ser refletida dentro dos conceitos da ética cristã.
Situações ilícitas como roubar ou matar, são, por lei, possíveis de punição e entendemos que pela ética cristã seriam então uma atitude ilegal e, moralmente falando, não condizem com os bons valores e costumes da sociedade.
Portanto, cometer atos ilícitos como roubar e matar são considerados pela ética e pela bíblia ações que possuem punições, sejam elas legais ou morais.

Procurem fazer o que é certo e não o que é errado, para que vocês vivam. Assim será verdade o que vocês dizem, isto é, que o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, está em vocês. Amós 5:14.

Jogar lixo na rua
Este também é um exemplo onde a reflexão sobre a ética cristã são postas em prática.
Se ao caminhar por uma via pública, uma pessoa estiver com alguma embalagem que pretenda se desfazer, pela ética ela deve jogar esta embalagem no lixo, que seria o correto, inclusive pela igreja.
Entretanto ela decide jogar a embalagem na via pública, o que pela ética cristã, apesar de não ser uma atitude punitiva, é tida como algo ruim, pois além de sujar a rua essa pessoa pode estar dando um mal exemplo para que outros indivíduos possam vir a cometer este mesmo ato.
Num sentido mais amplo, a finalidade das duas é muito semelhante, pois tanto a ética quanto o cristianismo são responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem e a melhor forma de agir em sociedade.

Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.  Salmos 24:3-4.

Furar fila
Outra questão que exemplifica a reflexão sobre a ética e a bíblia é a ação de furar fila em locais de atendimento público, como bancos, restaurantes, etc.
O correto, pela ética seria respeitar a ordem e aguardar a sua vez. Entretanto, esta ação não é algo que implique grandes punições e uma pessoa pode cometer, se achar que esteja correto fazer isso, mesmo que para cristão não seja o mais correto.

Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. 1 Timóteo 4:12.

Maltratar animais
Esta é uma atitude bem polêmica e controversa na reflexão sobre a ética e a bíblia, pois é preciso levar em conta que em determinados países, cada grupo ou sociedade possui seu próprio código de ética relacionado à esta questão.
fato, que biblicamente falando, maltratar animais é uma atitude de pecado, como está escrito: O justo tem consideração pela vida dos seus animais, mas as afeições dos ímpios são cruéis. Provérbios 12.10.
Porém, em um determinado país, por exemplo, utilizar animais para pesquisa científica pode ser considerado ético, devido ao código de ético já estabelecido. Já para outra região, esta atitude pode ser considerada um desrespeito aos princípios estabelecidos por aquele país. Porém, a bíblia está além dos princípios e ética humana.

SER ESFORÇADO
Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los. Hebreus 6:10.

Segundo o dicionário Aurélio esforço significa uma atividade em que alguém mobiliza todas as suas forças físicas ou morais para atingir um fim, sendo uma vigor, uma energia. Também é ânimo e coragem. Esforçar é dar força, encorajar, cobrar força, empregar todas as forças pra conseguir algo. A bíblia relata a vida de muitas pessoas que se esforçaram para obter algo. E praticamente não existe nada nessa vida que não seja conquistada por esforço, pela determinação em fé e pela persistência. É claro que fatores como medo, dúvidas e desespero tentam impedir que chegassem ao alvo final. Mas as escrituras mostram pessoas que conseguiram superar estas adversidades pelo esforço que tiveram no poder da fé. Todos que colocaram sua força em Deus obtiveram vitória.
Podemos dizer que ser esforçado significa ser uma pessoa batalhadora. Que se esforça por algo. Que batalha por algo. Ter a capacidade de trabalhar duro, não se deixar afetar pelo fracasso e não reclamar das adversidades é características de pessoas que possuem grande força de vontade e determinação. São indivíduos que desenvolvem a chamada força mental: não perdem o foco do que desejam alcançar e não se deixam abater por dificuldades cotidianas. Miram sempre o longo prazo e possuem uma calma muitas vezes desconcertante.
Não à toa, pessoas com grande força mental tendem a superar obstáculos com mais eficácia e, por consequência, são mais capazes de obter sucesso na vida. Se forem bem-sucedidas, certamente seguem determinados padrões de comportamento que podem ser treinados e praticados por qualquer indivíduo.

A bíblia diz em Salmos 84 diz: Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados. Sl 84:5.
Aliás neste salmos, os filhos de Corá citam “aqueles que passam pelo vale de Baca , mas que seguem até chegar a presença de Deus. Sl 84:5-7.
O vale de Baca era um vale árido e estéril onde muitos passavam em direção ao templo de Deus em Jerusalém. Era um caminho que os israelitas passavam, uma rota obrigatória para chegar ao templo do Senhor. Um vale que exigia esforço, suor e lágrimas. Esse vale representa muitas vezes as nossa tribulações, aflições e lutas. O nome deste vale significava “árvores de bálsamo”, mas seu aspecto era árido.

A vitória é companheira dos que esforçam. II Crônicas traz a história de um dos melhores reis de Israel, Ezequias. Ele conseguiu levar a nação para a prosperidade política, financeira e principalmente espiritual. No final de sua vida, a Bíblia revela a razão de seus resultados: “…ele buscou o seu Deus e se esforçou de todo o coração; e por isso prosperou” II Cron. 31:21.

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares. Josué 1:9.

TER ATITUDE
A Atitude é o um elemento que precisamos na fórmula do sucesso. Ter atitude significa correr atrás daquilo que você acredita ser o melhor para você. Se você realmente deseja alcançar o sucesso em sua vida, deve mostrar isso de forma prática e constante. Através de suas atitudes, as pessoas a sua volta terão como ver suas ações e começarão a lhe valorizar por isto. Uma pessoa com atitude é capaz de fazer seguidores para suas ideias.
É a atitude que dá “cor” a cada aspecto da vida das pessoas e tudo depende da forma a qual o indivíduo se enxerga, como se sente e como deixa isso transparecer para o mundo.

Muitas vezes os nossos negócios andam mal porque não definimos claramente o que queremos. Se o objetivo é apenas ganhar mais dinheiro, corremos o risco de aceitar negócios ruins. Tentar ser “tudo para todos” significa na verdade ser “qualquer coisa para qualquer um”, com resultados geralmente ruins. “Ter atitude” pode ser ter propósito claro e ser mais seletivo.

COLOCAR ENTUSIASMO NO DIA A DIA
Tenha confiança e segurança em si mesmo, um homem seguro é sempre sinônimo de confiança para seus familiares e liderados, porque elas veem no cara uma figura com quem elas possam contar. Isso fica subentendido desde o primeiro encontro, então deixe a timidez em casa, busque ser centrado e focado na sua autossuficiência. Apenas tome cuidado para, ao invés de ser seguro, você não se tornar um terrível chefe.
Mesmo que você esteja em uma posição privilegiada de autoridade, nunca a confunda com autoritarismo. Um exemplo: quando você entra em um restaurante, na condição de cliente, já é uma autoridade no local. Se tiver de reclamar com o gerente ou o garçom pelo serviço, o faça com delicadeza, e não com autoritarismo. O mesmo vale para a premissa de que você pode jogar qualquer coisa na rua porque seu imposto está pagando pelo lixeiro.

Uma pessoa de atitude é respeitosa, sabe ouvir, é gentil. Em qualquer ocasião, e não só quando está sendo observado. Posicione-se sempre como uma pessoa de valor, que está em qualquer ambiente para ser uma força, e não alguém que vá deixar todo mundo para baixo com suas críticas e seu mau humor.
Para termos uma ideia sobre o poder do otimismo, um estudo realizado pela University of Kentucky e pela University of Louisville com 124 estudantes mostrou que há uma relação entre o otimismo e a imunidade do organismo. Segundo a pesquisa, as pessoas mais otimistas têm maiores níveis de células que combatem os vírus e bactérias. Assim sendo quem é sempre otimista será sempre uma pessoa saudável.
E mais quem é otimista além de saudável pode manter seu peso ideal ou emagrecer. Conforme levantamento divulgado pela Association for Psychological Science, rindo de 10 a 15 minutos por dia, queimamos de 10 a 40 calorias.

Isto acontece porque, pessoas otimistas tendem a lidar melhor com o stress, segundo pesquisa do departamento de Psicologia da Universidade de Concordia (Canadá) publicada recentemente. Trata-se de um dos primeiros estudos científicos que relacionam o otimismo à resposta biológica ao stress.
Os pesquisadores acompanharam 135 adultos, com mais de 60 anos, durante seis anos. Eles colheram amostras de suas salivas cinco vezes por dia, para monitorar o nível de cortisol, conhecido como o “hormônio do stress”. O resultado revelou que o nível deste hormônio tende a ser mais estável naqueles com personalidades positivas.

Como podemos perceber ser otimista, cientificamente falando, traz incontáveis benefícios para a nossa saúde e facilita nossa vida. Claro que isso não significa carta branca para sair colocando em prática tudo quanto é livro de autoajuda. Geralmente esses livros possuem a visão de cada autor sobre a vida, e claro, pode funcionar pra uns, mas outros não.

Também encarar a vida com um pouquinho de pé atrás, às vezes, pode equilibrar as emoções e contribuir para traçarmos planos mais realistas. Não podemos negar que isso até pode ter seu pequeno espaço. Mas só um pouquinho. A vida 99% das vezes pede mais sorrisos, menos seriedade, um chute no stress, mais paz para buscar as melhores decisões e o otimismo leva a isso.

SABER OUVIR
Ouvir e escutar são duas ações diferentes. Ao longo do dia ouvimos muitas coisas, mas escutamos muito pouco. Quando ouvimos, não prestamos atenção profundamente, simplesmente captamos a sucessão de sons que são produzidos ao nosso redor. Enquanto que, quando escutamos, nossa atenção está dirigida a algum som ou mensagem específica, ou seja, existe uma intenção; nesse momento, todos os nossos sentidos se encontram focados no que estamos recebendo. Assim, as pessoas que sabem escutar os demais os acompanham em sua viagem pela vida.
Em geral, o comportamento humano não é propenso ao hábito de escutar com atenção, porque as pessoas têm uma tendência natural a falar mais. Muitas vezes, a pessoa que sabe ouvir é mais requisitada e valorizada do que aquela que se expressa bem. O interessante é encontrar o meio termo, que seria a combinação de falar e ouvir utilizando o bom senso.
Medidas simples podem nos ajudar em momentos que exijam nossa atenção para com o outro, principalmente em reuniões importantes ou tomadas de decisões.
Assim, quando precisar ouvir olhe nos olhos da outra pessoa e mantenha a calma enquanto conversar com ela. Esteja focado no diálogo sem distrações que possam prejudicar a concentração de ambos. É importante tentar manter-se afastado de qualquer pensamento preconceituoso. Lembre-se: o respeito é fundamental em qualquer relacionamento. Essa virtude é muito importante de maneira geral, mas é preciso aprimorá-la quando não se conhece profundamente a pessoa com quem se convive.
Tenha consideração pelas opiniões de seu interlocutor e demonstre respeito por ele. Crie condições favoráveis para a outra pessoa expressar livremente suas convicções e não deixe que a discussão seja levada para o lado pessoal. Compreenda de fato o que o outro transmitiu para então questioná-lo. Dessa forma, você evitará interpretações infundadas. O importante, além de saber ouvir com atenção, é ter a capacidade de aceitar as pessoas como elas são.

Por fim tenha em mente que ouvir é a melhor forma de aumentar o nosso conhecimento. Alguns acreditam que, por estarem numa posição elevada, sabem de tudo e que não precisam ouvir nada e nem ninguém. É verdade que quanto mais se sobe menos se exige que escute os outros, mas sua necessidade de ouvir aumenta. Por estar distante da linha de frente, sempre dependeremos dos outros para conseguir as informações de que necessitamos, e só vamos conseguir isso se formos um bom ouvinte.

CONTINUA  

José Alfinyahu, Teólogo, Parapsicólogo, Psicanalista, Professor, Th.M em bíblia e Th.D em Teologia Sistemática.

Declaração de Direitos Autorais
O conteúdo em nosso site é produzido por Instituto Bíblico Cristão, e pertence por direito ao autor, publicador e/IBC.org. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de IBC.org. e inclua essa nota.


               CURSO DE PSICANÁLISE 



CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM TEOLOGIA, PARAPSICOLOGIA E PSICANÁLISE


CURSO DE PARAPSICOLOGIA 


ESTUDE CONOSCO

SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA
FORMANDO CIDADÃO PARA UMA SOCIEDADE MELHOR
Com o fim de Habilitar ao Senhor um povo Entendido. Lucas 1:17.


CURSO DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE 



CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA A DISTÂNCIA
BÁSICO EM TEOLOGIA 


ESTUDE TEOLOGIA 
SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA
SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA
SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA




DOAÇÃO VIA INTERNET
Caso queira fazer doação de qualquer valor para nos ajudar, via internet, utilizando cartões de crédito, débito o boleto bancário, clique no botão de “doação” abaixo. Utilizamos os serviços do PagSeguro Uol. É rápido e seguro.


AO DOAR GANHE UM BRINDE


         OBRIGADO por Ajudar nosso TRABALHO Social. SUA DOAÇÃO ajudará MUITAS PESSOAS SEREM Alcançadas e SOCORRIDAS. Ao DOAR qualquer valor VOCÊ GANHA TOTALMENTE GRÁTIS à ENCICLOPÉDIA DE BÍBLIA, TEOLOGIA E FILOSOFIA: 
6 VOLUMES de Russell Norman Champlin. Em mídia digital
Que enviaremos para seu E-mail assim que com firmamos sua doação.


PARTICIPE e GANHE!

PARA CONTRIBUIR COM QUALQUER VALOR CLIQUE EM DOAR 
AQUI EM BAIXO





OBRIGADO PELA SUA DOAÇÃO

 QUE O ETERNO TE ABENÇOE.

 SHALOM ADONAY



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS FENÔMENOS PSI E A PERCEPÇÃO EXTRA-SENSORIAL

A ETIMOLOGIA DO TERMO PARAPSICOLOGIA Parapsicologia vem do grego "para", "psique" e "logos" e sugere o signi...