José Alfinyahu: JESUS CRISTO É JAVÉ

JESUS CRISTO É JAVÉ


JESUS CRISTO É JAVÉ
JESUS CRISTO É JAVÉ

Javé é um dos nomes de Deus na bíblia sagrada cristã, assim como Jesus.
YHWH (JAVÉ) – יהוה – Yud י Hêi ה Vav ו Hêi ה
Etimologicamente, o nome Javé tem origem do hebraico Yahveh , que na bíblia sagrada foi traduzido para o latim na forma do tetragrama YHVH. Segundo algumas teorias, o significado mais aceito para o nome seria "Eu sou aquele que sou" ou "aquele que traz à existência tudo que existe". O termo YHVH pode ser traduzido com base no EU SOU como EU SOU AQUELE SE MANIFESTA, EU SOU AQUELE SE MANISFESTOU E EU SOU AQUELE SE MANIFESTARÁ. Com este conceito Ele YHVH se apresenta como O Único Deus Eterno.

Como já foi dito Javé é um dos nomes que Deus se faz conhecido assim como Yahweh e que estão presentes na Bíblia Sagrada, embora seja considerado o mais sagrado à transliteração YHVH ou YHWH, cuja tradução mais aceita é o “Deus Eterno” ou somente “Eterno”. Mas é comum, em várias religiões e adeptos mencionarem “Senhor”.
Como é uma palavra de origem hebraica, o mais provável significado de Javé é “Aquele que traz tudo que existe à existência”. De acordo com várias passagens bíblicas, Javé é reconhecido como “o Deus único que libertou Israel do domínio egípcio” através de 10 pragas e deu a Moisés, o líder daquele povo, a tábua com os 10 Mandamentos divinos que deveriam ser seguidos por todas as gerações.

Como sabemos o “único Deus” começou a ser difundido, a partir dos israelitas, o monoteísmo que consiste no culto e adoração de somente um deus. Ainda que houvesse o conhecimento de outros deuses cultuados por povos diferentes, Javé era, portanto, o maior de todos eles.

Alguns nomes em hebraico que são utilizados para se referir a Javé: Yhwh-Shammah (o Senhor está presente), El Shadai (o Deus Todo-Poderoso), Yhwh-Raah (O Senhor é o meu pastor), Yhwh-Yireh (Deus proverá), Yhwh-Tsidkenu (Deus justiça nossa), Yhwh-Nissi (Senhor, minha bandeira), El Elvon (O mais elevado, Forte dos fortes), El Olam (O Eterno Deus), El Roi (O Deus que vê), Yhwh-Shalom (O Senhor da Paz), Yhwh-El Gmolan (O Deus que recompensa), Yhwh-Maccadeshcem (O Deus que nos santifica), Yhwh-Nakeo (O Deus que destrói completamente o mal), Yhwh Saabbaoth ( O Deus dos exércitos) e outros.

No Antigo Testamento da bíblia sagrada, Javé aparece como o Deus que libertou o povo de Israel da escravidão no Egito.

No segundo livro da bíblia - livro de Êxodo - Moisés questiona Deus sobre qual seria o seu verdadeiro nome:
"Mas se os israelitas me perguntarem qual é teu nome, que lhes vou responder?” E Deus disse a Moisés: “EU SOU AQUELE QUE SOU”. Assim dirás aos israelitas: “EU SOU me manda a vocês”. Isto lhe dirás: “EU SOU, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó me manda a vocês. Este é meu nome para sempre” (Êxodo 3,13-15).

Com analise do EU SOU AQUELE SE MANIFESTO, EU SOU AQUELE SE MANISFESTOU E EU SOU AQUELE SE MANIFESTARÁ chegamos a Jesus Cristo como O EU SOU O QUE SOU.

Em Jesus e Javé – encontramos os Nomes Divinos e podemos comparar Javé (o Deus hebraico), Jesus Cristo (o Deus Cristão) e Jesus de Nazaré (o homem).

JESUS Cristo é o SENHOR JAVÉ do Antigo Testamento. Compare o Antigo Testamento com o Novo Testamento:

JAVÉ – “Quem é o Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos; Ele é o rei da Glória”. (Sl 24:10);
JESUS – “[…] Porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da Glória.” (1Co 2:8).
JAVÉ – “Assim diz o SENHOR […] Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus.” (Is 44:6);
JESUS – “Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo-me: Não temas; eu sou o primeiro e o último.”( Ap 1:17); “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.” (Ap 22:13).

JAVÉ – “Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus […]”. (Êx 20:10);
JESUS – “Porque o Filho do Homem é senhor do sábado.” (Mt 12:8).

JAVÉ – “Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros.” (Êx 3:14);
JESUS – “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU” (Jo 8:58).

JAVÉ – “Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: SENHOR, Justiça Nossa.” (Jr 23:6);
JESUS – “Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” (1Co 1:30).

JAVÉ – “Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.” (Mt 4:10); “O SENHOR, teu Deus, temerás, a ele servirás, e, pelo seu nome, jurarás.” (Dt 6:13);
JESUS – “[…] E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés e o adoraram.” (Mt 28:9) “Então afirmou ele: Creio, Senhor, e o adorou.” (Jo 9:38).

JAVÉ – “Amando o SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade […]” (Dt 30:20);
JESUS – “A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.” (Jo 1:4).

JAVÉ – “O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.” (Sl 23:1);
JESUS – “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” (Jo 10:11).

JAVÉ – “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação.” (Sl 27:1);
JESUS – “De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” (Jo 8:12).

JAVÉ – “Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim […]” (Dt 32:39);
JESUS – “[…] E negaram o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo” (Jd 4).

JAVÉ – “Não terás outros deuses diante de mim.” (Êx 20:3);
JESUS – “Respondeu-lhe tomé: Senhor meu e Deus meu!” (Jo 20:28).

JAVÉ – “O SENHOR tem o seu caminho na tormenta […] Ele repreende o mar, e o faz secar […]” (Na 1:3-4);
JESUS – “E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança.” (Mt 8:26).


CONTINUA  

José Alfinyahu, Teólogo, Parapsicólogo, Psicanalista, Professor, Th.M em bíblia e Th.D em Teologia Sistemática.

Declaração de Direitos Autorais
O conteúdo em nosso site é produzido por Instituto Bíblico Cristão, e pertence por direito ao autor, publicador e/IBC.org. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de IBC.org. e inclua essa nota.
 EM PROMOÇÃO



CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM TEOLOGIA, PARAPSICOLOGIA E PSICANÁLISE


CURSO DE PARAPSICOLOGIA 


ESTUDE CONOSCO

SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA
FORMANDO CIDADÃO PARA UMA SOCIEDADE MELHOR
Com o fim de Habilitar ao Senhor um povo Entendido. Lucas 1:17.


CURSO DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE 
NA PROMOÇÃO


CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA A DISTÂNCIA
BÁSICO EM TEOLOGIA 


ESTUDE TEOLOGIA 
SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA
SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA
SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA




DOAÇÃO VIA INTERNET
Caso queira fazer doação de qualquer valor para nos ajudar, via internet, utilizando cartões de crédito, débito o boleto bancário, clique no botão de “doação” abaixo. Utilizamos os serviços do PagSeguro Uol. É rápido e seguro.


AO DOAR GANHE UM BRINDE


         OBRIGADO por Ajudar nosso TRABALHO Social. SUA DOAÇÃO ajudará MUITAS PESSOAS SEREM Alcançadas e SOCORRIDAS. Ao DOAR qualquer valor VOCÊ GANHA TOTALMENTE GRÁTIS à ENCICLOPÉDIA DE BÍBLIA, TEOLOGIA E FILOSOFIA: 
6 VOLUMES de Russell Norman Champlin. Em mídia digital
Que enviaremos para seu E-mail assim que com firmamos sua doação.


PARTICIPE e GANHE!

PARA CONTRIBUIR COM QUALQUER VALOR CLIQUE EM DOAR 
AQUI EM BAIXO





OBRIGADO PELA SUA DOAÇÃO. 

 QUE O ETERNO TE ABENÇOE.

 SHALOM ADONAY



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS FENÔMENOS PSI E A PERCEPÇÃO EXTRA-SENSORIAL

A ETIMOLOGIA DO TERMO PARAPSICOLOGIA Parapsicologia vem do grego "para", "psique" e "logos" e sugere o signi...