José Alfinyahu: COMO TER A PROSPERIDADE

COMO TER A PROSPERIDADE

COMO TER A PROSPERIDADE
COMO TER A PROSPERIDADE 

O DOM DE ADQUIRIR RIQUEZAS
"Se quisermos alcançar resultados nunca antes alcançados, devemos empregar métodos nunca antes testados." Francis Bacon.

Muitos me pediram para descrever sobre prosperidade. Devido há divergência e grande polêmica, demorei um pouco para tomar a decisão de falar sobre o assunto. Minha intenção não seria fazer mais uma apologética sobre teologia da prosperidade, teologia da libertação ou riqueza em geral. Tento revelar o segredo de pessoas que ficaram e são prósperas, devido à posição tomada diante deste caos em que vivemos. Como dizia Dag Hammarkjold. Ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1961.
Nunca avalie a altura de uma montanha até que atinja o cume. Quando atingir seu objetivo, verá então com a montanha era baixa.". Assim sendo, permita que possa revelar a você o segredo para prosperidade através deste. Deixe sua mente fluir sem preconceito. Informação nunca é demais! Faça bom uso desta para seu beneficio.
Deus é um Deus que nos surpreende a cada momento. E existe um dom de Deus preparado especialmente para seus filhos, para que sejamos marcados em todas as áreas da nossa vida através da prosperidade. É o dom de adquirir riquezas! Os dons são capacitações de Deus para os homens e Paulo nos ensina que:
1) Existe uma diferenciação entre os dons (ele fala de “melhores dons”);
2) Devemos buscarmos com excelência, com zelo, tais dons.
Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons. ICo 12.31. Durante anos a religiosidade nos fez desprezar muitas coisas de Deus, mas hoje, o Senhor nos alerta para recebermos aquilo que ele já preparou para nós e que trará a bênção para nossas vidas.
Temos que em mente que, o que Deus dá é a prosperidade. Deus é a fonte da prosperidade. Mas existem pessoas que buscam riquezas em outros lugares diferentes do Senhor, a nossa fonte.
O dom de adquirir riquezas é uma capacidade dada por Deus, para conquistar bens; para ajuntar e não perder; encontrar caminhos e resultados positivos como ninguém! Sempre ter um imã que atraia bons negócios e logicamente conquistar a porção reservada pelo Senhor.

EXISTE UM DOM PARA SER PROSPERO
O que é bom vem de Deus, vamos começar esse tema, lendo o texto que está na Bíblia em Jeremias 17:11. Está escrito: O homem que ganha dinheiro desonestamente é como a ave que choca ovos que não botou; durante a sua vida, ele perde as suas riquezas e no fim não passa de um tolo. NTLH.
É comum ouvimos alguém dizer ele tem o dom de pregar, cantar, têm o dom para isso e aquilo. Alguns, entretanto, nem sabem o que é o termo dom e às vezes confundem com talento.
Dom vem do latim donus, que significa dádiva, presente. Nessa perspectiva, trata-se de uma capacidade inata para desempenhar com destreza e maestria determinada tarefa, até mesmo em aspectos que elas parecem mais complexas para a maioria das pessoas. Como exemplo, podemos citar uma criança que mostra desde cedo uma afinidade muito grande para tocar determinado instrumento, há aqueles que tem o dom de liderança e tem a aquele que não precisa muito esforço cria oportunidade a aproveita as oportunidades que surgem e que apesar das dificuldades elas se tornam prosperas em tudo que fazem.
O talento se parece muito com o dom em essência. Sua origem é que é diferente. Com o dom se nasce. Já o talento se aprende. O “talento” é uma tendência ou gosto especial que pode ser desenvolvido. O jogador Pelé nasceu com o dom para ser jogador de futebol, Silvio Santos nasceu com dom para adquirir riquezas. No entanto, qualquer pessoa pode ter talento para ser um grande esportista e gravar seu nome no rol da fama ou para adquirir riquezas, como está escrito: E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus. Eclesiastes 5:19.

O termo dom
Há duas expressões gregas para “dons” na Bíblia. Um “dom espiritual”, pneumatikon em grego, é uma coisa, evento ou indivíduo que serve como um instrumento do Espírito, que manifesta o Espírito, ou incorpora-O. A outra expressão para “dom”, carisma, é um evento, palavra ou ação que é uma expressão concreta da graça ou serve como um meio de graça. Pneumatikon é a palavra mais geral grega, carisma é mais específica. Além disso, carisma é, provavelmente, a palavra de Paulo, em detrimento de pneumatikon mais ambígua (Rm 1:11; 12:6; 1 Coríntios. 7:7; 12:4), que parece ter sido invocada por aqueles que causavam dificuldade para Paulo em Corinto (1 Coríntios. 2:13-3:4; 14:37; 15:44-46).
O termo grego carisma é estreitamente aparentado à palavra charis, que significa “graça” ou “favor”; carisma denota “aquilo que é dado graciosamente.” Paulo usou o termo carisma como sinônimo do termo grego ton pneumatikon para literalmente “as coisas espirituais”.
Assim sendo, podemos dizer que a pessoa nasce com o dom. Mas, quem não foi agraciado com o dom pode fazer uso do talento que todos temos inserido em nosso espírito. Entretanto, o talento possui alguns requisitos para que possa ser desenvolvido.
São eles: 1) treinar muito, 2) ter disciplina (planejamento) e 3) perseverança (persistir na busca do resultado). O inventor da lâmpada elétrica (e de muitos outros inventos) Thomas Edson, disse certa vez: “Talento é 1% inspiração e 99% transpiração”.
Significa dizer que o dom é uma dádiva, algo que é dado gratuitamente sem necessidade de desenvolver o talento.
É justamente por isso que há poucas pessoas que são ricas e a é maioria pobres. Porque, nesse mundo o pensamento é: você já nasce rico, ou seja, nasce em uma família rica, torna-se rico (a) casando-se com alguém que tenha riquezas ou tenha o dom de adquirir riqueza e facilmente se tornem ricas.
Surge uma questão: então quer dizer que alguns nascem com o dom de ser rico e os que nasceram sem o dom serão pobres?
A resposta é: não necessariamente. Porque, quem nasceu com o dom de ser rico realmente ficarão ricos. Porém, quem não nasceu com o dom, pode ficar rico usando o talento para ser rico.

Perceba que acima escrevi dizendo que o talento pode ser desenvolvido, significando que todos tem talento para ficar rico. Mas, precisa e ser lapidado com treino, disciplina e perseverança de 1% inspiração e 99% transpiração.
Assim sendo, é verdade que muitas pessoas ricas são ricas por questões de dom. Mas, também há pessoas que trabalhou duro para conseguir uma situação financeira confortável através de seu talento.

COMO SE TORNA PRÓSPEROS
Para começar temos que ter a ideia do que é prosperidade e se de fato é bíblico ser uma pessoa prospera. Termos que ter em mente que a glória de Deus em nós é que sejamos prósperos e felizes com Cristo.
A etimologia da palavra prosperidade, do latim prosperitàte, tem o significado de boa-sorte, ventura, felicidade, boa-saúde. A Prosperidade, segundo especialistas em língua portuguesa é uma palavra que vem do latim e significa também um estado ou qualidade de próspero, feliz, abastado, que está em plena ascensão; é um conjunto de situações envolvendo saúde física, mental, financeira, ambiental e social.
Assim podemos dizer que prosperidade é uma pessoa saudável e feliz em todas as áreas e fases da vida.
Segundo a bíblia uma pessoa prospera é todo aquele que goza de felicidade, pois tudo quanto faz dar certo têm uma ótima saúde, sua família é exemplar, seu caráter é irrepreensível, sua vida financeira é bem-sucedida e a paz reina em seu coração. Essa pessoa é abençoada e temente a Deus, como lemos em Dt 28:1 que diz: E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
Temos que ter em mente que esta promessa é para todo povo de Deus que creiam e obedeçam a sua palavra e ensino como a bíblia diz: O SENHOR mandará que a bênção esteja contigo. Dt 28:8. Porém, há os que discordam desta promessa. Uns dizem que ela diz respeito aos Judeus, outros nem sequer sabem desta benção e há aqueles que pensam estarem amaldiçoados e não merecem serem prósperos.

Podemos dizer que ser rico ou ser pobre é uma questão que perturba muitas pessoas tanto hoje como no passado. Mas, surge uma questão que não quer calar: Seria errado querer ser rico? O certo mesmo é ser pobre? Existiu algum discípulo de Cristo rico? Todos os CRISTÃOS eram de fato pobres? Os defensores de uma vida sem riquezas defendem suas ideias baseando sua apologia nos versos onde o apóstolo Paulo, segundo eles, nos admoestou contra o desejo de ser rico. Para serem mais exatos os defensores de uma vida pobre dizem que Paulo nos advertiu contra pregadores que incitam o desejo de ser rico ao invés de ajudar as pessoas a se livrarem desse desejo. O termo de sua apologia se baseia em 1Timóteo 6:9-10 que diz: Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. 
Entretanto tem outro problema; a questão é: Paulo estar mesmo falando contra o dinheiro e a possibilidade de ter alguma reserva dele?
Leiamos o verso bem devagar analisando o verdadeiro sentido do texto. Ora os que querem ficar ricos caem em ciladas... Pense um pouco, e responda; que cilada ou tentação está falando o Apostolo? Seria só concupiscência em si? Porém, depois de uma analise podemos notar que na verdade ele (o Apostolo Paulo) destaca o verdadeiro fator que é o AMOR ao DINHEIRO e não o dinheiro em si.
Esse AMOR ao dinheiro é na verdade a raiz de todos os males e não o dinheiro em si. Porque se você tiver o desapego, ou seja, se o dinheiro é dominado e não o dominador, ele se tornará útil para muitas coisas inclusive na obra de Deus. Significa dizer que, se alguém possuir ao invés de ser possuído esse alguém poderá utilizar a riqueza para o bem dos outros, ou seja, poderá ajudar muitas pessoas. O próprio ministério de Jesus tinha e se utilizava do dinheiro para a realização de sua obra, tanto é que, Judas era o tesoureiro. A grande verdade é que tudo que alguém resiste na verdade ama, ou seja, se há uma resistência referente à pobreza inconscientemente é o que existe em sua vida e vai persistir até que você seu sistema de crença.
Claro! Os que defendem uma vida de pobreza não irão concordar com esta hermenêutica.  Para eles a parábola do jovem rico traduz sua maneira de ver o dinheiro. Para isso, eles castram o verdadeiro ensino desta parábola quando dizem que os ricos ficarão de fora do reino de Deus, citando o verso de sua maneira. Leiamos o texto em questão da forma deles: Jesus disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Os defensores de uma vida pobre isolam aqui o texto e para reforçar seus ensinos concluem argumentando que os discípulos ficaram espantados, tão quanto ficariam frente ao Movimento da Prosperidade. Então, Jesus elevou ainda mais o espanto deles, dizendo: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. Eles responderam em descrença: Então, quem pode ser salvo? Jesus disse, Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível. Marcos 10:23-27 Esse texto se repete em Mt 19:16-30  Lc 18:18-30, Mt 19:16-22, Lc 18:18-23. Mt 19:23-30, Lc 18:24-30.
Não sei se choro, ou simplesmente fico igual um tolo, olhando e concordando com esse tipo de ensino, que foi implantado pelos senhores de escravos que dominavam e oprimia o povo através de uma educação medíocre usada como cabresto que faria o povo obedecerem sem questionar a opressão de seus senhores e a vida pobre e miserável que vivam. Para dizer a verdade até hoje esse sistema de ensino existe e foi implantado tanto no comunismo como no capitalismo onde os ricos são ricos e os pobres ficarão sempre pobres se não mudarem seu sistema de crenças.
Nós iremos ler o texto de Marcos sem isolar ou esquecer parte dele. Porque segundo a regra das regras de interpretação Bíblia: A BÍBLIA É O SEU PRÓPRIO INTÉRPRETE, se não quisermos incorrer em erros e atrair sobre nós a maldição que a própria Escritura pronuncia contra os falsificadores da Palavra. É necessário ouvir primeiro, a própria Bíblia.  Porque sabemos, o primeiro intérprete da Palavra de Deus foi o diabo, dando à palavra Divina um sentido que ela não tinha, falseando astutamente a verdade. Mais tarde, o mesmo inimigo, deturpa o sentido da Palavra de Deus, truncando-a, isto é, citando a parte que lhe convinha e omitindo a outra.

O texto em questão diz: E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades. Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se?

Vamos fazer uso da própria bíblia para entender esse texto. Bem devagar sem tomar partido, porque nosso desejo é entender melhor o assunto do texto. A primeira questão é: Por que Jesus falou de riquezas aqui neste texto? Note que o jovem queria saber como herdar a vida eterna, ou seja, ele queria saber o que o impediria de entrar no reino de Deus. Ele era um religioso observador dos princípios de sua religião. Vemos isso no argumento dele dizendo: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. Jesus o faz ver a sua real situação quando diz: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. Não vejo Jesus aqui fazendo apologia à pobreza, mas, sim anunciando que os pobres precisam sair da pobreza através da riqueza daquele jovem. E mais, o ponto principal neste verso é O DESAPEGO. A verdadeira lição ao jovem rico e a todos que possuem riquezas é o desapego e a demonstração do amor ao próximo, socorrendo os necessitados. Como está escrito: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas. Podemos notar que o termo que força a esse verso é: os que têm, porque toda riqueza pertence a Deus, como está escrito: Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos. Ageu 2:8. Assim nós não temos nada, porque tudo é Dele, e é por isso que Jesus tem autoridade em dizer: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.
Mas, os que são possuídos pelas riquezas ficam como aquele jovem rico que perdeu a oportunidade de ajudar e ser ajudado. Vemos isso no texto que segue: Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades. Para finalizar a sua lição Jesus diz: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Jesus percebe que os discípulos não entenderam a lição explica: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.
Podemos entender que Jesus é mais claro ao dizer: OS QUE CONFIAM NAS RIQUEZAS. Então, a questão toda é facilmente entendida quando lemos e compreendemos CORRETAMENTE. Porque, o texto é bem claro quando diz: OS QUE CONFIAM NAS RIQUEZAS. Assim sendo, Jesus estar censurando o jovem NÃO POR SER rico. Mas, por confiar nas riquezas e não em Deus. Em toda bíblia somos convocados a confiar somente em Deus.

Jesus adverte contra o esforço para acumular tesouros na terra; ou seja, Ele nos manda ser donatários, e não proprietários. Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam. Mateus 6:19-20. Confiança em Deus é a lição de Jesus cristo para nossa vida! Como está escrito: Seja a vossa vida sem amor ao dinheiro. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem? Hebreus 13:5-6.

A prosperidade é simplesmente uma questão de fé e verdadeira confiança em Deus. Como está escrito Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança. Sl 40:4. Sendo assim, podemos dizer que prosperidade é a convicção na alma, no espírito, na mente e no subconsciente por parte da pessoa. Você não se tornará milionário dizendo sou um milionário, sou um milionário. Você tomará a consciência da riqueza ao criar em sua mente à ideia da prosperidade e da abundância para sua vida com a confiança em seu Deus que é dono do ouro e da prata. Se Deus é seu dono e o seu Senhor de tudo, temos que está preparado para renuncia e ofertar até nosso próprio corpo se preciso for a qualquer momento por amor a Ele. Isso é viver para DEUS como está escrito: Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo. Lucas 14:33. RENUNCIA e DESAPEGO é chave para prosperidade de todo servo de Deus. Para começar Você pode abrir a mente para a prosperidade renunciando o ensino de que; a pobreza é uma virtude cristã. Porque na verdade, esse ensino era apenas um meio usado pelo senhores de escravos que manipulavam as escrituras para um bem comum a eles mesmo, ou seja, o domínio mental de seres humanos. Esquecem eles que: ao Senhor pertence a Terra, e tudo o que ela contém, inclusive os próprios seres humanos. Sl 24:1.

Segundo a Bíblia nós somos o que pensamos, como está escrito: Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele. Pv 23:7. O que você planta na sua mente, colhe na realidade. Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem plantar, isso também colherá. Gl 6:7. Os pensamentos são produto do que aprendemos e assimilamos durante anos de nossa formação. Nossas ideias, sentimentos e imaginação fazem aquilo que vivo hoje; tudo porque a realidade acompanha o meu sistema de crença e traz a existência o que acreditamos.
Você pode duvidar! Afinal, sua vida está baseada em suas crenças que estão no seu subconsciente. Para que m não sabe, a mente consciente é produto do subconsciente, como está escrito: como imaginou no seu coração, assim é ele. Pv 23:7. O Apostolo Paulo sabia disto quando escreveu dizendo: ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas, sedes transformados pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Rm12:1-2.

A questão é, qual é a vontade de Deus para minha vida? Será que seja para eu ser pobre? Que seja doente? Afinal, tenho que me conformar com minha situação miserável? Então por que o Apostolo disse: E não sede conformados com este mundo, mas, sedes transformados pela renovação da vossa mente. Para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Significa dizer que, pensar é ser e esse SER É PRODUTO do crê e esse é o resultado da fé e a fé é e será a realização do que pensamos. Sendo assim, jamais esqueça de que tudo o que você pensa, diz e faz é um reflexo do que decidiu sobre si mesmo. O pensamento é o único poder intangível que pode proporcionar as riquezas tangíveis existentes no depósito do SER Infinito e ONIPOTENTE que é o DONO do ouro e da prata.
É através da mente que a verdadeira fonte da prosperidade e de todas as riquezas Divinas virá a nós pelo poder da fé. E pela fé invadimos o impossível, porque tudo é possível ao crer e a fé é o firme fundamento das coisas que se ESPERAM, e a prova das coisas que se não vêem. Hb 11:1.
ESPERÁ com confiança sem duvidar é criar o quadro mental do que você quer na mente e no coração, assim é e será! Imagine aquilo que deseja como se já tivesse sido alcançado realmente. Veja-se a realização do seu desejo como, sendo algo real ou fazendo alguma coisa, como sendo um fato consumado. Tenha tanta certeza que seja ao ponto de chora de felicidade e agradeça por ter recebido.
Seria como um sentimento de reação a tudo que lhe acontece, que mais o influencia. A intensidade com que sentimos alguma coisa que almejamos, determina a intensidade do poder criador interior para magnetizar as condições existentes ao nosso redor e atrair para nós o que desejamos. Isso é o que chamamos de fé e fé é crer sem duvidar! Para Jesus O reino dos céus está dentro de nós mesmos, Lc 17:21. Isso quer dizer que quer compreendamos ou não, o responsável direto ou indireto por tudo o que acontece em nossas vidas é produto do que pensamos e desejamos no nosso inconsciente.
Como já lemos, o poder está na imaginação do que queremos, seria como projetar em nossa mente cada detalhe do que queremos, é justamente por isso que o homem mais rico do planeta revelou seu segredo de prosperidade quando escreveu: como imaginar no seu coração, assim é. Pv 23:7.
Na verdade, é o nosso sentimento de reação a tudo que nos acontece, que mais influencia nossa realidade presente. A intensidade com que sentimos alguma coisa é que gera e determina a ação do poder criador dentro de nós conhecido como fruto do Espírito Santo de Deus. Como está escrito: Mas o fruto do Espírito é: ...A .  Gl 5:22. Significa dizer que a fé geradora de vida e poder de criação provém de Deus em nós, porque ela é fruto do Espírito Santo de Deus.
Esse poder de Deus em nós os gregos denominavam de Entusiasmo que na língua grega é uma justaposição de EN e THEOS que significa CHEIO de DEUS, é por isso que fé é um fruto do Espírito de Deus em nós, ou seja, é a presença do Próprio Deus em nós. A chamada Shekinah.
Essa presença de Deus leva as pessoas a estarem dispostas para enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e transmitindo confiança aos demais ao seu redor. O entusiasmo pode, portanto ser considerado como um estado de espírito otimista cheio de FÉ para vencer todas as barreiras. Temos que acreditar sem duvidar quando falamos o verso bíblico que diz: tudo Posso NAQUELE que me fortalece. Fl 4:13.
Há uma questão que sempre que falo desse pensamento as pessoas questionam: mas, como posso ter fé no estado em que vivo.
Tenha calma a saiba que os próprios Apóstolos também pensaram assim quando disseram: E pediram os apóstolos ao Senhor: Aumenta a nossa fé. Ao que encorajou-os o Senhor: Se tiverdes fé como uma semente de mostarda, podereis dizer a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá. Lucas 17:5.
Jesus usou a pequenina semente de mostarda porque elas crescem a altura de 4 metros e por causa do seu tamanho enorme ao se forma ele explica que com a fé é igual. Não precisamos ser gigantes na fé para trazemos a realidade a nossa imaginação. O que Jesus está dizendo é que a fé é como uma semente pequena como o grão de mostarda, porém quando plantada ela se torna grande, ou seja, quando colocamos nossa fé em ação será grande a realização de nossos projetos. Podemos dizer o único limite de nossa fé é nossa imaginação. Pense comigo: pela imaginação e fé foram criados o celular, o computador, cinema, o carro, o avião, cidades e tudo que você usufrui hoje. Homens ficarão prósperos porque, ousaram fazer uso da imaginação pela fé que existia dentro deles.  

O SEGREDO PARA SE TORNAR PROSPERO
O primeiro passo que devemos tomar na estrada para melhorar de vida e ficar rico de uma vez por todas é reprogramar totalmente o sistema de crença e hábitos: eliminar hábitos que nos atrasa como usar Facebook e Whatsapp o dia inteiro e por motivos inúteis nos levam a procrastinação e por sua vez ao fracasso e a pobreza. Temos que urgentemente trocar-los por hábitos que aumentem a nossa capacidade de produzir riquezas.
Todos que não nasceram com o dom para serem prósperos e desejam serem ricos precisam aprender a estabelecer bons hábitos em sua vida, e para poder escolher quais hábitos deseja ter é necessário uma autoanalise em sua vida para aprender a reconhecer o que está atrasando o seu sucesso. 
Os bons hábitos influenciam diretamente em toda sua vida. Hábitos de vida como alimentação saudável e exercícios físicos influenciam em sua autoestima, autoconfiança, capacidade de aprendizado, postura corporal, imagem pública, etc. Portanto, bons hábitos de vida, além dos bons hábitos financeiros, facilitarão também sua busca pelo sucesso de sua realização financeira. 

Estudos afirmam que os humanos adultos têm entre 60 e 95 mil pensamentos por dia. Isso dá, aproximadamente, no mínimo, 50 mil pensamentos por dia.
A informação que mais me impressionou não foi esse número, e sim saber que 95% destes pensamentos são repetidos, ou seja, somente 5% são novos.
Imagina a “prisão” mental que isso representa.
Estudou-se isso, também, e os números são mais assustadores: 80% de todos os pensamentos que temos são negativos ou críticas. Não precisamos de inimigos. Nós mesmos somos o nosso cruel inimigo.
Aceitar e entender isso podem ser muito difíceis, mas também é libertador, entender que você, e somente você, tem a responsabilidade de gerir seus pensamentos e suas emoções, torna todos nós autor responsáveis: criamos a nossa realidade.
Se quisermos mudar nossa vida, precisamos mudar sistema de crenças. Como mudar o sistema de crenças? Mudando nossos pensamentos.

Com certeza Paulo sabia disso quando escreveu dizendo: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvorisso ocupe o vosso pensamento. Filipenses 4:8

O SISTEMA DE CRENÇAS
Muito se tem dito sobre o sistema de crença, escrevi no post sobre inveja o que é o sistema de crenças limitantes. Entretanto, sei que muitos ainda questionam o que é o sistema de crenças limitantes. Podemos dizer que, o sistema de crenças limitantes é uma premissa baseada naquilo que pensamos e acreditamos em relação a um determinado tema. Como exemplo podemos citar o pensamento “não posso confiar em ninguém” que vem de uma experiência traumática não reconhecida e não resolvida de dor associada ao fenômeno da confiança. O subconsciente para proteger a nossa pessoa de nova dor, criará um programa mental que leva a evitar as dores causadas por este pensamento que limita a pessoa que o mantém em seu acervo do subconsciente. Assim sendo, cria-se então a crença limitante do “não posso confiar em ninguém” para garantir que a pessoa que assim pensa fique longe do perigo e da dor.
Este tipo de crença irá criar uma energia no interior da pessoa que atrairá situações que reforcem a crença “não posso confiar em ninguém”. A lei da atração funciona a nível inconsciente, mas não a favor da realização e bem-estar da pessoa. Pelo contrário, esta crença contribuirá para frustração, negatividade, conflitos, isolamento, dificuldades relacionais as relações presentes e futuras, pondo em risco o desenvolvimento e prosperidade saudável das pessoas que precisam se relacionar pra criar uma vida prospera.    

A crença não é verdade. Existem pessoas em quem confiar e pessoas em quem não confiar, essa é a verdade. Aprender a discernir umas pessoas das outras é uma aprendizagem da mente saudável. É urgente criarmos mentes saudáveis. Porque, tal como diz Henry Ford:
"Quer acredites que consegues fazer uma coisa ou não, estás certa." 
A crença exerce um poder formidável nas nossas vidas. Aquilo em que acreditamos torna-se verdade. E estamos repletos e a transbordar crenças pessoais limitantes. Absorvemos as nossas crenças logo desde que nascemos e, para, além disso, vimos com padrões muito enraizados de outras vidas. São como programas, “softwares” instalados nos nossos campos energético, mental e emocional tão profundo que determinam a nossa vida logo desde início. Atraímos os pais e o contexto que atraímos pelas vibrações que existem no nosso interior e pelas aprendizagens que a nossa alma traz para realizar nesta vida.
Como podemos imaginar é um mundo fabuloso a ser explorado, o campo da mente humana. A explorar e transformar.
É urgente criarmos e substituirmos crenças limitantes por crenças expansivas. Abraçar a crise de identidade que surge quando vamos transformando as nossas crenças e assim o nosso destino. Somos seres ilimitados! Carl Jung conhecia muito bem este potencial de transformação do ser humano, quando afirmava:
“Até que tornes o inconsciente em consciente, ele irá direcionar a tua vida e tu vais chamá-lo de destino.”

TESTE DE SISTEMA DE CRENÇAS LIMITANTES
Classifica de 1 – 10 o quanto consideras e sentes cada frase em ti. Sendo que 1=
Discordo a 100% e 10 = Concordo a 100%. Lembra-te que o mais importante é ser verdadeiro(a) contigo e ganhar consciência das tuas crenças profundas.

O dinheiro é a raiz de todos os males.
As pessoas ricas não são felizes.
A maior parte das pessoas ricas fez algo errado ou desonesto para ganhar o seu dinheiro.
Ter riqueza é uma questão de sorte ou destino.
Ficar rica não é para pessoas como eu.
É mais espiritual ser pobre do que  ser rico.
Para ficar rica é necessário muita luta e muito trabalho árduo.
Ter muito dinheiro fará de mim uma pessoa menos espiritual e menos pura.
Ter muito dinheiro é uma grande responsabilidade.
Não me sinto “suficientemente bom” para ser rico.
Se eu ficar rico, todos vão querer algo de mim.
Para ter riqueza, é necessário usar as pessoas e aproveitar-se delas.
Eu sou boa a dar, mas sou péssima a receber.
Realisticamente, as probabilidades é que eu nunca ficarei rica.
Lutar para viver em abundância e riqueza não me deixará muito tempo para desfrutar de outras coisas na vida.
O dinheiro não é assim tão importante.
Sinceramente, eu não quero ser rico.
Tu não podes procurar ter riqueza e ser feliz e realizado ao mesmo tempo.
Se eu ficar rica há certas pessoas na minha vida que não vão gostar disso.
Se eu tiver muito dinheiro, significa que outra pessoa irá ter menos.
Ter muito dinheiro é injusto para quem não tem.
Se eu tiver muito dinheiro, a minha família vai deixar de gostar de mim ou vai tentar controlar-me.
Viver em riqueza e abundância significa que eu sou ganancioso.
Eu não sou muito boa na área do dinheiro e das finanças.
O dinheiro pode causar muitos problemas.
É necessário dinheiro para fazer dinheiro.
Eu não gosto de ter de lidar com o dinheiro.
A riqueza só traz problemas.
A segurança financeira vem de ter um excelente emprego e um salário fixo no final do mês.
É impossível ficares rico, fazendo aquilo que tu amas.

Se você respondeu a uma pergunta de positiva, significa que há um sistema de crenças limitantes em seu subconsciente e necessário exterminar de sua mente e de sua vida o mais rápido possível.
Leia meu post crenças limitantes

A PROSPERIDADE ESTÁ DENTRO DE NÓS 
A prosperidade existe dentro de cada ser humano, para que ela venha para este plano basta começarmos a criar usando a nossa imaginação pela fé que existe em cada um de nós.
Temos que TER em mente que prosperidade, no sentido bíblico, é a medida das bênçãos de Deus, segundo Sua vontade. Não se trata apenas de “ser rico” ou ter “ótima saúde”, mas, também possuir: Sabedoria, dons, paz, segurança e intimidade com Deus. Alguns termos bíblicos que descrevem a prosperidade são descritos como “bênçãos”, “bem-aventurado”, “colheita”, “abundância”, “prosperar”. Muitos homens de Deus acreditaram e tiveram suas vidas completamente mudadas pela fé e se eles conseguiram você também pode.
Ao longo da história, Deus tem mudado e usado à vida de muitas pessoas prósperas para abençoar seu povo entre eles podemos cita: Abraão, Isaque, José, Davi, Salomão esses homens entenderam o segredo da prosperidade se tornaram verdadeiramente prósperos como eles nós podemos também nos tornar pessoas prosperas porque, nosso Deus não mudou e nem mudará jamais.
Creia, você pode se tornar uma pessoa melhor que é agora e pode sem duvida ajudar muitas que desejam e necessitam serem prosperas. A Bíblia diz que temos reter o que é bom esse reter implica em por em pratica, tente por mais que seja difícil, jamais desista faça como Albert Einstein, físico alemão, um dos maiores gênios do século XX. 1879 - 1955. Ele disse: "Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui, nunca desista de seus objetivos mesmo que esses pareçam impossíveis, a próxima tentativa pode ser a vitoriosa."

CREIA E RECEBA!!!
Para sua meditação deixamos alguns  versículos de prosperidade na Bíblia

"Tenham o cuidado de obedecer a toda a lei que eu hoje ordeno a vocês, para que vocês vivam, multipliquem-se e tomem posse da terra que o Senhor prometeu, com juramento, aos seus antepassados. Deuteronômio 8:1

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro. Jeremias 29:11

Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derra­mar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las. Malaquias 3:10

O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.  Filipenses 4:19

Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".  Josué 1:9

Você comerá do fruto do seu trabalho e será feliz e próspero. Salmos 128:2

Eu lhes respondi: O Deus dos céus fará que sejamos bem-sucedidos. Nós, os seus servos, começaremos a reconstrução, mas, no que lhes diz respeito, vocês não têm parte nem direito legal sobre Jerusalém, e em sua história não há nada de memorável que favo­reça você! Neemias 2:20

E Deus é poderoso para fazer que toda a graça lhes seja acrescentada, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.  2 Coríntios 9:8

É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!  Salmos 1:3

O ganancioso provoca brigas, mas quem confia no Senhor prosperará.  Provérbios 28:25

Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda em seus caminhos!  Salmos 128:1

Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra alguma coisa sobre o seu futuro.  Eclesiastes 7:14

"Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo antes considerado impossível se torna realidade." Albert Einstein.

"O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administras essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade." Autor Desconhecido.
NOSSOS DESEJOS de PROSPERIDADE são as sementes de Deus plantadas em nós seres humanos para nossa evolução e felicidade com intuito de ajudar nosso PRÓXIMO.

CONTINUA 


Leia também  A CURA PARA AS DOENÇAS

José Alfinyahu, Teólogo, Parapsicólogo, Psicanalista, Professor, Th.M em bíblia e Th.D em Teologia Sistemática.

Declaração de Direitos Autorais
O conteúdo em nosso site é produzido por Instituto Bíblico Cristão, e pertence por direito ao autor, publicador e/IBC.org. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de IBC.org. e inclua essa nota.


                             CURSO DE PSICANÁLISE 



CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM TEOLOGIA, PARAPSICOLOGIA E PSICANÁLISE


CURSO DE PARAPSICOLOGIA 


ESTUDE CONOSCO

SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA
FORMANDO CIDADÃO PARA UMA SOCIEDADE MELHOR
Com o fim de Habilitar ao Senhor um povo Entendido. Lucas 1:17.


CURSO DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE 
NA PROMOÇÃO


CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA A DISTÂNCIA
BÁSICO EM TEOLOGIA 


ESTUDE TEOLOGIA 
SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA
SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA
SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA




DOAÇÃO VIA INTERNET
Caso queira fazer doação de qualquer valor para nos ajudar, via internet, utilizando cartões de crédito, débito o boleto bancário, clique no botão de “doação” abaixo. Utilizamos os serviços do PagSeguro Uol. É rápido e seguro.


AO DOAR GANHE UM BRINDE


         OBRIGADO por Ajudar nosso TRABALHO Social. SUA DOAÇÃO ajudará MUITAS PESSOAS SEREM Alcançadas e SOCORRIDAS. Ao DOAR qualquer valor VOCÊ GANHA TOTALMENTE GRÁTIS à ENCICLOPÉDIA DE BÍBLIA, TEOLOGIA E FILOSOFIA: 
6 VOLUMES de Russell Norman Champlin. Em mídia digital
Que enviaremos para seu E-mail assim que com firmamos sua doação.


PARTICIPE e GANHE!

PARA CONTRIBUIR COM QUALQUER VALOR CLIQUE EM DOAR 
AQUI EM BAIXO





OBRIGADO PELA SUA DOAÇÃO

 QUE O ETERNO TE ABENÇOE.

 SHALOM ADONAY



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS FENÔMENOS PSI E A PERCEPÇÃO EXTRA-SENSORIAL

A ETIMOLOGIA DO TERMO PARAPSICOLOGIA Parapsicologia vem do grego "para", "psique" e "logos" e sugere o signi...