José Alfinyahu: A ESQUIZOFRENIA E A OPRESSÃO ESPIRITUAL

A ESQUIZOFRENIA E A OPRESSÃO ESPIRITUAL

A ESQUIZOFRENIA E A OPRESSÃO ESPIRITUAL


Livro a venda na UICLAP 

https://loja.uiclap.com/titulo/ua59232


A ESQUIZOFRENIA E A OPRESSÃO ESPIRITUAL

ESTUDO É BASEADO NO LIVRO A ESQUIZOFRENIA E A OPRESSÃO ESPIRITUAL

Todos os direitos autorais pertencem expressamente a José Alfinyahu ©. A reprodução de qualquer parte desta publicação seja por qual meio for sem a permissão escrita ou autorização ou por citação desta obra, expressa nos moldes da lei, é ilegal e configura apropriação indébita de Direitos Intelectuais e Patrimoniais. 

PEÇA O SEU LIVRO CLICANDO NO LINK ABAIXO 
A ESQUIZOFRENIA ESPIRITUAL
Desde tempos remotos, tem−se observado o adoecimento mental e esse sempre foram implicados como sendo causado por fenômenos religiosos. Na idade média foram criadas pelo povo muitas idéias sobre os transtornos mentais e costumam passar de geração a geração.
Por desconhecer as causas e efeitos de determinados fenômenos científicos, muitas pessoas atribuem explicações sem sentido racional. Assim sendo, o próprio fenômeno espiritual que foi carregado de superstições hoje é simplesmente negado por muitos.
A loucura, as psicoses em geral eram atribuídas normalmente a uma única entidade causal:
a possessão demoníaca.
Da mesma forma, outro quadro psiquiátrico graves tem suas causas atribuídas a outras ações do mundo espiritual: opressão espiritual, possessão, obras de macumbaria, feitiçaria, maldições hereditárias e espirituais. Muitos loucos e acometidos de outros transtornos mentais foram brutalmente queimados em fogueiras ou excluídos da sociedade com bases em tais conceitos.
Na verdade existe uma linha tênue entre os transtornos mentais e os fenômenos de origem espirituais.
Embora muitos cientistas digam que a possessão demoníaca é um mito, um psiquiatra tem afirmado que ela é real e o número desses casos pode estar em ascensão. Dr. Richard Gallagher é psiquiatra e professor de psiquiatria clínica na Faculdade de Medicina de Nova York. Ao contrário da maioria de seus colegas da arena científica, ele acredita que há um mundo espiritual com um lado muito obscuro que vai além do nosso mundo físico. Gallagher também diz que é mais ilógico rejeitar completamente a existência de um mundo espiritual. Para o especialista em psiquiatria uma rejeição completa sobre a possibilidade de ataques demoníacos parece menos lógica e muitas vezes tendenciosa, em vez de uma avaliação cuidadosa dos fatos.
O fato é que ao longo da história, existiram inúmeros casos de opressão espiritual e possessões demoníacas ao redor do mundo, alguns até mesmo servindo de modelo para realização de vários filmes.
A opressão espiritual ocorre quando uma pessoa é influenciada por demônios; conseqüência absoluta do pecado. Quem está debaixo de opressão pode perder a vitalidade, sentir dores, tonturas, calafrios e inúmeras outras sensações. Seus sintomas incluem cansaço emocional, físico e espiritual.
Quando o demônio exerce poder sobre a mente da pessoa, ele insere pensamentos destrutivos e o seu coração fica “apertado”. Esta é uma das razões para crermos que a mente e o coração são os alvos principais de Satanás e seus demônios.
A pessoa que sofre de esquizofrenia espiritual deixa de ter vontade de viver, desanima e perde toda a esperança. Já não vê mais graça no que via antes, não tem mais vontade de fazer qualquer coisa e julga-se incapaz de conseguir algo melhor. Tão somente sobrevivem. Em geral, este tipo de gente não suporta ouvir a Palavra de Deus; sente-se irritada, incomodada e passa mal diante palavra de Deus.
Neste estagio o doente chegou ao ponto conhecido como possessão demoníaca que é a ocupação da mente, que ofusca ou elimina a personalidade do possuído, permitindo assim a manipulação de todas as suas faculdades sensoriais por parte de uma entidade espiritual maligna que se apossa de um corpo para exprimir a um nível físico suas intenções blasfemas, numa autêntica agressão ao ser humano, que foi feito e criado para santuário de Deus e não de demônios.
A intenção do opressor é destruir o oprimido a exemplo disso podemos citar o caso real de Annaliese que é um dos mais famosos e incríveis relatos de o pressão e possessão demoníaca, a história serviu como base para fazer o filme  “O exorcismo de Emily Rose”.
A história relata como Annaliese, uma menina de 16 anos, que tinha várias anomalias mentais e problemas de epilepsia, teve que ser internada em um centro psiquiátrico. No decorrer do ano de 1973, Annaliese começou a apresentar tendências suicidas, ouvir vozes, rejeitar objetos religiosos, e beber sua própria urina. Os pais de Annalise acreditavam que sua filha estava possuída e tentaram pedir a ajuda de um exorcista na igreja, Porém a Igreja alegou não ter os procedimentos necessários para fazer um exorcismo. No entanto, dois padres agiram em segredo fazendo sessões de exorcismo por vários meses.
No entanto, seu tratamento contra a epilepsia acabou ficando em segundo plano. Annalise morreu com a idade de 23 anos, em 1974, fruto do seu esgotamento acumulado.
Isto prova que não podemos negligenciar nenhuma das áreas, seja física ou espiritual, quando estamos tratando de pessoas oprimidas, vitimas de ataque sobrenatural.
Assim sendo, se faz necessária uma avaliação cuidadosa dos fatos por um especialista na área da psiquiatria e um ministro especialista em batalha espiritual com o dom de discernir espíritos e que seja uma autoridade em parapsicologia. Nunca em hipóteses alguma deve haver um diagnostico prematuro, sem antes uma avaliação psiquiátrica feita por um profissional competente.

O transtorno mental e a esquizofrenia espiritual
Em contra partida há também as doenças mentais que destroem o ser humano e devem ser levadas a serio por todos principalmente por aqueles que se acham donos da verdade.
Para a Psiquiatria os transtornos mentais em geral resultam da soma de muitos fatores como:
As alterações no funcionamento do cérebro, fatores genéticos, fatores da própria personalidade do indivíduo, condições de educação, ação de um grande número de estresses, agressões de ordem física e psicológica, perdas, decepções, frustrações, sofrimentos físicos e psíquicos que perturbam o equilíbrio emocional.
Assim, podemos então afirmar que os transtornos mentais não têm uma causa precisa, específica, mas que são formados por fatores biológicos, psicológicos, espirituais e sócio-culturais.
Dentre os transtornos mentais, merece especial consideração quando falamos sobre diferenciação de quadros psiquiátricos e espirituais.
Os fenômenos espirituais de cunho obsessivo e opressivo são transtornos espirituais que apresenta sinais quase idênticos dos transtornos mentais. 
A opressão é a sensação de estar sufocado, ter dificuldades para respirar, também no sentido figurado. A opressão faz com que as pessoas se sintam reprimidas, humilhadas, onde não conseguem fazer o que precisam ou têm vontade, pois estão sendo alvos de opressão.
A opressão espiritual, também chamada de maligna é quando o demônio age no corpo das pessoas, fazendo com que elas sejam completamente dominadas por ele. O demônio age como uma opressão espiritual, onde a pessoa fica sofrendo, cria distúrbios emocionais que nunca teve ou comportamentos desconhecidos.
A esquizofrenia espiritual por sua vez quando ocorre, o indivíduo começa a ficar com mania de perseguição, chega a pensar que está sendo vigiado o tempo todo, sentem como se alguém tivesse apertando o seu peito e outras sensações. Esse transtorno espiritual ou opressão espiritual é caracterizado pela atuação demoníaca sobre as pessoas sem que os demônios dominem completamente suas mentes ou possuam os seus corpos.
Para quem não sabe oprimido é um adjetivo na língua portuguesa, usado para definir o indivíduo que foi humilhado ou obrigado a se sujeitar a algo, alguma coisa ou a uma força externa que oprime obrigando a fazer algo que não é de sua natureza física ou ética.
Como podemos observar os transtornos mentais e espirituais são parecidos e podem ser confundidos facilmente. Aconselhamos que, caso haja suspeita de opressão maligna, chame um Ministro bem experiente e com o dom de discernimento de espíritos para poder identificar com certeza a presença do opressor maligno, não esquecendo é claro de uma avaliação psiquiátrica.
Nós analisaremos a natureza dos dois neste pequeno estudo. Contudo, nunca se esqueça de consultar um especialista das duas áreas.

A Esquizofrenia
A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica endógena (psicose) com dois tipos predominantes de sintomas: os produtivos e os negativos. Os sintomas produtivos (ou positivos) são, basicamente, os delírios e as alucinações. O delírio se caracteriza por uma visão distorcida da realidade. O mais comum, na esquizofrenia, é o delírio persecutório. O indivíduo acredita que está sendo perseguido e observado por pessoas que tramam alguma coisa contra ele. Imagina, por exemplo, que instalaram câmeras de vídeo em sua casa para descobrirem o que faz a fim de prejudicá-lo.
As alucinações caracterizam-se por uma percepção que ocorre independentemente de um estímulo externo. Por exemplo: o doente escuta vozes, em geral, as vozes dos perseguidores, que dão ordens e comentam o que ele faz. São vozes imperativas que podem levá-lo ao suicídio, mandando que pule de um prédio ou de uma ponte.
Delírio e alucinações são sintomas produtivos que respondem mais rapidamente ao tratamento. No outro extremo, estão os sintomas negativos da doença, mais resistentes ao tratamento, e que se caracterizam por diminuição dos impulsos e da vontade e por achatamento afetivo. Há a perda da capacidade de entrar em ressonância com o ambiente, de sentir alegria ou tristeza condizente com a situação externa.
Dentro de seu quadro clínico paciente esquizofrênico podem apresentar delírios em que estão sendo perseguido pelo diabo, escutar vozes que atribui ser de entidades malignas, terem visões que atribuem ser espirituais, conversar com Deus (ou mesmo acreditarem ser Deus!) e outros sinais e sintomas que podem confundir com achados normalmente presentes dentro do contexto espiritual em que vivem ou participam. Podem deste modo, ser tratados como portadores de opressões e ou possessões espirituais e não serem encaminhados para tratamento eficaz, comprometendo sua recuperação com sérios riscos a si e a terceiros. Assim é de suma importância diferenciar quadros de origem espiritual de quadros psiquiátricos.

Como se diagnostica a esquizofrenia?
O diagnóstico da esquizofrenia é feito pelo especialista a partir das manifestações da doença. Não há nenhum tipo de exame de laboratório, exame de sangue, raio X, tomografia, eletroencefalograma, que permita confirmar o diagnóstico da doença. Muitas vezes o clínico solicita exames, mas estes servem apenas para excluir outras doenças que podem apresentar manifestações semelhantes à esquizofrenia.
Um psiquiatra deve fazer uma avaliação para determinar o diagnóstico, que é feito com base em uma entrevista minuciosa com a pessoa e seus familiares.

Qual é a causa da esquizofrenia?
Não se sabe quais são as causas da esquizofrenia. A hereditariedade tem uma importância relativa, sabe-se que parentes de primeiro grau de um esquizofrênico têm chance maior de desenvolver a doença do que as pessoas em geral. Por outro lado, não se sabe o modo de transmissão genética da esquizofrenia. Fatores ambientais (p. ex., complicações da gravidez e do parto, infecções, entre outros) que possam alterar o desenvolvimento do sistema nervoso no período de gestação parecem ter importância na doença. Estudos feitos com métodos modernos de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética mostram que alguns pacientes têm pequenas alterações cerebrais, com diminuição discreta do tamanho de algumas áreas do cérebro. Alterações bioquímicas dos neurotransmissores cerebrais, particularmente da dopamina, parecem estar implicadas na doença.

Quais os sintomas?
A esquizofrenia apresenta várias manifestações, afetando diversas áreas do funcionamento psíquico.  Os principais sintomas são:

Transtornos do Pensamento
Os transtornos do pensamento envolvem delírios e alucinações. Delírios são crenças não verdadeiras, baseadas em um julgamento incorreto sobre a realidade exterior, apesar de provas e evidências contrárias. A pessoa pode sentir que seus pensamentos são influenciados, controlados, inseridos ou transmitidos por algo exterior fora de seu controle. Os eventos normais do dia a dia passam a ter significado diferente. O delírio pode levar a pessoa a acreditar que estão sendo perseguidas, que têm dotes ou poderes especiais, como controlar o tempo ou se comunicar com extraterrestres.
1. Delírios: são idéias falsas, das quais o paciente tem convicção absoluta. Por exemplo, ele se acha perseguido ou observado por câmeras escondidas, acredita que os vizinhos ou as pessoas que passam na rua querem lhe fazer mal.
2. Alucinações: são percepções falsas dos órgãos e dos sentidos. As alucinações mais comuns na esquizofrenia são as auditivas, em forma de vozes. O paciente ouve vozes que falam sobre ele, ou que acompanham suas atividades com comentários. Muitas vezes essas vozes dão ordens de como agir em determinada circunstancia. Outras formas de alucinação, como visuais, táteis ou olfativas podem ocorrer também na esquizofrenia.
Alucinações são falsas percepções na ausência de um estímulo externo, mas com as qualidades de uma verdadeira percepção, isto é, a pessoa pode ver , ouvir e sentir coisas que não estão realmente ali. As alucinações podem ser auditivas, visuais, táteis, olfativas, gustativas ou uma combinação de todas. As auditivas são as mais comuns e podem ocorrer na forma de barulhos, músicas ou mais freqüentemente como vozes. Estas vozes podem ser sussurradas, ou claras e distintas, podem falar entre si ou ser uma única voz. Podem comentar o comportamento da pessoa e às vezes podem dar ordens. As alucinações visuais levam a ver distorções de imagens ou aparecimento de pessoas e coisas que só ela vê, podendo estabelecer contato e diálogo com essas pessoas e coisas inexistentes. Além disso uma pessoa com esquizofrenia pode sentir cheiros ou gostos ruins ou ter a sensação de ser tocado ou picado, como se insetos estivessem rastejando sobre a pele.
3. Alterações do pensamento: as idéias podem se tornar confusas, desorganizadas ou desconexas, tornando o discurso do paciente difícil de compreender. Muitas vezes o paciente tem a convicção de que seus pensamentos podem ser lidos por outras pessoas, ou que pensamentos são roubados de sua mente ou inseridos nela.
4. Alterações da afetividade: muitos pacientes têm uma perda da capacidade de reagir emocionalmente às circunstancias, ficando indiferente e sem expressão afetiva. Outras vezes o paciente apresenta reações afetivas que são incongruentes, inadequadas em relação ao contexto em que se encontra. Torna-se pueril e se comporta de modo excêntrico ou indiferente ao ambiente que o cerca.
5. Diminuição da motivação: o paciente perde a vontade, fica desanimado e apático, não sendo mais capaz de enfrentar as tarefas do dia a dia. Quase não conversa, fica isolado e retraído socialmente.
Outros sintomas, como dificuldade de concentração, alterações da motricidade, desconfiança excessiva, indiferença, podem aparecer na esquizofrenia. Dependendo da maneira como os sintomas se agrupam, é possível caracterizar os diferentes subtipos da doença. A esquizofrenia evolui geralmente em episódios agudos onde aparecem os vários sintomas acima descritos, principalmente delírios e alucinações, intercalados por períodos de remissão, com poucos sintomas manifestos.

Distúrbios formais do pensamento
Os pensamentos saltam de um tópico a outro, às vezes sem conexão aparente. A pessoa pode criar palavras novas, substituir palavras por sons, rimas e repetir sílabas. Podem ocorrer interrupções na sequencia de pensamentos (bloqueios de pensamento). Quando o pensamento fica muito desorganizado ou fragmentado, a fala torna-se incoerente e incompreensível.

Alterações no comportamento
Apresentam-se como diminuição de iniciativa, transtornos motores e alterações no comportamento social. A pessoa pode ficar parada por um longo período de tempo ou se engajar numa atividade repetitiva e aparentemente sem finalidade. Os extremos podem incluir o estupor catatônico - situação na qual o paciente fica imóvel por um período longo, ou o excitamento catatônico, onde o indivíduo apresenta atividade motora incontrolável e sem objetivo. Outras alterações motoras são estereotipias (movimentos repetidos sem objetivo aparente) e maneirismos (atividades normais, mas fora de contexto).
Geralmente a deterioração do comportamento social ocorre junto com o isolamento social. Algumas pessoas com esquizofrenia comportam-se de forma estranha ou transgridem regras sociais (por exemplo, despem-se em público). Podem fazer gestos estranhos, expressões faciais impróprias ou caretas e assumir posturas estranhas sem qualquer objetivo aparente. Podem ser encontradas nas ruas marchando, falando alto e gesticulando. Os indivíduos podem negligenciar seus cuidados pessoais, vestir roupas sujas ou inapropriadas e descuidar de seus pertences. Esse descuido com a higiene pessoal e comportamentos excêntricos podem dificultar ainda mais a aproximação de familiares, amigos e estranhos. Ao mesmo tempo, tal situação corrobora a certeza, por parte destas pessoas com esquizofrenia, de que as pessoas não gostam deles, acentuando o isolamento social.

Alterações no afeto
A diminuição da resposta emocional já foi considerada um sintoma característico da esquizofrenia. Em casos mais graves, os indivíduos tornam-se indiferentes ou apáticos, evitam o contato com olhar, apresentam ausência na modulação da voz, mudanças na expressão facial e os movimentos espontâneos e os gestos expressivos podem estar diminuídos. Com frequência referem uma perda na capacidade de sentir prazer e podem descrever-se como vazios de emoção.
A esquizofrenia é uma doença mental crônica que se manifesta na adolescência ou início da idade adulta. Sua freqüência na população em geral é da ordem de 1 para cada 100 pessoas, havendo cerca de 40 casos novos para cada 100.000 habitantes por ano. No Brasil estima-se que há cerca de 1,6 milhão de esquizofrênicos; a cada ano cerca de 50.000 pessoas manifestam a doença pela primeira vez. Ela atinge em igual proporção homens e mulheres, em geral inicia-se mais cedo no homem, por volta dos 20-25 anos de idade, e na mulher, por volta dos 25-30 anos.

Como se trata a esquizofrenia?
O tratamento da esquizofrenia visa ao controle dos sintomas e a reintegração do paciente. O tratamento da esquizofrenia requer duas abordagens: medicamentosa e psicossocial. O tratamento medicamentoso é feito com remédios chamados antipsicóticos ou neurolépticos. Eles são utilizados na fase aguda da doença para aliviar os sintomas psicóticos, e também nos períodos entre as crises, para prevenir novas recaídas. A maioria dos pacientes precisa utilizar a medicação ininterruptamente para não ter novas crises. Assim o paciente deve submeter-se a avaliações médicas periódicas; o médico procura manter a medicação na menor dose possível para evitar recaídas e evitar eventuais efeitos colaterais. As abordagens psicossociais são necessárias para promover a reintegração do paciente à família e à sociedade. Devido ao fato de que alguns sintomas (principalmente apatia, desinteresse, isolamento social e outros) podem persistir mesmo após as crises, é necessário um planejamento individualizado de reabilitação do paciente. Os pacientes necessitam em geral de psicoterapia, terapia ocupacional, e outros procedimentos que visem ajudá-lo a lidar com mais facilidade com as dificuldades do dia a dia.

Como os familiares podem colaborar com o paciente?
Os familiares são aliados importantíssimos no tratamento e na reintegração do paciente. É importante que estejam orientados quanto à doença esquizofrenia para que possam compreender os sintomas e as atitudes do paciente, evitando interpretações errôneas. As atitudes inadequadas dos familiares podem muitas vezes colaborar para a piora clínica do mesmo. O impacto inicial da noticia de que alguém da família tem esquizofrenia é bastante doloroso. Como a esquizofrenia é uma doença pouco conhecida e sujeita a muita desinformação às pessoas se sentem perplexas e confusas. Freqüentemente, diante das atitudes excêntricas dos pacientes, os familiares reagem também com atitudes inadequadas, perpetuando um circulo vicioso difícil de ser rompido. Atitudes hostis,  criticas e super proteção prejudicam o paciente, apoio e compreensão são necessários para que ele possa ter uma vida independente e conviva satisfatoriamente.

Como a Igreja pode ajudar o paciente com esquizofrenia
Muitos demoram a reconhecer que precisam de ajuda médica e psicoterápica, enquanto se afastam de seu trabalho, de seus amigos e de suas famílias. E se a saúde pública no Brasil está muito longe do ideal, a situação de quem precisa de tratamento psiquiátrico pode ser dramática. Os doentes mentais graves estão nas ruas, nas prisões e muitos deles estão na igreja sofrendo de distúrbios psíquicos moderado. A prática cristã não nos isenta das mazelas da condição humana, o que inclui o adoecimento mental. Por outro lado, a fé não deixa de se manifestar, mesmo em meio às situações mais deploráveis. As igrejas precisam parar de se esconder da doença mental e das pessoas oprimidas espiritualmente. Contudo tendo sempre a maturidade de entender que a oração é essencial para uma vida espiritual saudável, estejamos ou não sofrendo de uma doença grave. Mas ela não é um substituto responsável para o tratamento médico e um acompanhamento espiritual das pessoas que sofrem com distúrbios mentais e opressão espiritual.
Tenhamos sempre em mente que a igreja é o hospital de Deus. Sempre foi cheia de pessoas “no conserto”, já que o próprio Cristo enfatizou que não veio para os que se consideram sãos, mas para os doentes. Não deve ser surpresa, então, que a esquizofrenia esteja não somente nos hospitais e clínicas, mas nas igrejas também.
A escuridão mental da esquizofrenia não pode manter ninguém fora da luz da luz de Deus, poderosa, presente e infinita, e da presença do amor de Deus, todo-poderoso. Nada pode nos separar do amor de Deus, ou seja, nem o medo, a angústia, o desespero, a esquizofrenia, a mais escura opressão nem pensamentos aterrorizantes de destruição. Não se trata simplesmente de amor humano, mas, do grande amor de Deus, que há de ama sempre todos nós. Então, vamos profetizar a cura de todos que sofrem desta terrível opressão mental e espiritual.

ESQUIZOFRENIA ESPIRITUAL OU OPRESSÃO ESPIRITUAL
Em toda a Bíblia não encontramos texto que trata diretamente sobre a origem dos transtornos mentais. Entretanto, alguns textos bíblicos deixam bem claro que pessoas alvo de espíritos malignos podem ter comprometimento em seu estado psíquico tanto nas funções básicas quanto no comportamento geral.
Mateus capítulo 8, versículo 16, deixa bem claro que algumas doenças podem ser causadas por espíritos malignos, uma vez que pessoas eram curadas após ficarem livres de tais espíritos.
Marcos capítulo 5, nos fala do endemoninhado Gadareno, descrevendo um quadro de isolamento social “vivia nos sepulcros”, agressividade e impulsividade “nem com mesmo cadeias alguém podia prende-lo”, errância “andava sempre, de noite e de dia”, automutilação e alterações graves de comportamento “ferindo-se com pedras”. O quadro se enquadraria perfeitamente nas descrições dos Transtornos Psicóticos modernos. Novamente a libertação das forças espirituais promoveu cura “em perfeito juízo”.
Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes”. Mat.: 8 – 16
 “Ao desembarcar, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, um homem possesso de espírito imundo…o qual vivia nos sepulcros, e nem mesmo com cadeias alguém podia prendê-lo…Porque Jesus lhe dissera: Espírito imundo, sai desse homem!…Indo ter com Jesus, viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido, em perfeito juízo; e temeram”. Marcos: 5.1-20
A Bíblia dá alguns exemplos de pessoas sendo possuídas ou influenciadas por demônios. Nestes relatos podemos encontrar alguns sintomas de influência demoníaca e também ter entendimento de como um demônio possui alguém. Seguem-se algumas passagens bíblicas:
E, havendo-se eles retirado, trouxeram-lhe um homem mudo e endemoninhado.
E, expulso o demônio, falou o mudo; e a multidão se maravilhou, dizendo: Nunca tal se viu em Israel. Mateus 9:32,33

Trouxeram-lhe, então, um endemoninhado cego e mudo; e, de tal modo o curou, que o cego e mudo falava e via. Mateus 12:22
E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou. Mateus 17:18. O endemoninhado gadareno. Marcos 5:1-20; 7:26-30; Lucas 4:33-36; Lucas 22:3; Atos 16:16-18. Em algumas destas passagens, a possessão demoníaca causa enfermidade física, como inaptidão para falar, sintomas de epilepsia, cegueira, doenças como lepra, comportamento agressivo, profanação e automutilação, conhecimento de coisas que antes não se sabia ou até incrível capacidade de persuasão, crises de humor como depressão, apatia e misantropismo, e em alguns casos a capacidade de falar em outros idiomas ou dialetos.
A esquizofrenia espiritual pode ser herdada demoniacamente da esquizofrenia patológica. Note-se que eu disse "demoniacamente". Com isso quero dizer que ela não está no sangue nem nos genes. Significa dizer que está nos demônios. Em outras palavras, os demônios procuram propagar-se mesmo com opressão espiritual no nível mental, ou seja, atacando a mente do oprimido. A Bíblia relata diversos casos de pessoas que sofreram possessões e opressões demoníacas e que podem ter comprometido seu estado psíquico.
O demônio de controle pode ser chamado de "Esquizofrenia" ou "Animo Dobre". A Bíblia diz: "homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos" (Tiago 1:8). Essa é a definição de esquizofrênico espiritual segundo as Escrituras. A frase traduzida "ânimo dobre" vem de uma palavra grega composta cujo sentido literal é "alma dupla".
Esquizofrenia Espiritual: Uma das formas degradantes de opressão maligna, em que o oprimido perde a sensibilidade espiritual, tal é o exagerado esvaziamento do Espírito de Deus e as inúmeras "doses" do cálice de satanás, em sua vida.
Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. I Co 10:21.
A opressão maligna ou esquizofrenia espiritual, dá ao opressor a idéia de que sofre de enfermidades graves ou incuráveis, sem causa aparente ou comprovada, podendo também levar a pessoa a apresentar distúrbios emocionais ou comportamentais identificados nas reações psicossomáticas ou pela obsessão em relação à determinada questão.
Há alguns anos fui convidado para visitar uma pessoa bem jovem no Hospital psiquiátrico ela sofria de "esquizofrenia", falei com o médico dela e companhei a rotina dele, até que chegamos na sala do paciente e fiquei olhando pela janela de vidro ele conversando com alguém. Em minha observação percebi que mesmo ele medicado continuava a conversar com alguém. Ao tocar na porta da sala aquele jovem gritou e se prostrou com o rosto em terra e tremia. ME CONCENTREI E DISSE QUERO VÊ... Ao olhar de novo pode observar um ser com as garras enfiada no crânio daquele jovem, ele babava e ria para mim.
Foi difícil convencer a família que aquele jovem era oprimido não por uma doença patológica, tive que assina vários papeis de responsabilidade. Mas, hoje aquele jovem vive uma vida normal sem precisar de remédios.
Hoje com certeza não faria mais isso!

Leia nossos livros Clicando no link abaixo 



A opressão espiritual geralmente se manifesta com os seguintes sintomas:
a) Mania de perseguição semelhante, porém mais séria e mais psicologicamente distorcida, do que a apresentada em uma esquizofrenia. Os oprimidos têm a sensação de ser vigiado o tempo todo, outros chegam a sentir mãos apertando o peito quando se deitam para dormir, e outros declaram ver vultos, ouvir passos no telhado ou em cômodos vazios da casa, à noite ou durante o dia. Há pessoas, principalmente do sexo feminino, que têm a nítida sensação de estarem sendo observadas com lascívia quando entram em banheiros ou outros locais isolados.
b) Sexualidade distorcida e exacerbada. São pessoas que têm taras sexuais doentias, numa perspectiva ética e moral cristã, ou transtornada, de acordo com uma classificação mais comum à área de conhecimento da psicologia, tais como sado-masoquismo, pedofilia, zoofilia, pornografia, swing,orgia,mixoscopia e outras distorções da sexualidade humana.
c) Fobias irracionais. Os demônios, espíritos maus, oprimem a pessoa com um medo doentio e irracional que paralisa e acorrenta a pessoa na indecisão, na prevenção ou na timidez, não permitindo que ela consiga superar desafios existenciais, espirituais, profissionais, relacionais e intelectuais. É medo de escuro, de altura, de ser derrotado ou de vencer. É medo de feitiçaria, de macumba e de seres espirituais. Há ocasiões em que se impõe o medo de viver, induzindo a pessoa ao suicídio.
d) Ódios, mágoas e ressentimentos não superados e encastelados no coração, que são remoídos e que vão corroendo os relacionamentos até que seja gerado o desejo de vingança. Casos de possessão demoníaca iniciam na opressão ocasionada pela fomentação do sentimento homicida.
e) Doenças infundadas e sem causas somáticas comprováveis. Dor de cabeça, dor na coluna, tonturas, tremedeiras, desmaios e outras enfermidades para as quais os médicos não vêem causas e os medicamentos não têm eficácia. São doenças espirituais e a cura para estas doenças é exclusivamente em oração, a partir da libertação. Em casos mais sérios a opressão pode ser a causa de cegueira, de atrofias, de paralisias, de surdez, de demência, de tumores ou de outras enfermidades mais graves que até são comprovadas, mas que não respondem positivamente ao processo terapêutico. Exemplos disto são verificados nos registros bíblicos (Mateus 17.14-21 e Lucas 13.10-17) que mostram claramente a epilepsia do garoto e a cifose da mulher como manifestações de opressões demoníacas.
f) Desânimo para a vida e postura maníaco-depressiva constante. São pessoas que sofrem da "complexo de hardy", que durante todo o tempo murmura "ó dia, ó céus, ó vida". Nada está bom. Nada agrada ou satisfaz. São pessoas que sofrem de um mórbido desânimo em relação à existência; a vida que levam; ao trabalho que realizam; ao salário que recebem; ao casamento; aos filhos; a casa em que moram; aos bens que adquiriram.
Muitas vezes a pessoa opressa tem condições de optar pela libertação, mas a pessoa obcecada fica tão iludida que acredita estar fazendo as coisas da maneira correta, não desejando a libertação. O opresso quando tomado por obsessão não percebe a necessidade de libertação e pode se tornar uma vítima voluntária do demônio ou Satanás ou qualquer outro ser das trevas que a pessoa acredite, permitindo-se à perpetuação da ilusão maligna em sua vida.
A obsessão decorrente da opressão não é um estado de possessão consolidado, mas é uma reação bem mais perigosa e arriscada do que a opressão que a desencadeia. Quando a pessoa chega ao estado de obsessão, para efeitos práticos, está mentalmente perturbada. Tal perturbação psicológica pode ser mascarada por uma neurose ou por uma paranóia acentuadas, que colocam a sanidade da pessoa sob suspeita.
Um caso clássico de opressão maligna que desembocou em obsessão diabólica é o do rei Saul, narrado na Bíblia em 1 Samuel capítulos 18 a 28: tudo começou com o ciúme, passando pelo temor, gerando a inveja que detonou a ira homicida, e terminando numa forma branda de possessão, caracterizada pela procura da feitiçaria para a prática da necromancia.

Conheça nossos livros Clicando no link abaixo 



Como identificar os sinais de opressão espiritual
Algumas como a esquizofrenia e o distúrbio obsessivo. Em um contexto de psicose delirante poderia, com base nos casos, parecer uma possessão diabólica. Devemos considerar estas patologias com grande atenção e com a competência pedida para este trabalho.
1º)  Perda do desejo espiritual
O objetivo principal de qualquer ataque de Satanás é impedir a obra de Deus na sua vida. Por isso, o primeiro sinal de que você está sendo atacado espiritualmente, é que você não tem mais vontade de buscar a Deus. Eu sei que não devemos depender dos nossos sentimentos, pois fomos chamados a viver pela fé (Romanos 1:17), mas existe uma diferença entre fazermos as coisas para Deus apenas por obrigação, e fazermos porque estamos sentindo desejo. Quando estamos apaixonados por Deus, nós temos prazer nas Suas coisas naturalmente, e é esse prazer que o inimigo tentará roubar de você.
2) Desgaste físico
O segundo sinal de um ataque espiritual é o desgaste físico. Eu sei que isso não parece muito "espiritual", mas lembre-se de que nós somos espírito, alma e corpo. Se o nosso corpo está muito fraco, nós temos dificuldade em vigiar nossos pensamentos (alma) e isso pode afetar negativamente o nosso espírito. Muitas vezes nós recebemos nossos maiores ataques pouco antes de uma grande vitória ou logo após ela. Lembre-se disso quando você estiver passando por uma grande provação, pois um ataque espiritual pode ser um sinal de que você está prestes a ter uma grande vitória em sua vida!
3) Falta de recursos
O terceiro sinal de que você está sofrendo um ataque espiritual é quando todas as portas se fecham. Nesses momentos parece que todos os nossos seus recursos secam ao mesmo tempo. Os ataques do inimigo neste caso, são para tirar os nossos olhos de Deus e colocá-los no dinheiro ou em um caminho mais fácil. Se o diabo conseguir fazer com que você fique preocupado ao invés de adorar ao Senhor, você poderá tomar as decisões baseado nas oportunidades que surgirem e não na direção de Deus. Lembre-se que existem dois momentos na sua vida no qual é mais fácil cair em tentação: quando você não tem nada e quando você tem tudo. Por isso fique perto de Deus em ambos os momentos: bons ou ruins.
4) Vida de oração fraca
O quarto sinal de que você está sofrendo ataque espiritual é uma vida de oração fraca, e isso acontece justamente quando você está precisando orar mais. Foi o que aconteceu quando Jesus estava para ser entregue para ser crucificado e os discípulos não tiveram forças para orar junto com ele. Veja:
"Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. "Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora?", perguntou ele a Pedro. "Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca". (Mateus 26:40,41)
5) Sobrecarregado pelas circunstâncias
Você está se sentindo oprimido pelas circunstâncias? Isso pode ser um sinal de que você está sendo atacado espiritualmente. Quando nós perdemos a esperança por algum motivo, o nosso coração fica "doente" e não demora muito para que fiquemos fracos para superar as adversidades. A Bíblia diz: "A esperança adiada desfalece o coração, mas o desejo atendido é árvore de vida". Provérbios 13:12. Ela também nos diz: "A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos" . Hebreus 11:1. Se o inimigo conseguir fazer com que você perca a esperança, ele fará com que você perca a sua fé. Então, se algo não deu certo em sua vida; se as promessas de Deus parecem demorar, ou se alguém traiu sua confiança, não desista! Não feche seu coração e nem pare de buscar a Deus. Não deixe o inimigo roubar a semente de fé e esperança que o próprio Deus colocou em você!
6) Velhos hábitos e pecados começam a voltar
O sexto sinal de que você está sofrendo um ataque espiritual é que os pecados antigos começam a ressurgir em sua vida. Muitas vezes você começará a sentir vontade de praticar velhos hábitos e dar lugar a pecados que você já tinha sido liberto no passado. Isso acontece quando as coisas ficam difíceis e sua carne quer ter um momento de "descanso" e "prazer". Então você começa a ter pensamentos como: "Ah, eu mereço um descanso! Tenho passado por tantas lutas e se eu posso cometer aquele pecado, Deus não vai se importar. Ele sabe que estou carente, precisando de uma alegria, um amor etc." Se você está assim, ouça o que eu vou te dizer: Não ignore as advertências do Espírito Santo. Seja sincero em suas orações e peça ajuda a Deus. Muitos, por voltar à pratica de velhos pecados, acabaram desistindo da fé e hoje têm uma dificuldade enorme para voltar aos caminhos de Deus. O melhor caminho é vigiar, orar e não desistir.
"Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão" (Gálatas 5:1).
7) Afastando das amizades espirituais
Quando os pecados antigos começam a voltar, o próximo sinal de ataque espiritual é este: você começa a se afastar das amizades que Deus colocou no seu caminho. Olhe ao seu redor. Você já parou de relacionar-se com as pessoas de sua igreja ou célula? Os seus amigos que gostam de cometer pecados estão mais perto de você do que seus amigos espirituais? Se sim, saiba que você está pisando em terreno perigoso e o inimigo está planejando tirá-lo da presença de Deus. A Bíblia diz: "Não se deixem enganar: "as más companhias corrompem os bons costumes" (1 Coríntios 15:33).

Quais sintomas são suficientes para afirmar que existe uma possessão diabólica?
Todas as descrições aqui relacionadas foram retiradas de publicações da Fundação do Estudo do Fenômeno Paranormal (FSPP) e da Fundação de Pesquisa da Ciência Espiritual, ambas nos Estados Unidos. Mas, contudo temos que ressaltar que, ninguém, jamais, deve se autodiagnosticar ou diagnostica outra pessoa com possessão demoníaca sem antes haver uma avaliação psiquiátrica feita por um profissional competente.
Alguns sintomas são idênticos com o transtorno mental conhecido como a esquizofrenia. Com uma tênue diferença vista apenas por especialistas em opressão e possessão maligna.
Alguns sinais podem ser:
Conhecer profundamente assuntos ou línguas desconhecidas ao sujeito; conhecer a localização de objetos escondidos à vista; conhecer coisas ocultas; manifestar uma força sobre-humana e anormal pela idade ou pelas as condições físicas da pessoa. Às vezes se manifestam com uma agitação psicomotora que, sem explicação, não responde à terapia farmacêutica sedativa.

Conheça nossos livros Clicando no link abaixo 




Outros sinais de possessão demoníaca podem ser:
1. Mudanças repentinas de comportamento e personalidade
2. Agressividade intensa e gratuita, sem qualquer razão; contra pessoas e animais
3. Falar mais palavrões do que é comum. Isso, claro, no caso de se tratar de uma pessoa mais puritana
4. Desprezo e aversão a objetos religiosos
5. Mutilação do próprio corpo
6. Longas e freqüentes perdas de memória
7. Conversas em línguas estranhas ou outros idiomas que a pessoa não conheça ou tenha fluência
8. Mudanças na cor dos olhos e no formatos da íris
9. Mudanças na voz, múltiplas vozes e/ou incapacidade de entender outras pessoas
10. Flagrantes de telecinesia, ou seja, movimentação ou flutuação de objetos sem que haja contato físico com eles
11. Ataques sexuais às pessoas próximas
12. Mudanças de temperatura corporal
13. Panes elétricos e vidros quebrando quando a pessoa chega ao local
14. Animais assustados com a pessoa
15. Surtos emocionais repentinos
Estes sinais são apenas aponta icebeg, porque o inimigo é muito astuto e pode enganar até mesmo os escolhidos de Deus e mesmo profissionais em psiquiatria. Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos. Mateus 24.24.
Eu mesmo passei por uma experiência que quase fui enganado pelo opressor.
Certa pessoa sabendo que eu sou Parapsicólogo e Sacerdote evangélico me convidou para orar por sua mãe que estava enferma, quando chegamos a sua casa e começamos orar a cama balançava, o chão tremia e ouvia-se roncar de porcos no quarto.
A principio pensei que se tratava de uma manifestação demoníaca. Orei e exorcizamos o dito cujo, ungimos o local e tudo voltou ao normal. Passado algum tempo voltou às manifestações e foram ficando com mais freqüência. 
Conversando com a jovem a mãe em separado diagnostiquei um distúrbio natural na senhora que tinha medo de perder a filha para um jovem que a cotejava. Sugeri que ambas fizesse um pacto de cuidar uma da outra até a morte, mesmo em caso da jovem casar. Fizemos o exorcismo e ungimos o local e os distúrbios pararam para nunca mais voltarem. O opressor na verdade era o subconsciente da mãe com medo de perder a filha. Claro, que haverá casos que serão uma doença mental ou esquizofrenia espiritual. É por isso que se faz necessário uma avaliação cuidadosa dos fatos por especialistas nas áreas da psiquiatria e espiritual.

Como uma pessoa é oprimida espiritualmente?
O ser humano é atacado de três formas pelo opressor espiritual. Um exemplo como isto ocorre na prática: É Uma pessoa começa a fumar maconha ou usar cocaína ela entra no 1º estágio; que é anda. Como diz o ditado popular: me diz com quem tu andas que eu direi quem tu és.
Partindo deste principio, o de andar com o pseudo amigo. A vítima entra Depois esta mesma pessoa passa a conviver com as pessoas viciadas em drogas (ela passou para o 2º estágio; ela se detém, faz parte de uma turma, um grupo). Ela passa a comercializar drogas em geral (atingiu o 3º estágio; se assenta). De usuário, ela virou patrão, ela agora tem usuários, clientes e empregados. Começou de uma forma simples, sem maldade, agora já é mais difícil de sair não somente do vício, como também do esquema criado por Satanás para laçar a esta vida e também outras vida através dela. A presença do Espírito Santo é amor, paz e alegria. A presença dos espíritos malignos são inquietações, confusões e obras da carne. O cristão tem que ter a sensibilidade e o discernimento dos espíritos para discernir se é uma atuação de espíritos malignos ou se é ação da carne em uma determinada demanda. Os sintomas da ação dos espíritos malignos são: cacoetes em excesso, arremessos de coisas, efeitos contrários a aceitação da Palavra de Deus. Mostrar os órgãos genitais em público, comer carne crua, comer fezes, comer insetos, dormir em cemitérios e várias outras coisas sem explicações normais. Na comprovação de ser uma ação maligna, não se deve falar diretamente com a pessoa, e sim ao espírito imundo.
E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu”; (At 16.16-18). A pessoa não deve impor as suas mãos e nem fechar os seus olhos enquanto ora. Ela deve falar do poder do nome de Jesus, e levar à pessoa a aceitá-lo e ser a habitação do Espírito Santo.

Conheça nossos livros Clicando no link abaixo 



O 1º ATAQUE - A OPRESSÃO
      “Direi a Deus, minha rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando angustiado por causa da opressão do inimigo? Como com ferida mortal em meus ossos, me afrontam os meus adversários, quando todo dia me dizem: Onde está o teu Deus? Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face, e o meu Deus”; (Sl 42.9-11). O homem é um ser psicossomático (espírito, alma e corpo). A opressão é uma força forte externa atuando na mente, mas sem domínio interno. A opressão utiliza o medo excessivo tentando atingir a alma. O medo é uma mentira criativa externa, a pessoa tem um medo externo e não o revela pelos lábios, este medo não é criativo. A partir do momento que a pessoa revela este medo, e este medo é expresso em palavras. Satanás então consegue ter uma legalidade concedida pelas palavras da própria pessoa, para atuar através de situações e traumas. A opressão não possessa, ela leva a pessoa à loucura. A loucura é deixar a mente normal, sem conhecimento e sem reação. A pessoa oprimida passa a viver em dois mundos paralelos, um real e outro fictício e conseqüentemente é levada a morte. Os demônios das hostes que trabalham na área familiar têm um relatório completo dos antepassados da família; traumas, depressão, vícios, angústia, insônia e suicídios. Opressão é uma sobrecarga com intuito de apertar, comprimir, esmagar e sufocar. Podemos ver e sentir os reflexos da opressão por toda parte, porque essa é a função dos demônios, oprimirem a humanidade. A opressão inicialmente gera a depressão. O centro de comando da carne (alma + corpo) é a mente. A mente é o maior campo de batalha entre o homem e Satanás. As forças malignas tentam se aproximar o máximo da mente humana, lançando setas para alterar as emoções e determinar o que o homem deve sentir, pensar, ser e agir. Os demônios “tentam” controlar a vontade própria, substituindo-as pelas deles. Mas graças a Deus, que eles não conseguem e nem podem controlar 100% a mente humana.

O 2º ATAQUE - A OBSESSÃO
      “E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E
Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante. E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás. E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou”; (Gn 4.3-8). Os demônios das hostes, potestades, dominadores e principados do ar, também conhecidos como espíritos malignos (espíritos imundos), agem nos acontecimentos que cercam ao homem no seu cotidiano, no seu dia-a-dia. Através de problemas pessoais, familiares, situações financeiras, perseguições, enfermidades, perdas, acidentes etc. Eles tentam desta forma abalar ao homem psicologicamente e enfraquecer a sua comunhão com Deus. A opressão, tanto no corpo como na alma e nas circunstâncias, se não for rapidamente combatida. Pode levar a pessoa oprimida ao segundo estágio de ataque de Satanás, que é conhecido como a obsessão. A obsessão é um pensamento, ou impulso, persistente ou recorrente, indesejado e aflitivo, e que vem à mente involuntariamente. A obsessão ao contrário da opressão não atua operando no medo, ela atua agindo na utopia, baseada na realidade entre a pessoa obsessa e as coisas que a cercam no seu próprio mundo. A pessoa obsessa pode criar um mundo próprio de felicidade e alegria, ou de tristeza e ódio. A pessoa neste estágio de ataque passa a ter uma ilusão e passa a vivê-la como uma realidade vital. Existem casos de pessoas que perdem um cônjuge ou um filho e tentam achar uma pessoa com as mesmas características físicas com o intuito de raptá-la. E muitas das vezes esta pessoa é aprisionada e mantida a força dentro da convivência imaginaria da pessoa obsessa. A pessoa obsessa pode cometer crimes, assassinatos e suicídio. Neste estágio de ataque a pessoa obsessa é mais resistente a ação de Deus e principalmente de Sua Palavra.

O 3º ATAQUE - A POSSESSÃO
      “E estava na sinagoga deles um homem com um espírito imundo, o qual exclamou, Dizendo: Ah! que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus. E repreendeu-o Jesus, dizendo: Cala-te, e sai dele. Então o espírito imundo, agitando-se e clamando com grande voz, saiu dele. E todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Que nova doutrina é esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!”; (Mc 1.23-27). A possessão demoníaca ocorre quando um ou mais demônios se apossam e permanecem no corpo de uma pessoa, assumindo parcial controle da mente e do corpo. Nesse caso, a personalidade da pessoa possessa fica semi escravizada. É o último estágio de ataque de Satanás. O corpo e a mente são possuídos e dominados por uma entidade, e se não houver uma intervenção divina a pessoa possuída é levada à morte. Somente ocorre uma possessão se a mente de uma pessoa fica em estado zero (beta). A opressão e a obsessão atuam somente em uma área do homem. Elas atuam na mente (psique), já a possessão atua em duas áreas do homem, ela atua na mente e no corpo. Quando a mente esta ativa, estamos no estado alfa. No estado zero (beta) a mente não da à ordem de comando aos músculos, sentidos e instintos do corpo. Os espíritos malignos não conseguem dominar os 100 % que a mente tem de coordenação sensorial do corpo. A pessoa possessa fica fora do seu comum, intranqüila, voz distorcida e cabeça baixa. Fatores que levam a mente ao estado zero: Estado de coma, bebidas, drogas, transes e terapias. A possessão demoníaca causa mudanças na pessoa como: (1) Personalidade – Excesso de fúria, gritos e berros, tremedeiras e zombaria. (2) Física – Afeta a voz, babas, olhos vidrados e parados. (3) Mental – Capacidade anormal, telepatia, levitação e premonição. (4) Espiritual – Reage com violência à confissão da Palavra, louvor e oração.
         Satanás pode possessa um corpo físico? Sim, ele possessou o corpo físico da serpente no jardim do Éden. “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?”; (Gn 3.1).  “E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos, mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele”; (Ap 12.7-9). Satanás pode controlar a mente de uma pessoa? Sim, ele possessou o coração (sentimentos, desejos, instintos ) e também possessou a mente; (intelecto, vontade, razão) de Judas Iscariotes. “Estava, pois, perto a Festa dos Pães Asmos, chamada de páscoa. E os principais dos sacerdotes, e os escribas andavam procurando como o matariam, porque temiam o povo. Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze. E foi e falou com os principais dos sacerdotes, e com os capitães de como lho entregaria, os quais se alegraram e convieram em lhe dar dinheiro. E ele concordou e buscava oportunidade para lho entregar sem alvoroço”; (Lc 22.1-6). “E, acabada a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse”; (Jo 13.2). “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo”; (2 Co 11.3). Como então resistir a esses três ataques de Satanás? Se aproximando mais de Deus! Realizando a Sua vontade, sujeitando a Ele. “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”; (Tg 4.7). Sujeitar e resistir, ambas atitudes envolvem e requerem uma ação. Nós nos submetemos a Deus através da obediência.

Conheça nossos livros Clicando no link abaixo 



As doenças mentais causadas por espíritos malignos
Mat.: 8 – 16 “Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes”.
Marcos: 5 “Ao desembarcar, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, um homem possesso de espírito imundo…o qual vivia nos sepulcros, e nem mesmo com cadeias alguém podia prendê-lo…Porque Jesus lhe dissera: Espírito imundo, sai desse homem!…Indo ter com Jesus, viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido, em perfeito juízo; e temeram”.
Em toda a Bíblia não encontramos texto que trata diretamente sobre a origem dos transtornos mentais. Entretanto, alguns textos bíblicos deixam bem claro que pessoas alvo de espíritos malignos podem ter comprometimento em seu estado psíquico tanto nas funções básicas quanto no comportamento geral.
Mateus capítulo 8, versículo 16, deixa bem claro que algumas doenças podem ser causadas por espíritos malignos, uma vez que pessoas eram curadas após ficarem livres de tais espíritos.
Marcos capítulo 5, nos fala do endemoninhado gadareno, descrevendo um quadro de isolamento social (“vivia nos sepulcros”), agressividade e impulsividade (“nem com mesmo cadeias alguém podia prende-lo”), errância (“andava sempre, de noite e de dia”), automutilação e alterações graves de comportamento (“ferindo-se com pedras). O quadro se enquadraria perfeitamente nas descrições dos Transtornos Psicóticos modernos. Novamente a libertação das forças espirituais promoveu cura (“em perfeito juízo”).
As doenças mentais causadas por pecado e Rebelião contra Deus
Daniel capítulo 4 nos fala sobre o rei Nabucodonosor, que se rebelou contra Deus e ficou louco.

Há doenças sem causas espirituais
Marcos: 1 – 32 “E, tendo chegado a tarde, quando já estava se pondo o sol, trouxeram-lhe todos os que se achavam enfermos e os endemoninhados”.
O texto de Marcos capítulo 1, versículo 32 separa os enfermos dos endemoninhados, deixando bem claro que há enfermidades sem origem espiritual.
Neste momento é importante lembrar que o pecado original do homem no Jardim do Éden não apenas proporcionou seqüelas espirituais, mas, fragilidades e disfunções em seu corpo, alma e espírito.

SINTOMAS DA ESQUIZOFRENIA ESPIRITUAL

Deus é a nossa cobertura de proteção, mas a cobertura pode ser quebrada. Prov. 26:2 A maldição sem causa não pode vir. Isso significa que você abrir a porta e colocar detém em seu muro de proteção. Então um espírito de peso ou opressão demoníaca pode entrar em você.
Os sintomas de opressão demoníaca são:
Peso significa um pouco escura, escurecer, tabagismo, peso, maçante, sintomas de possessão.
Quando há pecado em sua vida, que escurece seu semblante. Ele ofusca a visão, rouba a esperança e não pode sentir ou ver o Senhor em sua vida, porque o pecado separa. Traz uma sensação de peso, sensação de opressão e sacia a fé. Não só isso tormento demoníaco, a perda da paz. O pecado é como uma praga que coloca uma nuvem sobre você que parece pairar sobre você. Quando uma pessoa faz o ocultismo, ele realmente pode colocar um espírito angustiado sobre eles. Por que, por causa dos espíritos demoníacos ocultos.
A cerca de proteção é quebrada pelo pecado. Eclesiastes 10:08 : "Aquele que cava uma cova cairá nela , e quem romper um muro , uma cobra o morderá. "
O que quebra a cerca de proteção para o inimigo pouco? Demônio tem que entrar uma pessoa tem um "direito legal"? . O pecado é o principal demônio direito legal ter. Nossos pecados e dos pecados de nossos antepassados são direitos legais para a entrada de demônios descer da árvore genealógica como espíritos familiares - eles vão tentar te ( por causa de uma inclinação por meio de pecados de gerações) para levá-lo ao pecado. É por isso que alguns maus traços de caráter? São herdadas.
Outros direitos legais, os demônios têm são maldições hereditárias através de laços da alma, objetos em nossa posse que o Senhor qualifica como abominações e trauma físico ou emocional ou pecado tudo produz um espírito angustiado.
Os sintomas da opressão demoníaca são identificáveis pelos seguintes fatores:
Sentimentos incontroláveis, ódio maciço ou medo, culpa irracional, Incontrolável e assedia a vitima é a cometida de Pensamentos tipo:
Pensamentos blasfemos contra o pregador ou na pregação, sonhos horríveis que causam sensação aterrorizada, pensamentos homicidas, aguda baixa auto-imagem
Anormais Problemas Médicos:
Convulsões, dor, aguda sem razão para abdômen ou na cabeça, arrepios repentinos ou calor.
Perda de tempo, apagões, sonolência imensurável, mas não sobre qualquer medicamento em torno de coisas espirituais, demonstração de talentos extraordinários, de repente vozes que não são a sua própria em sua mente e eventos sobrenaturais, fuga de itens e outras coisas bizarras.
Propenso a acidentes, depressão persistente, opressão e peso ou tristeza, conversa negativa, pensamentos autodestrutivos, doenças crônicas, pensamentos autodestrutivos, incapacidade de se concentrar ou focar, facilmente rejeitada e quer recuar ou atacar como você se sente com os outros, sinta-se como você tem uma banda em torno de sua cabeça, medo extremo, fobias ansiedade, anormal, a solidão irracional, violento, comportamento imprudente, candidato a emoção, ouvir vozes em sua cabeça, culpa irracional e ou vergonha ou sentir-se impuro, atormentam os pensamentos e imagens, vícios que controlam você ( jogos de azar, drogas, álcool, compras, pornografia , masturbação, luxúria fantasia luxúria , doença mental, rejeição, indignidade, sentimentos inseguros, sente que são invisíveis para todos, mesmo Deus, auto corte, auto-sabotagem.
São atacados por demônios sexuais à noite incubus e espíritos súcubo, confusão constante no pensamento, por vezes uma grande dificuldade em se lembrar das coisas, pesadelos horríveis causando medo (tendo muitas vezes imagens demoníacas, ódio e amargura para com os outros , sem motivo justificável, irracional e incontrolável raiva, desejo de fazer o que é certo, incapacidade de realizá-lo, personalidade e atitude mudanças bruscas.
Contrastes graves - aparecem esquizofrênico, obsessões alimentares, bulimia, anorexia nervosa, pecados sexuais compulsivos, especialmente as perversões, riso irracional ou chorando, reações ao nome e do sangue de Jesus Cristo, verbalmente ou através da linguagem corporal,
Linguagem e ações vulgar, perda de tempo (de minutos a horas - terminando em algum lugar, sem saber como você chegou lá - regularmente fazer as coisas de que não há memória), Sonolência extrema em torno de coisas espirituais, como ler a palavra , ouvir um pregador,
Demonstração de habilidades extraordinárias (ou ESP ou Telekinesis)
Experiências sobrenaturais - assombro, movimento ou desaparecimento de objetos, e outras manifestações estranhas, pain ( sem explicação justificável - especialmente em cabeça e / ou estômago) , Blackouts ou perda de tempo , Doenças físicas, muitas vezes podem ser aliviados por um comando da autoridade espiritual (ou seja, crise epiléptica , ataques de asma , várias dores) , Interferência súbita com as funções corporais ( temporário) - zumbido nos ouvidos, incapacidade de falar ou ouvir, dor de cabeça súbita e intensa , hipersensibilidade na audição ou tato, calafrios súbitos ou calor avassalador no corpo, dormência nos braços ou pernas, paralisia temporária, tremenda hostilidade ou medo quando se deparam com alguém envolvido no trabalho de libertação.
A forte aversão para com a leitura das escrituras e oração (especialmente um em um), Riso irracional ou chorando, Exibicionista - você quer despir-se e mostrar-se, Extremo interesse no paranormal, lado escuro, Inquietação Extreme (especialmente em um ambiente espiritual), agitação sem motivo conhecido, como um sentimento de querer quebrar alguma coisa ou machucar alguém.
Ter desejo sexual com alguém do mesmo sexo, sentimentos constantes de inutilidade, vergonha, culpa , ideação suicida, desrespeito pela aparência física, desaparecimento de itens e, em seguida, os itens de retorno, doenças a longo prazo , doenças.

Como libertar uma pessoa que sofre de opressão
Em primeiro lugar, a pessoa deve ser conscientizada de seu verdadeiro estado. Não use de sensacionalismo, evite expor a vida da pessoa ao ridículo. Se for durante um culto, fale com elas particularmente. Elas precisam entender a situação em que se encontram e desejarem a libertação no Nome de Jesus. Peça que orem ao Senhor, confessando seus pecados e rejeitando as investidas do inimigo. Em seguida, como representante de Jesus, desfaça todo direito de opressão dado ao demônio e feche todas as portas de entrada.

Conheça nossos livros Clicando no link abaixo 



Muitas das coisas que mencionamos envolvem as pessoas que, na maior parte dos casos, vivem fora da graça de Deus, pessoas que vivem em situações de pecado mortal. É claro que para um crente o primeiro passo é reconciliar-se com Deus através da oração e leitura das Sagradas Escritura. A pessoa pode seguir um caminho de fé acompanhada por um Ministro espiritual. Obviamente, se estas pessoas manifestam problemas psíquicos, ou médicos, podem pedir a ajuda de um especialista.
Normalmente durante uma opressão maligna não há manifestação de demônios, porém algumas pessoas podem cair, durante o processo de libertação, isto acontece, porque seu físico até então, estava sob controle de forças satânicas, e ao saírem, sobrevém uma desestruturação. Isso é normal, para resolver o problema, basta pedir ao Senhor que cuidem do corpo, alma e espírito dessas pessoas. É sempre bom ter o apoio de outros cristãos, que amparem essas vidas. O papel destes é segurar, cuidar e lhes oferecer um pouco de água, e muito amor, para então orar com elas e ministrar-lhes a paz de Cristo.
Depois de você tomar uma posição contra os ataques do inimigo, aqui estão cinco atitudes que devemos tomar:
1) Não se esqueça de quem você é. Você não mudou apenas de religião quando aceitou a Cristo como seu Senhor e Salvador. Você mudou de lado (espiritualmente falando). Você estava nas trevas e agora está na luz. Você estava do lado do perdedor e agora está do lado de Jesus Cristo, que te faz vencedor em todas as coisas!
2) Não ignore seu tempo e lugar de oração. Essas duas coisas são vitais para uma vida abençoada: um tempo de oração todos os dias e um lugar para você orar.
3) Não abandone o lugar onde você recarrega suas energias: a sua igreja ou reunião em células, por exemplo.
4) Não saia de perto dos seus amigos espirituais. É sempre bom estar perto de pessoas que viveram mais, fizeram mais do que você e podem te dar conselhos sábios.
5) Não saia debaixo da proteção pastoral. Geralmente, quando as pessoas querem se desviar dos caminhos de Deus, elas fogem dos líderes espirituais com medo deles apontarem o dedo. Mas isso é um grande engano, pois os líderes são pessoas escolhidas por Deus para cuidar de sua vida e não para te jogar pedras. Se você fez isso, não espere até que o inimigo o machuque ainda mais para você procurar o auxílio daqueles que tem um papel pastoral em sua vida.
Se você estiver sendo atacado espiritualmente pelo inimigo, lembre-se que Deus te deu o livre arbítrio. Então, se você decidir buscá-Lo, não há poder neste mundo que possa te derrotar. Deus é o maior interessado em sua vida e você deve seguir as dicas acima para estar preparado para vencer!

Oração da libertação espiritual
Em nome de Jesus Cristo, eu agora renuncio, quebro e desligo de mim mesmo e de minha família toda a dependência negativa, cativeiro ou sujeição demoníaca que existe em mim ou em minha família, decorrentes de atos praticados por meus pais, avós, bisavós, cônjuge, tios ou tias, primos parentes ou quaisquer outros seres humanos, vivos ou mortos, que no passado ou quaisquer outros momentos da minha vida, me dominaram ou controlaram de maneira contrária à vontade de Deus.
Neste instante, confesso o meu arrependimento e peço perdão se a alguém eu dominei ou controlei de forma errada. Agradeço Senhor Jesus, por me terdes liberto. Glórias e Louvores a ti, Senhor.
Em nome de Jesus Cristo eu agora renuncio, quebro e desligo de mim e de minha família, toda e qualquer maldição lançada ou herdada sobre mim ou minha linha de família, como resultado de qualquer tipo de transgressão à lei de Deus tanto de minha parte, quanto da parte dos meus pais, meus avós, meus bisavós ou de quaisquer outros ancestrais.
Em nome Jesus Cristo, eu agora renuncio, quebro e desligo todas e quaisquer prisões demoníacas e cativeiros satânicos, todas e quaisquer dependências negativas existentes em mim e em minha linha de família, principalmente as que ocorreram como resultado de meus pecados ou de envolvimento psíquico de minha parte ou da parte de meus pais, meus avós, meus bisavós ou de quaisquer outros ancestrais.
Liberte nossas almas das contendas, desuniões, miséria, tristeza, mentira, falsidade, doenças hereditárias, assaltos, assassinatos, tragédias de todo o tipo, seja física, espiritual ou mental. Que as armadilhas do nosso inimigo carnal ou espiritual sejam agora desfeitas pelo seu poder oh poderoso e glorioso Deus.
Que seu fogo consumidor agora consuma todo mal em nossos DNA´S, em nossa casa, trabalho, estudo, vida social, financeira, sentimental, psique consciente e inconsciente, derrotando toda a obra do diabo e seus demônios, pelo poder do nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Derrama Meu Deus o Sangue de Jesus Cristo Teu filho sobre nossas vidas e nos perdoa de todos e qualquer pecado meu Pai.
Em nome de Jesus Cristo, eu agora renuncio quebro e desligo de mim mesmo e de minha família toda a hereditariedade psíquica, poderes psíquicos e doenças físicas ou mentais que apareceram devido a qualquer pretexto, principalmente como resultado dos pecados ou envolvimento com ocultismo e outras religiões que não são do vosso agrado, tanto da minha parte ou da parte de meus pais, meus avós, meus bisavós ou de quaisquer outros ancestrais.
Envia, meu Senhor, teus anjos meu Pai querido para proteger a minha família e eu e tudo que nos pertence, Senhor Jesus Cristo esteja conosco pelo poder de Deus hoje e sempre, livrando-nos de todo o mal, seja real ou pensamentos que nossos inimigos possam ter para nos atacar. Soberano e Eterno Deus liberte-nos também das dívidas, da miséria e provem fartura e riquezas em nossas vidas vindas do teu trono meu pai te pedimos e rogamos em Nome de Jesus Cristo teu filho amado.
Em Nome de Jesus Cristo!
Amém!

CONTINUA...





Leia este estudo completo adquirindo o livro A ESQUIZOFRENIA E A OPRESSÃO ESPIRITUAL
que é um verdadeiro manual de orientação sobre a diferença da linha tênue entre A ESQUIZOFRENIA E A OPRESSÃO ESPIRITUAL.

PEÇA JÁ SEU LIVRO

Sumário do livro
AGRADECIMENTOS
DEDICATÓRIA..................................................................................  
INTRODUÇÃO..................................................................................
A MENTE E O CÉREBRO..................................................................
O DELÍRIO RELIGIOSO....................................................................
A ESQUIZOFRENIA ESPIRITUAL ......................................................
O TRANSTORNO MENTAL E A ESQUIZOFRENIA ESPIRITUAL ...........
SINTOMAS DA ESQUIZOFRENIA ESPIRITUAL ..................................
A ESQUIZOFRENIA COMO TRANSTORNO MENTAL.........................
ALIMENTOS QUE AJUDAM NO TRATAMENTO ...............................
ESQUIZOFRENIA ESPIRITUAL OU OPRESSÃO ESPIRITUAL ...............
SINTOMAS DA OPRESSÃO ESPIRITUAL...........................................
COMO IDENTIFICAR OS SINAIS DE OPRESSÃO ESPIRITUAL .............
AS DOENÇAS MENTAIS CAUSADAS POR ESPÍRITOS MALIGNOS ......
ARMAS PARA DERROTAR A OPRESSÃO ESPIRITUAL.......................
COMO OS DEMÔNIOS INFLUENCIAM A MENTE HUMANA .............
AS FASES DE POSSESSÃO .............................................................
SINAIS DE QUE UMA PESSOA ESTÁ POSSUÍDA PELO DEMÔNIO...
COMO LIBERTAR UMA PESSOA QUE SOFRE DE OPRESSÃO ..........
ATITUDES A SEREM TOMADAS DEPOIS DA LIBERTAÇÃO..............
BIBLIOGRAFIA ............................................................................. 

PEÇA JÁ SEU LIVRO
https://uiclap.bio/Jose_Alfinyahu

SHALOM ADONAY

José Alfinyahu, Teólogo, Parapsicólogo, Psicanalista, Professor, Th.M em bíblia e Th.D em Teologia Sistemática.


Declaração de Direitos Autorais
O conteúdo em nosso site é produzido por Instituto Bíblico Cristão, e pertence por direito ao autor, publicador e/IBC.org. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de IBC.org. e inclua essa nota.


Conheça um pouco de nós e,

leiam nossos livros 

Clicando no link abaixo 

https://uiclap.bio/Jose_Alfinyahu

E, cresça na graça e no conhecimento bíblico.

Na compra de qualquer livro, você ganha uma coleção de Bíblias de estudos (digital).  Para ganhar basta clicar no link, adquirir um livro e enviar o comprovante para nosso E-mail j.alfin@hotmail.com ,  que enviamos seu prêmio. 


LEIA
PASTORES E LIDERES PSICOPATAS

A PSICOSE E ESQUIZOFRENIA


       
Oração poderosa para felicidade  


        

       Oração contra feitiços e bruxarias 




CURSO DE PSICANÁLISE



CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM TEOLOGIA, PARAPSICOLOGIA E PSICANÁLISE

CURSO DE PARAPSICOLOGIA



ESTUDE CONOSCO

SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA
FORMANDO CIDADÃO PARA UMA SOCIEDADE MELHOR
Com o fim de Habilitar ao Senhor um povo Entendido. Lucas 1:17.


CURSO DE PSICANÁLISE


CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA A DISTÂNCIA
BÁSICO EM TEOLOGIA 



ESTUDE TEOLOGIA 
SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA

SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA
SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA




DOAÇÃO VIA INTERNET
Caso queira fazer doação de qualquer valor para nos ajudar, via internet, utilizando cartões de crédito, débito o boleto bancário, clique no botão de “doação” abaixo. Utilizamos os serviços do PagSeguro Uol. É rápido e seguro.


AO DOAR GANHE UM BRINDE


         OBRIGADO por Ajudar nosso TRABALHO Social. SUA DOAÇÃO ajudará MUITAS PESSOAS SEREM Alcançadas e SOCORRIDAS. Ao DOAR qualquer valor VOCÊ GANHA TOTALMENTE GRÁTIS à ENCICLOPÉDIA DE BÍBLIA, TEOLOGIA E FILOSOFIA: 
6 VOLUMES de Russell Norman Champlin. Em mídia digital
Que enviaremos para seu E-mail assim que com firmamos sua doação.


PARTICIPE e GANHE!

PARA CONTRIBUIR COM QUALQUER VALOR CLIQUE EM DOAR 
AQUI EM BAIXO





OBRIGADO PELA SUA DOAÇÃO. 

 QUE O ETERNO TE ABENÇOE.

 SHALOM ADONAY



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O TRANSTORNO TDAH

 Dificuldade de atenção e hiperatividade: conheça o TDAH O que é o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade)? O TDAH é uma co...