José Alfinyahu: O COACHING NO EVANGELISMO

O COACHING NO EVANGELISMO


O COACHING NO EVANGELISMO
O COACHING NO EVANGELISMO
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Como são belos os pés dos que anunciam boas novas! Romanos 10:14-15.
A palavra coaching deriva da palavra inglesa coach, que significa treinador. Este, por sua vez, tem o objetivo de motivar e encorajar as pessoas na busca por seus objetivos, ensinando-o novas técnicas importantes que facilitem o seu aprendizado.
O Evangelista tem seu nome da transliteração da palavra grega evangeliste que significa anunciador das boas-novas, pregador do evangelho. É a habilidade espiritual que Deus dá a certos membros do corpo de Cristo para anunciar aos incrédulos o evangelho de forma clara, simples e objetiva, de tal modo que venham a tornarem-se discípulos e membros responsáveis da igreja.
O evangelismo coaching é um processo e uma competência que tem como base o aperfeiçoamento e desenvolvimento pessoal em Cristão através de nosso testemunho do evangelho. Nosso testemunho pessoal nos faz crescer pelo autoconhecimento e uma pessoa que se conhece melhor é capaz de superar limites. A descoberta de que é possível superar as limitações atuais e vivenciar uma experiência por meio do desenvolvimento espiritual, pessoal e a satisfação traz uma qualidade de vida desejável às pessoas.
Quando analisamos do ponto de vista material, particular e emocional, o coaching é capaz de realizar transformações positivas para o indivíduo e sendo assim podemos perceber que o evangelismo tem o mesmo propósito e objetivo, com diferença no espiritual, por isso podemos dizer que existe um evangelismo com base em coaching que nós chamamos de evangelismo coaching ou personal evangelism.
O evangelismo coaching é a melhor maneira de crescer em suas habilidades é aprender como falar sobre sua fé de uma maneira conversacional. Ao passar um tempo com Jesus regularmente e experimentar Suas bênçãos em sua vida, descobrirá um crescente desejo de compartilhar sua fé.
Todo cristão, a despeito de ter ou não o dom de evangelista, foi chamado para conquistar pessoas para Cristo. A grande comissão é universal. Além disso, todos os dons espirituais convergem para o cumprimento da missão de levar o conhecimento de Cristo às pessoas. A diferença com a pessoa que foi agraciada com o dom de evangelista, é que a ela foi disponibilizada uma porção especial de habilidades. Possuem um alto poder de convencimento e persuasão. De forma excepcional, fazem convites e apelos, formam novos discípulos e conduzem pessoas a se tornarem comprometidas com Deus e Sua igreja.
Se analisarmos o coaching e o Evangelismo observarão certa conotação entre eles, com diferenças em alguns conceitos.
As características pessoais do Evangelista
Tem uma verdadeira paixão pelos que ainda não conhecem a Jesus Cristo como seu Salvador, tendo especial capacidade para iniciar uma conversão com estranhos e introduzir o tema da fé e da salvação. Vive buscando oportunidade para anunciar o evangelho e engenhando como fazê-lo de forma criativa e simples. Não perde oportunidades e não se envergonha de falar de sua fé em público ou a desconhecidos. É impaciente com igrejas e líderes que não têm visão evangelística. Atos 8:5-6, 26-40; 14:13-21; Romanos 10:14-15; Efésios 4:11; 2 Timóteo 4:5
As atividades do Evangelista
Pregação e visita com o objetivo de evangelizar, fundação de igrejas, evangelização de crianças, cultos evangelísticos, semanas de colheita, missão transcultural, missão com imigrantes, estudos bíblicos, classes bíblicas, testemunho pessoal aos não convertidos, pode usar talentos naturais (música, escrita, dramatização), cujas performances terão objetivo evangelístico, distribuição de literatura evangelística, pesquisa de opinião pública com finalidade evangelística, conferências públicas.
Alguns cuidados do Evangelista
Alguns cristãos com esse dom agem como “vendedores”, exercendo uma pressão desmedida sobre seus interlocutores.
Muitos estão fixados no batismo, que dão pouca ênfase ao processo do discipulado.
Cuidado com a prática de um tipo de “terrorismo evangelístico” quando coloca cores fortes na perdição como forma de comover as pessoas a aceitarem a salvação.
Corre ainda o risco de oferecer uma religião sem compromisso, omitindo certas demandas do evangelho e oferecendo uma salvação que não requer arrependimento e conversão genuína.
No evangelismo coaching prioriza as necessidades especialização psicológicas e sociais e as incorporaram às necessidades presentes na sociedade moderna a fim de desenvolver um perfil evangelístico cada vez mais motivado, preparado e comprometido com o bem comum da igreja.
Remetendo assim a domina um território cada vez mais perdido para o inimigo de nossas almas. Um evangelista sempre à procura de ganhar almas. Dessa maneira, é importante se especializar naquela área de relações humanas além de um profundo conhecimento bíblico para compartilhar e não para discutir com as pessoas.
Disciplina
Assim sendo, o evangelista tem que ter disciplina emocional para acalma seu ego, e isso significa cumprir e viver a humildade bíblica. Pessoas disciplinadas são capazes de com ter, com responsabilidade, e preferir perder uma discussão que ganhar uma conversa e perder uma alma.
Persistência e Resiliência
Estas duas características são chaves de extrema importância para o sucesso do evangelista. Algumas vezes, os resultados podem levar um tempo para aparecer, e, dessa maneira, o evangelista deve saber se controlar emocionalmente para colher os frutos do seu trabalho no tempo certo.
Habilidades sociais
Estas habilidades são essenciais para se estabelecer parcerias e fortalecer a credibilidade, tornando-se referência no meio em que atua. Tenha em mente que o evangelista lido com pessoas que algumas vezes podem sofrer de traumas emocionais. Assim sendo, é imprescindível ter um conhecimento básico deles para poder saber como lidar em determinadas situações.  
Aproveitar as oportunidades
É muito importante saber visualizar as oportunidades e saber aproveitá-las. Algumas pessoas possuem facilidade em enxergá-las, mas não tomam atitudes cabíveis para aproveitá-las. Dessa forma, ao vislumbrar uma oportunidade interessante, crie um planejamento e execute-o com ajuda de pessoas que queiram ganha almas como você. Porém, será necessário um estudo em grupo para que tenham o mesmo método evangelístico.

CHAMADO PARA EVANGELIZAR
Todo cristão recebeu um chamado especial da parte de Deus para pregar o evangelho. Esta chamada se deu no momento da salvação. Em I Pedro 2.9, está escrito: Vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Jesus, portanto, nos chamou das trevas para a luz, a fim de anunciarmos o seu santo evangelho!
Sei que toda pessoa que deseja evangeliza sabe disso, mas, como fazer esse chamado ser extraordinariamente bem sucedido é que o evangelista usando as ferramentas do Coaching precisa saber.
Levando em conta que o Coaching trata-se de um processo que produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada. E como sabemos que é isso que todo evangelista deseja para seu evangelizado e como entendemos o poder que o evangelho tem de transformar as pessoas levando-as para uma situação melhor em uma vida com com Jesus, sentimos um grande desejo de evangelizar usando todas as técnicas possíveis para alcançar as almas perdidas.

NO EVANGELISMO AS FERRAMENTAS SÃO
A) A BÍBLIA
Bíblia de um evangelista tem que estar em condições de uso, não caindo aos pedaços ou cheia de papeis que mal dá para fechá-la! Se possível sublinhar os principais versículos que tratam sobre a salvação, fé, pecado, amor de Deus etc...
B) OS FOLHETOS
Alguns cuidados com a utilização dos folhetos:
- não amasse os folhetos, pois ninguém gosta de ler um folheto todo amassado;
- Não os deixe ficar molhados com o suor de suas mãos, sempre os entregue em perfeito estado as pessoas;
- Você deve antes de tudo, conhecer a mensagem do folheto entregando o folheto apropriado a cada pessoa;
- O folheto deve sempre ter atrás, o carimbo da igreja com o endereço e dias de culto de modo legível.
- Não pense que a entrega de folhetos não surte resultados.
C) O RAPOT NO EVANGELISMO
Meus alunos sempre dizem professor o que é rapot? E você, talvez, está se questionando o que é isso?
Rapport é uma palavra de origem francesa e não tem tradução para o português, entretanto, dentro da PNL criar o Rapport pode ser entendido como o estabelecimento de confiança, harmonia e cooperação em uma relação.
Rapport é um conceito originário da psicologia que remete à técnica de criar uma ligação de empatia com outra pessoa. O termo vem do francês rapporter, cujo significado remete à sincronização que permite estabelecer uma relação harmônica. A técnica objetiva gerar confiança no processo de comunicação para que a pessoa fique mais aberta e receptiva durante a terapia. Isso faz com que ela interaja, troque e receba informações com mais facilidade.
O coaching se apropria da técnica de rapport para criar a sinergia necessária com o cliente e torná-lo mais receptivo durante as sessões. Esse método gera três comportamentos fundamentais nos envolvidos: coordenação, positividade e atenção mútuas. Ele constrói laços de compreensão e estabelece um diálogo em que todas as opiniões são consideradas e os pontos de vista e valores correspondidos e respeitados.
Não há como forçar o rapport. Ele exige uma demonstração de sincero interesse pela opinião e pensamentos do outro. Bons coachs sabem estabelecer naturalmente essa ligação de respeito e confiança com outras pessoas sem que essa atitude pareça conscientemente forçada.
Para compreender melhor o que é rapport, temos que levar em conta os elementos que o compõe. Esse conceito, em primeiro plano, está relacionado a sentir a conexão que transcende o campo das palavras. Desse modo, em sua essência e amplitude, exige atenção e equilíbrio dos seguintes elementos:
1 – Contato Visual 2 – Expressão Facial 3 – Postura Corporal 4 – Equilíbrio Emocional 5 – Tom de Voz – (Timbre) 6 – Andamento – (Timing) 7 – Volume – (Intensidade da voz) 8 – Comunicação Verbal – (Palavras) 9 – Comunicação Não-Verbal – (Gestos)

AS TÉCNICAS DE RAPOT
Existem diferentes técnicas de rapport. A mais famosa é conhecida como espelhamento. Ela é colocada em prática pela incorporação da linguagem corporal do seu interlocutor, como postura, gestos, expressões faciais, respiração, entre outros fatores que ajudem a criar empatia. Mas sua aplicação deve ser gradual e exige cuidado para as pessoas não acharem que estão sendo alvos de deboche.
Temos que usar a técnica de rapport que gere a reciprocidade. Este método trata-se do famosa técnica de Jesus em “dar sem esperar nada em troca”. Por fim, o compartilhamento de interesses em comum também pode ser classificado dessa maneira. Muito comum no nosso dia a dia, ajuda a construir uma relação de camaradagem e confiança.
Como você deve ter percebido, certamente pratica ou já praticou rapport nos seus relacionamentos sem saber o que era. Precisamos compreender o universo de cada pessoa para convivermos bem em família, no nosso trabalho e até para fazermos amigos e sermos felizes em nossa vida amorosa.
Assim sendo, da mesma forma que os nossos relacionamentos cotidianos são estabelecidos na base da confiança e respeito, o evangelismo com base em coaching também precisa desse tipo de vínculo para estabelecer uma boa comunicação durante o processo. O evangelista deve compreender as necessidades de seu evangelizado, identificar seu modo de agir, observar e se comunicar para oferecer o auxílio necessário para ele alcançar os objetivos desejados.
Emprega-se o rapport no evangelismo coaching  para deixar as pessoas ficarem à vontade, de modo que exprima as suas ideias e opiniões e fique aberto às propostas de mudanças. A técnica é necessária para estabelecer uma relação de afinidade em todos os aspectos, que permitam que evangelista e evangelizado se aproximarem, se conectarem e se respeitarem. Esses fatores ajudarão a focar o procedimento no objetivo principal do processo evangelístico.

EVANGELISMO COACHING COM RAPOT NA PRÁTICA
Quando você cria uma atmosfera de confiança e harmonia com uma pessoa a transição do diálogo de relacionamento para o evangelismo é simples e extremamente eficaz. As reações comportamentais são muito mais efetivas.
Para obter Rapport você pode espelhar qualquer parte do comportamento do seu interlocutor ajustando o seu comportamento verbal e não verbal para se mover junto com ele. Isso é o mesmo que dar um comando para a mente inconsciente da pessoa, dizendo para confiar em você, pois é parecido com ele.
Esta técnica atinge um nível inconsciente, portanto tem que ser feita com discrição, elegância e sutileza, caso contrário acabará irritando seu interlocutor, pois parecerá uma criança querendo implicar com seu colega imitando todos os seus gestos.
Qualidades vocais: iguale a tonalidade, volume, ritmo, velocidade e etc.
Palavras:
Use as palavras que ela usa ou/e que coloca ênfase, use também seus termos preferidos, mesmo que estejam errados, mas é o que interessa para seu interlocutor.
Expressões faciais:
Levantar sobrancelhas, apertar os lábios, enrugar o nariz e concordar mexendo a cabeça enquanto a pessoa fala.
Estes são alguns dos espelhamentos possíveis. Ressalto que, sempre faça o espelhamento de forma sutil, para que assim a técnica se torne eficaz. O importante a saber, é que a base fundamental do Rapport é o acompanhamento, ou seja, primeiro acompanhe para depois conduzir, é como uma dança, primeiro você acompanha o seu par no ritmo da música e logo depois ele que te acompanhará. Em um nível alto de Rapport é possível que a pessoa comece a te espelhar, neste momento a pessoa aceita melhor a evangelização e sua sugestão para ele ouça a palavra de Deus e aceite a Jesus como Salvador de sua vida.
Assim sendo, depois de estabelecer o rapot comece seu evangelismo sem pressa, sem preocupação ou afobação, seja calmo e ao entregar um folheto levante discretamente às sobrancelhas e com sorriso use uma das seguintes frases dependendo do período do dia:
Bom dia!
Boa tarde!
Boa noite!
Mantenha sempre o contato visual, lembre-se de manter uma expressão facial feliz, tenha uma postura corporal elegante, respire calmamente para manter seu equilíbrio emocional, e com tom de voz calma e firme.
Estenda a sua mão e diga; tenho boas noticias que podem melhorar sua maneira de viver.
a) Neste folheto tem uma mensagem importante para sua vida!
b) Algo de importância para você!
c) Um recado de Deus para você e sua família!
d) Este folheto que explica o caminho da salvação!
Entregue o folheto sempre sorrindo. Um evangelista nunca irá conquistar uma alma oferecendo-lhe um folheto com a cara fechada ou sem mesmo olhar na pessoa! Portanto, seja gentil.
Entregue o folheto debaixo de oração, sempre orando em espírito. Ore antes, durante e depois de entregá-lo. Os demônios fazem de tudo para atrapalhar a obra de evangelização.
Não insistir
Não force ninguém a pegar o folheto, quando a pessoa rejeitar não tente forçá-la, isso só piora a situação, mesmo por que, a pessoa esta no direito dela de rejeitá-lo. Nesse caso  agradeça de modo gentil e continue seu trabalho.
Seja ousado, porque Deus nos tem dado espírito de timidez, mas de poder, de amor e de moderação.
- NÃO DISCUTA COM AS PESSOAS!
- NÃO CRITIQUE AS RELIGIÕES!
- NÃO SE IRRITE SE ALGUÉM JOGAR FORA O FOLHETO TORNE A JUNTÁ-LO!
Mantenha acalma e siga seu caminho com muita calma.

PARA TER SUCESSO NO EVANGELISMO É PRECISO
Uma vida exemplar
De acordo com a Palavra de Deus, nós somos a luz do mundo. Mt 5.14-16. Nossa maior pregação é a nossa vida; isto é, a nossa maneira de viver; o nosso testemunho.
O texto de (I Pedro 3.1b) nos ensina que podemos ganhar nossos familiares para Jesus sem precisar falar.
O estudo da bíblia
Quem deseja ser um bom evangelista, deverá conhecer a Bíblia, conhecer sua origem, seu propósito, seu caráter e seus efeitos. É natural que o evangelista seja amante da leitura da palavra de Deus, e da boa literatura. É fundamental que o cristão consciente do seu chamado seja um bom comunicador, a fim de anunciar a salvação e o amor daquele que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz.
Dicas para ser um bom Evangelista:
Una-se a um grupo que, em conjunto, pratica a evangelização com regularidade. Se ainda não existe um grupo desses na sua igreja, então organize um. Escolha para isso, em primeiro lugar, pessoas às qual Deus também concedeu esse dom e se dividam em duplas missionárias.
Trabalhe de acordo com um planejamento evangelístico.
De tempos em tempos forme uma dupla missionária com alguém que tenha esse dom mais acentuado que o seu, e preste muita atenção nelas. Mais tarde converse com elas para saber o porquê de sua forma de agir.
Treina outras pessoas na prática da evangelização. Isso também desenvolverá o seu dom.
LEIA nosso post sobre perguntas e resposta no evangelismo

VERSICULOS PARA O EVANGELISMO
O primeiro, e mais famoso dos versículos evangelísticos, fala sobre o amor de Deus eu como Ele deseja a salvação de todos. Se bem trabalhado esse versículo evangelístico já gera uma ótima conversa com seus ouvintes:
Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16.
Com esse versículo, podemos ajudar as pessoas a entenderem que só encontramos salvação em Jesus:
Respondeu Jesus: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”. João 14:6.
Temos ainda outro que está entre os mais usados versículos para evangelismo, que fala sobre a Bíblia ser a palavra de Deus, e não somente um livro. Muitas pessoas acreditam que estamos seguindo um livro escrito há muito tempo, na verdade, estamos seguindo a própria Palavra de Deus:
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;” 2 Timóteo 3:16.
O intuito de nosso evangelismo é levar as pessoas para Cristo, logo, temos que decorar alguns versículos para evangelismo que são de extrema importância em qualquer conversa. O versículo abaixo é um desses casos:
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;” Atos 2:38.
Para entender sobre a vida eterna
Devemos lembrar às pessoas sobre a eternidade e que, quem guardar o Cristo nos ensinou, terá uma vida perfeita ao lado do Pai. Ainda é nossa obrigação ensinar a todos que a condenação também durará por toda a eternidade:
Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.” João 5:24.
No final das contas, tudo o que Cristo pede é para que as pessoas creiam nEle. Ninguém precisa crer no que estamos dizendo, basta que as pessoas leiam estes versículos de evangelismo e cheguem às suas próprias conclusões:
Asseguro-lhes que aquele que crê tem a vida eterna.” João 6:47.
Pois é através das escrituras que as pessoas conhecem a verdade, não é através de nós ou de nossos esforços, é apenas através da Palavra de Deus. Abaixo temos mais um dos versículos para evangelismo que são muito utilizados:
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” João 8:32.
Para que todos entendam que Cristo nos salvou
Antes de mais nada, precisamos entender a necessidade que temos de salvação:
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” Romanos 3:23 .
Sendo assim, se pecamos, merecemos a morte, natural e espiritual:
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:23.
É preciso fazer com que as pessoas percebam que Cristo morreu por nós, para que todos nós fôssemos salvos de uma vida vazia e da morte eterna:
Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.” 1 Pedro 2:24.
Quando aceitamos o sacrifício de Cristo, não precisamos mais temer nada, podemos andar em segurança e tranquilidade pois, mesmo que morramos, estaremos vivos ao Seu lado. Esse é um dos versículos evangelísticos indispensáveis:
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” João 11:25-26.
“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” Lucas 19:10.
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”. Atos 4:12.

Não perca a continuação deste post

LEIA COACHING NA IGREJA

CONTINUA 


Leia também  A CURA PARA AS DOENÇAS

José Alfinyahu, Teólogo, Parapsicólogo, Psicanalista, Professor, Th.M em bíblia e Th.D em Teologia Sistemática.

Declaração de Direitos Autorais
O conteúdo em nosso site é produzido por Instituto Bíblico Cristão, e pertence por direito ao autor, publicador e/IBC.org. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de IBC.org. e inclua essa nota.


          CURSO DE PSICANÁLISE EM PROMOÇÃO



CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM TEOLOGIA, PARAPSICOLOGIA E PSICANÁLISE


CURSO DE PARAPSICOLOGIA 


ESTUDE CONOSCO

SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA
FORMANDO CIDADÃO PARA UMA SOCIEDADE MELHOR
Com o fim de Habilitar ao Senhor um povo Entendido. Lucas 1:17.


CURSO DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE 
NA PROMOÇÃO


CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA A DISTÂNCIA
BÁSICO EM TEOLOGIA 


ESTUDE TEOLOGIA 
SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA
SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA
SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA




DOAÇÃO VIA INTERNET
Caso queira fazer doação de qualquer valor para nos ajudar, via internet, utilizando cartões de crédito, débito o boleto bancário, clique no botão de “doação” abaixo. Utilizamos os serviços do PagSeguro Uol. É rápido e seguro.


AO DOAR GANHE UM BRINDE


         OBRIGADO por Ajudar nosso TRABALHO Social. SUA DOAÇÃO ajudará MUITAS PESSOAS SEREM Alcançadas e SOCORRIDAS. Ao DOAR qualquer valor VOCÊ GANHA TOTALMENTE GRÁTIS à ENCICLOPÉDIA DE BÍBLIA, TEOLOGIA E FILOSOFIA: 
6 VOLUMES de Russell Norman Champlin. Em mídia digital
Que enviaremos para seu E-mail assim que com firmamos sua doação.


PARTICIPE e GANHE!

PARA CONTRIBUIR COM QUALQUER VALOR CLIQUE EM DOAR 
AQUI EM BAIXO





OBRIGADO PELA SUA DOAÇÃO

 QUE O ETERNO TE ABENÇOE.

 SHALOM ADONAY



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS FENÔMENOS PSI E A PERCEPÇÃO EXTRA-SENSORIAL

A ETIMOLOGIA DO TERMO PARAPSICOLOGIA Parapsicologia vem do grego "para", "psique" e "logos" e sugere o signi...