José Alfinyahu: A CURA PARA AS DOENÇAS

A CURA PARA AS DOENÇAS

O poder das emoções sobre a sua saúde

Mens Sana in Corpore Sano. - MENTE SÃ, CORPO SÃO. 

A CURA PARA AS DOENÇAS
Sabemos que o primeiro a fazer uso da relação entre corpo e mente foi o filósofo Romano Juvenal, mas, o autor dessa frase é desconhecido.

A saúde precisa ser integral, e para isso não podemos desconsiderar nenhum dos aspectos que perfazem o conceito de saúde: física, emocional, mental e espiritual. Uma pessoa que queira cuidar da sua saúde precisará de uma mentalidade forte e coerente para construir um hábito que esteja em harmonia com seus pensamentos, emoções positivas e isso em todos os aspectos da sua vida.
Para isso temos que entender que o cérebro é um verdadeiro quartel-general do nosso corpo, responsável por comandar tantas e tão complexas atividades que nos permitem, basicamente, existir como pessoas. Sabemos que somos seres emocionais instáveis e às vezes pensamos que essa nossa estrutura é produto de algo externo. Porém, quando se trata de emoções temos que entender que é o nosso cérebro exerce papel fundamental sobre elas e elas sobre o cérebro. Isto porque, é o cérebro que governa o nosso pensamento e emoções. Pode-se dizer que ele é composto por duas partes: o cérebro racional e o cérebro emocional. Ambos os lados devem manter um equilíbrio para que a nossa saúde física e mental seja adequada. Enquanto o cérebro racional se baseia em evidências objetivas e estabelece relações entre causas e efeitos, o cérebro emocional funciona de forma diferente. É mais rápido do que o primeiro, já que não analisa as consequências das ações e atua por impulso. Foi através de estudos e analises que ficamos sabendo que a parte do cérebro que controla as emoções psicológicas é o chamado sistema límbico profundo, localizado na área frontal deste órgão. Graças ao sistema límbico somos capazes de armazenar informações em nossa memória, o que afeta profundamente o nosso estado emocional. Por exemplo, os traumas do passado nos fazem sentir emoções negativas, enquanto que as boas lembranças nos enchem de otimismo.
A partir do estudo de algumas funções das estruturas do sistema límbico é possível observar que as emoções não são apenas respostas dos estímulos externos, mas possuem interferência na função metabólica do nosso organismo, diversas interações entre os sistemas nervoso, endócrino e imunológico, promovendo as interações das percepções córticocerebrais com o hipotálamo, e as demais estruturas e principalmente pela interconexão de funções, e por isso a grande interferência de um abalo emocional em uma função visceral. Foi provavelmente deste fato que surgiu o termo: cagão.
A partir deste estudo, tornou-se mais fácil entender, também, muitos distúrbios emocionais graves que resultam em doenças, sendo um exemplo clássico o caso das úlceras gástricas, duodenais e não para por essas. Segundo os especialistas são varias as doenças que podem ter sua origem nas emoções. Logo, todo cuidado e pouco com os sentimentos ruins, principalmente porque eles tem tudo havê com o surgimento de doenças em nosso corpo. Assim sendo, procure analisar os sentimentos que não são bons para sua saúde, perceba e veja o que pode mudar para não lhe fazer mal. Se tiver que perdoar perdoe e esqueça, porque perdoar é esquecer o que fizeram de ruim para nós. Lembrar a agressão é remorso, é se ferir várias vezes pelo mesmo motivo.
Uma pessoa que não perdoa pode colher amargura, doenças e a perda das recompensas eternas. Como está escrito: Faça todo esforço para viver em paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Tenha cuidado de que ninguém perca a graça de Deus e que nenhuma raiz de amargura cresça até causar problemas, contaminando muitos. Hebreus 12:14-15.

Essas doenças que tem sua origem nas emoções são chamadas de psicossomáticas que são sintomas ou doenças biológicos ou físicos, com origem em fatores psicológicos. Com base no dualismo corpo-mente, a mente influencia o corpo e vice-versa, formando um só. Provavelmente, foi nesta teoria que nasceu o termo mente sã, corpo são. 
No início dos tempos, pensava-se que o ser humano estava dividido em duas partes, corpo e mente. Atualmente, depois de provas científicas sabe-se que a mente influencia o corpo e mesmo a própria biologia. Assim sendo, podemos afirmar que as doenças e sintomas psicossomáticos tem origem em emoções negativas internas, não exteriorizadas. Medos, emoções reprimidas, sentimento de culpa, rejeição, são exemplos emoções que se não forem devidamente exteriorizadas, irão ter repercussões ao nível psicológico como é óbvio, mas também físico. No extremo oposto, existem provas que quando estamos bem e fazemos as coisas que gostamos, ou sentimos prazer, o nosso organismo fica mais saudável, bem como o sistema imunitário aumenta a sua eficiência.

Em minhas pesquisas encontrei algumas doenças que são comuns na sociedade hodierna e tem sua origem na esfera emocional, listamos e descrevemos como se segue abaixo algumas doenças e os sentimentos que as desencadeiam.
Amigdalite: Emoções reprimidas, criatividade sufocada.
Anorexia: Ódio ao extremo de si mesmo.
Apendicite: Medo da vida. Bloqueio do fluxo do que é bom.
Arteriosclerose: Resistência. Recusa em ver o bem.
Asma: Sentimento contido, choro reprimido.
Bronquite: Ambiente familiar “inflamado”, Gritos e discussões.
Câncer: Mágoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo.
Colesterol: medo de aceitar alegria.
Derrame: Resistência. Rejeição a vida.
Diabetes: Tristeza profunda ( vida sem docura).
Diarreia: Medo, rejeição, fuga (eliminar de dentro o que está ruim).
Dor de cabeça: Autocrítica, falta de auto valorização.
Enxaqueca: Medos sexuais. Raiva reprimida. Pessoa perfeccionista.
Fibromas: Alimentar mágoas causadas pelo parceiro.
Frigidez: Medo. Negação do prazer.
Gastrite: Incerteza profunda. Sensação de condenação, idéias mal digeridas.
Hemorroidas: Medo de prazos determinados. Raiva reprimida. Pessoa perfeccionista.
Hepatite: Raiva, ódio. Resistência a mudanças.
Insônia: Medo, culpa.
Labirintite: Medo de não estar no controle.
Meningite: Tumulto interior. Falta de apoio.
Nódulo: Ressentimento, frustração. Ego ferido.
Pele (acne): Individualidade ameaçada. Não aceitar a si mesmo.
Pneumonia: Desespero. Cansaço da vida.
Pressão Alta: Problema emocionalmente duradouro e não resolvido.
Prisão de Ventre: Preso ao passado. Medo de não ter dinheiro suficiente.
Pulmões: Medo de absorver a vida.
Quistos: Alimentar mágoa. Falsa evolução.
Resfriados: Confusão mental, desordem, mágoas.
Reumatismo: Sentir-se vítima. Falta de amor. Amargura.
Rinite Alérgica: Congestão emocional. Culpa. Crença em perseguição.
Rins: Crítica, desapontamento, fracasso.
Ronco: Teimosia, apego ao passado.
Sinusite: Irritação com pessoas próximas.
Tireoide: Humilhação.
Úlceras: Medo. Crença de não ser bom o bastante.
Varizes: Desencorajamento. Sentir-se sobrecarregado.

O equilíbrio mental gera saúde
O cérebro é uma fantástica máquina uma assombrosa usina em permanente atividade é um verdadeiro quartel general que comanda todas atividades e funcionalidades do corpo. Temos noção de nossa capacidade intelectual, de como a utilizamos em nossa vida, mas desconhecemos os processos mentais que ocorrem na intimidade do cérebro. Sabemos, que o cérebro contém dezenas de bilhões de neurônios interligados por um numero ainda maior de sinapses. As sinapses são estruturas que possibilitam a troca de informações entre os neurônios. Para se ter uma ideia um único axônio pode formar sinapses com mil outros neurônios. O sistema de comunicação entre os neurônios é feito através de impulsos eletroquímicos. Nestas estão em ação os neurotransmissores, alguns bem conhecidos como, a noradrenalina, a acetilcolina, a dopamina, a serotonina entre outros que podem efetuar a reação final no órgão ou músculo alvo. Os neurotransmissores são conhecidos como os mensageiros do cérebro. Eles são substâncias químicas que permitem que os neurônios passem sinais entre si e para outras células do corpo, o que os torna importantíssimos em nossas funções vitais. Quando neurotransmissores são afetados, pode haver uma série de diferentes efeitos adversos no corpo. Doenças como Alzheimer, Parkinson entre outras são associadas com déficits desses elementos. Isso acontece porque, um simples neurônio capta a informação e a transforma em impulso nervoso, que se propaga pelo axônio que transmitir o impulso para a sinapse, que possibilita a transmissão de informações entre os neurônios. Para chegar até outro neurônio é preciso, ainda, o concurso de um dendrite, que é a terminação receptora de outro neurônio, quando então entra em ação os neurotransmissores.
Mas, quando há alterações no funcionamento desta substâncias químicas existentes em nosso cérebro o sistema entra em colapso devido a varias disfunções emocionais tipo: baixa autoestima, dificuldade em lidar com frustrações, pouca tolerância ao estresse e imaturidade emocional são, certamente, fatores relevantes. Eventos vitais significativos, como lutos, doenças crônicas, relacionamentos em conflitos, dificuldades financeiras ou qualquer mudança significativa no modo de viver, podem levar a um mau funcionamento dos neurotransmissores que podem então criar uma serie de doenças psicossomáticas que se tornaram patológicas com o passar do tempo.
Todo esse processo ocorre porque o cérebro é composto de células nervosas que interagem com o resto do corpo através da medula espinhal e do sistema nervoso. Estas células estão relacionadas com os centros cerebrais específicos onde à informação pode ser processada e gerar uma resposta apropriada. Essa resposta será conforme aquilo que pensamos ou sentimos, porque as experiências emocionais podem ser produzidas de duas maneiras: através do fluxo do sentimento e através do fluxo de pensamento. É devido a esse resultado que nasceu o termo, somos o que pensamos e sentimos.
Temos que ter em mente que o responsável final do pensamento, movimento e tudo que é produzido pelo corpo, é o cérebro humano, que permite que as pessoas interajam com sucesso ou fracasso com seu meio ambiente, é através da comunicação com os demais e a relação com outros objetos que criamos nossa realidade. Assim sendo, temos o pensamento e a fala como responsáveis pela criação da realidade em que vivemos. O Criador através da bíblia nos ensina que temos que policiar nossos pensamentos quando diz: Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é venerável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, seja isso o que ocupe os vossos pensamentos. Filipenses 4:8.
Ao pensar coisas boas e positivas, você estará vibrando na frequência de coisas também boas e positivas, será consequentemente isso o que irá atrair para a sua vida. E o oposto também acontece. A partir disso, é possível entender como é importante controlarmos os nossos pensamentos e zelarmos pela saúde da nossa mente.
Todos os estudiosos da mente são unanimes ao dizer que o estímulo das emoções atingem todos os nossos órgãos, contagiando de emoção o coração, os pulmões, o aparelho digestivo e etc. Os fisiologistas já mostraram que cada emoção está associada a um tipo de hormônio como, por exemplo, a felicidade com a conhecida dopamina, o afeto com a ocitocina, na hostilidade o cortisol. O estímulo inadequado de uma região chamada amígdala cerebral pode desencadear o pânico.
Como exemplo pode citar a ação dos hormônios movidos pela emoção que podemos criar uma serie de doenças no ser humano. A secreção dos hormônios do “stress” em excesso (cortisol e adrenalina), como acontece na raiva, pode piorar as doenças do coração, o câncer, a diabetes, a depressão e até o Alzheimer. O equilíbrio psicossomático, mantendo as boas relações afetivas, diminui a pressão arterial, o açúcar, entre outros; já a raiva pode até matar. Paulo sabendo disso escreve: Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Efésios 4:26.
Desta forma, podemos compreender como nos momentos de relaxamento, até de meditação, podem equilibrar o nosso cérebro emocional e liberar os hormônios menos agressivos, melhorando a nossa qualidade de vida.
Meu conselho para que você tenha uma vida com melhor saúde é sempre, perdoar e saber que ninguém é perfeito, valorizar-se muito, afinal se você não der valor, ninguém te valorizará. Ame seus defeitos e suas qualidades, pensando sempre em melhorar seus pontos a desenvolver. Afinal, como disse o médico dos médicos: Amarás teu próximo como a ti mesmoMarcos 12: 33. Mas, só serei capaz de amar o outro se me amo, e assim descobri minha dignidade de filho, ou filha amada de Deus. Porque, Deus é amor. Amar o próximo com ti mesmo, não é uma tarefa fácil, mas Deus o Pai provou que amar e perdoar  é possível, mesmo com toda a maldade do ser humano. E nós como filhos de Deus devemos seguir o Seu exemplo. Se queremos uma vida de vitórias devemos cumprir as vontades do Pai em nossa vida, pois somente desta forma garantimos grandes bênçãos e felicidades. Esta expressão amar o próximo como a ti mesmo aparece 8 vezes na Bíblia, e foi citada pela primeira vez em Levítico 19.18. Neste contexto, Deus estava dando uma série de instruções para Seu povo no que diz respeito ao relacionamento e tratamento para com o próximo para que possamos ser feliz na terra. Mas, Deus não estava sugerindo, em hipótese alguma, que seu povo desenvolvesse um mecanismo de auto amabilidade para poder amar o próximo de uma maneira melhor. Não! Deus sabe que somos egoístas por natureza. A ideia expressa aqui pelo Senhor é; Ame o próximo como você se ama. Isto porque, a pessoa que falta amor próprio, é incapaz de amar seu próximo por acha injusto que os outros sejam felizes e realizados. Assim sendo, essa pessoa sente muita dificuldade de amar o próximo como a si mesma, porque ela necessita de toda atenção para si por ser egoísta. Geralmente, um ser humano assim é extremamente carente, vive amargurado, tem raiva de Deus e da vida. Apresentam problemas de baixa estima, depressão, auto comiseração, ansiedade e tantos outros transtornos que resultam em doenças.
Para quem diz que ama, mas, é só da boca pra fora o Grande Mestre diz: Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus. Mateus 5:44. Afinal, mostrar amor pelos nossos inimigos pode mudar a forma de eles nos verem e a nossa de ver o mundo.
Temos de viver em paz com todas as pessoas, e viver em paz com os nossos pensamentos. Jesus disse: Se tu, pois, trouxeres a tua dádiva ao altar e ali te lembrares de que o teu irmão tem algo contra ti, deixa a tua dádiva ali na frente do altar e vai; faze primeiro as pazes com o teu irmão, e então, tendo voltado, oferece a tua dádiva. Mateus 5:23, 24. Sempre que tivermos um problema com uma pessoa, podemos mostrar e liberar amor por ela, procurando fazer as pazes o mais breve possível. Quando fazemos isso, nosso espírito e mente ficam muito feliz.
Você provavelmente já ouviu as palavras o que você resiste, persiste. Tenha em mente que, o que aconteceu, aconteceu, não se pode chorar pelo leite derramado. O que se pode fazer é liberar perdão para você e por todo aquele que pensamos que foi culpado por derramar o leite. É preciso entender que aquilo em que nos focamos expande-se. Se você ficar detido nas circunstâncias adversas que lhe aconteceram. Você é preso no loop temporal, em um eterno momento, e aí vai ficar retido condicionando o seu presente pelo passado e atrasando o seu futuro. Paulo sabendo disso escreveu: Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim. Filipenses 3:13. É necessário encarar as decepções, e superar algum sentimento de culpa ou ferida na alma para que não entre num espiral de negatividade e enraíze uma mentalidade de vítima acerca das dificuldades. Ficar paralisado pelo passado corta o seu fluxo de vida e faz revivê-lo uma e outra vez, impossibilitando uma mudança benéfica. Lembre-se o equilíbrio emocional abalado acarreta em diversas atitudes negativas. Entre outras coisas, ficamos nervosos, abalados, frágeis, perdemos o foco e, algumas vezes, adquirimos problemas de saúde.

O controle das emoções é curador
O sistema imunológico é o responsável pela proteção do nosso organismo contra as doenças. Trata-se de uma barreira formada por milhões de células de diferentes tipos e com diversas funções. Entre elas, estão os anticorpos, organismos responsáveis por eliminar a ameaça causada por invasores externos como vírus, bactérias, protozoários, fungos e até agentes químicos, como venenos. Quando a mente fica emocionalmente perturbada parte desse sistema começa a falhar, os anticorpos não são mais produzidos na quantidade certa ou se tornam incapazes de nos proteger corretamente. Por isso, o corpo fica vulnerável a uma série de doenças. Isto porque, quando estamos emocionalmente abalados nosso cérebro perde muita energia querendo colocar em ordem nossa estrutura emocional.
Com nosso sistema todo em colapso será comum surgir às doenças psicossomáticas que são as dores ou sintomas que os médicos não conseguiam identificar. São sintomas que ficamos sem saber a causa orgânica ou biológica do problema. Essas são as doenças psicossomáticas ou uma doença somática que foi criada pelas suas emoções em resposta para o colapso que havia em seu cérebro devido o abalo das suas emoções. Quem gosta dessas doenças são os pastores charlatões que veem na sua fatalidade um meio de ganhar dinheiro, não estou dizendo que Jesus não cure, não é isso. Mas, que há Pastores, que sabem o que outros não sabem por serem leigos, se aproveitam das doenças psicossomáticas para ganhar adeptos para sua igreja e dinheiro para manter sua vida nababesca.
A palavra psicossomática é de origem grega. É uma junção de duas palavras gregas: psique (psico – alma) e soma (corpo). E, deste modo, uma doença psicossomática é aquela que não é exclusivamente somática, corporal, mas tem origem na psique, na alma. Evidente que é difícil dizer com clareza o que é a psique. Porém, a ideia é simples: a psique inclui tudo o que não conseguimos localizar no corpo de uma maneira específica: nossas emoções, sentimentos, pensamentos. Mesmo com as descobertas da neurociência, ainda há muitas questões a serem esclarecidas quanto à localização no cérebro. Sabe-se com tudo que as doenças psicossomáticas podem exercer ação na saúde do corpo de maneira intensa. Por outro lado, toda doença orgânica é uma doença somática. Desde as doenças funcionais como alergias, inflamações agudas, infecções virais e bacterianas até as doenças crônicas como a hipertensão arterial, diabetes e outras que provocam alterações permanentes e devem ser tratadas de maneira contínua para que sejam controladas e não coloquem a vida em risco com algum episódio agudo, como um infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral (AVC).
Segundo pesquisas cientificas é a hipófise, uma glândula que possui ligação com a região do hipotálamo no cérebro, ela é a responsável pelo mecanismo que desencadeia a doença, uma vez que ela produz hormônios que controlam todas as funções do organismo. Sendo assim, os sentimentos estão diretamente ligados com o surgimento de doenças em nosso corpo.
Isto porque, as emoções e sentimentos mais fortes são percebidos pelo hipotálamo, estas emoções alteram as funções do hipotálamo e sua conexão com a hipófise. As doenças respiratórias, de pele, circulatórias e gastrointestinais causadas ou agravadas pela tensão nervosa são resultados desta alteração. Assim sendo, pode-se dizer que as doenças psicossomáticas têm componente psíquico, a manifestação de doenças orgânicas é ocasionada por problemas emocionais.
Segundo os especialistas, quando nos sentimos bem nosso corpo funciona de maneira equilibrada. Por outro lado, quando estamos em uma montanha-russa de sentimentos, promovemos a liberação de hormônios de maneira descontrolada, o que afeta não só nossas células de defesa como todas as funções orgânicas que desempenhamos. Podemos dizer que nosso cérebro, seja inconsciente ou consciente, quando luta para equilibra as disfunções do organismo que possui suas próprias defesas, ou seja, ele manifesta, coloca para fora as emoções que às vezes a pessoa tenta esconder por meio de tremor, dores de barriga, gestos, febres e travamento de dentes.
Sabe-se que as alterações hormonais podem resultar em disfunções. Os atuais estudos mostraram que essas alterações podem estar diretamente relacionadas ao desenvolvimento de doenças, inclusive o câncer. Por isso os especialistas estão se aprofundando, cada vez mais, na investigando da associação entre distúrbios fisiológicos e emocionais, com o aparecimento de doenças. Há algum tempo que especialistas estão em busca de provas sobre a relação negativa existente entre aos distúrbios emocionais e o sistema imunológico, e em muitos casos essa associação foi comprovada.
Portanto, a melhor forma de manter uma vida saudável é se mantendo livre de alterações emocionais, incluindo o estresse, que é cada vez mais frequente na sociedade moderna.
Engana-se quem pensa que apenas a alimentação incorreta e a prática de demais hábitos pouco saudáveis são responsáveis por prejudicar a imunidade. Estresse, ansiedade e outros distúrbios psicológicos também têm sua parcela de culpa quando a imunidade não está em alta.
Já foi provado que fatores psicológicos influenciam em vários aspectos da saúde. Por isso, para quem está com os nervos à flor da pele é necessário adotar algumas medidas. Porque, como já falamos as interações entre o cérebro e o sistema imunológico confirma a estreita relação entre emoções e o ecossistema de defesa, e esta relação ocorrem de duas formas: o cérebro influencia as reações do sistema imunológico e os anticorpos afetam as atividades cerebrais. Assim sendo, algumas atitudes simples podem ser tomadas para que o sistema imunológico aja com total eficiência. Essas ações são práticas, promovem o bem-estar da mente e influenciam na saúde do corpo. Tipo: Maus hábitos como falta de exercícios físicos, isolamento social, tristeza, desconfiança, por exemplos, podem e deve ser substituída por uma rotina saudável de exercícios, a busca por contatos sociais agradáveis e atividades que gerem prazer.
Procurem orar agradecendo por está vivo, agradeça mesmo que você não veja a solução ou motivo: seja grato. Acostume-se a listar mentalmente os acontecimentos, sentimentos e sensações positivas presentes em sua vida.
Abrace mais e procure está com pessoas, por ser em uma igreja que você não conhece ninguém. Porque, o contato íntimo com outro ser humano disposto a trocar afeto e prazer é um santo remédio. Pare de estressar, procure relaxar. Não leve a vida tão a sério, seja leve e releve. Se os problemas estão em um nível o qual não dá mais para aguentar, procure um psicólogo. Tenha costume de falar com você mesmo sobre seus defeitos, seus fracassos, seus erros, suas magoas, procure um local solitário e grite, brade bem alto seus arrependimentos e frustrações. Mas, nunca fale nada de sua vida para seus lideres ou irmãos de igreja. Porém, se seu Pastor seja um homem comprometido com Deus, tenha uma vida exemplar, seja comedido no fala, tenha uma boa instrução, tenha ética e você sentir segurança, confiança é bom falar e por para fora as frustrações da sua vida. Caso contrario procure um Psicologo ou até mesmo um Padre. Mas, libere todo esse lixo e peso que você carrega nessa vida...  
Crie um bichinho de estimação, o contato direto com esses companheiros é uma atividade que estimula a mente, traz prazer e mais alegria para a rotina.
Ouça músicas que eleve seu espírito, nada de nostalgia, além de ser uma atividade estimulante ouvir musicas sacra pode acontecer o seu milagre na hora ou resposta a suas necessidades, tenha especiarias fresquinhas sempre à mão para fazer chás ou usar como temperos traz praticidade ao dia a dia.
Tenha sempre em mente que o equilíbrio entre razão e emoção é o caminho para se abrir mão de tudo que nos causa dor e sofrimento. Pense antes de agir e lembre-se que, os excessos costumam trazer consequências prejudiciais às pessoas. A razão excessiva faz com que o sujeito vivencie e expresse pouco suas emoções, absorvendo para si toda a carga emotiva. Então, controle entre o emocional e a razão faz surgir a habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adaptando-os conforme a situação e expressando-os de maneira saudável para si e para todos que estão a sua volta. Assim sendo, quando fica calado nos perturbar a mente é bom correr, gritar em lugar deserto ou em um quarto preparado de ante mão para isso. Tudo que for reprimido tem que ser extravasado de uma  outra forma saudável, sem ferir outra pessoa ou a si mesmo. Converse com seu terapeuta e juntos tenho certeza que descobrirão a melhor técnica.

O poder curador em nós

Ao contrario do se imagina o poder criador não é acionado diretamente pelo pensamento. A grande verdade é que o poder criador se origina do sentimento. É verdade que as palavras que proferimos possuem força criativa. Porém, a essência das palavras proferidas é o sentimento. Porque, o sentimento é proveniente do mais profundo de nosso ser, no inconsciente está a força e a forma mais poderosa e criativa que existe em nós. Por isso as palavras repletas de amor harmonizam as funções físicas da pessoa que as profere, e proporcionam paz ao ambiente que a cerca. Esta força é face da mesma moeda, porque, nas palavras carregadas de ódio e raiva existe um poder criador de toxinas que invadem o sangue de quem as declara, provocando distúrbios físicos pessoais e uma energia densa em todo o ambiente que se vive. Para quem não sabe o subconsciente é a sede de todas as emoções, de todos os sentimentos. Nosso consciente é apenas uma área mental onde são registrados os sentimentos já experimentados. Mas, o subconsciente é uma extensão da mente, agente de criação, por isso, os sentimentos gravados no subconsciente manifestam-se com grande força. E com toda certeza vai criar o bem ou mau no organismo de quem as imitem. Porque, toda ação criativa é decorrente de um sentimento bom ou ruim. Então a questão é, no quer estou ou vou pensar. Talvez você não se dê conta, mas o poder da mente é capaz de aumentar sua confiança, diminuir compulsões alimentares e mudar o modo como seu corpo reage a determinadas situações ou destruir sua confiança e criar uma serie de transtornos mentais que irão tentar destruir sua vida. Este fato acontece porque, nossos pensamentos convertidos em sentimentos, nos liga ao nosso inconsciente que sua vez nos liga a mente espiritual que é uma força poderosa que nos conectar direto com o Espírito Santo de Deus o Criador e Sustentador de todos universos paralelos e interligados.
Temos que em mente que a relação existente entre a mente e o corpo é muito íntima. Quando um é afetado, o outro se ressente. O estado da mente atua muito mais na saúde do que muitos julgam. Muitas das doenças sofridas pelos homens são resultadas de depressão mental. Desgosto, ansiedade, descontentamento, remorso, culpa, desconfiança, todos tendem a consumir as forças vitais, e a convidar a decadência e a morte. A doença é muitas vezes produzida, e com frequência grandemente agravada pela imaginação. Muitos que atravessam a vida como inválidos poderiam ser sãos, se tão somente assim o pensassem. Muitos julgam que a mais leve exposição lhes ocasionará doença, e produzem-se os maus efeitos exatamente porque são esperados. Muitos morrem de doença de origem inteiramente imaginária. 
Os médicos em hospitais sabem disso e usam o poder curador da mente todos os dias através de placebos que nada fazem além de ativar o poder curador da mente.
Muitos pastores charlatões estão fazendo uso do poder criador da mente para produzir cura nas pessoas e usam esse método para enriquece e viver nababescamente com o dinheiro dos leigos. Você não precisa deles para ser curado, basta usar sua fé para se curado hoje aqui e agora. Creia a fé atua em diversas áreas cerebrais, principalmente no sistema límbico, que é responsável pelas emoções. Ela ainda reforça o sistema imunológico, prevenindo diversas doenças, afirma Ricardo Monezzi, pesquisador e psicobiólogo do Instituto de Medicina Comportamental da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A influência da fé na cura das mais diversas doenças é uma realidade entre médicos de todo mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, há mais de dez anos exige-se que todos os programas de residência para psiquiatras incluam no currículo questões religiosas e espirituais. No Brasil, embora a questão ainda seja tratada com cautela, muitos médicos já admitem ter testemunhado casos impressionantes que a ciência não tinha como explicar. 
Como está escrito: Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível. Mateus 19:26. Como está escrito: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11:1.
De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6.
Acredite, o homem juntamente com a sua essência, o seu espírito, tem a centelha co-criadora que está presente em seu próprio inconsciente de cada ser humano. Em outras palavras, somos co-criadores de nosso próprio destino mediante a utilização intencional ou não, do poder da mente espiritual. Como está escrito: vós sois deuses. Somos deuses no sentido de poder mudar e criar uma situação para nossa vida. Salmo 82:6. Afinal, temos o DNA de Deus em nós chamado de espírito. Como está escrito: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Gênesis 1:26. Então, Ele terminou Seu trabalho com um “toque pessoal”. Deus formou o homem do pó e deu a ele vida, compartilhando de Seu próprio fôlego. Como está escrito: E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gênesis 2:7.
Então a questão é, o que estou criando, ou atraindo, para minha vida através dos meus sentimentos e pensamentos?
A cura física e a expressão da salvação mais profunda revelam a importância do homem para o Seu Salvador, e o papel desse homem na obra da cura física. Entendemos isso quando, Jesus esteve entre nós cheio de Graça e de Verdade, e sempre realizou seus milagre para nós em conjunto conosco, lemos isso nos relatos dos evangelhos que sempre veremos Jesus dizendo: E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou. Lucas 18:42.  
O evangelista Lucas nos relatar que: E certa mulher, que tinha uma hemorragia havia doze anos e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por ninguém pudera ser curada, chegando-se por detrás, tocou-lhe a orla do manto, e imediatamente cessou a sua hemorragia. Perguntou Jesus: Quem é que me tocou? Como todos negassem, disse-lhe Pedro: Mestre, as multidões te apertam e te oprimem. Mas disse Jesus: Alguém me tocou; pois percebi que de mim saiu poder. Então, vendo a mulher que não passara despercebida, aproximou-se tremendo e, prostrando-se diante dele, declarou-lhe perante todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como fora imediatamente curada. Lucas 8:43-47.
E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz. Lucas 8:48.

A cura pela palavra
Don Gossett escritor de Há poder em suas palavras entendia muito bem esse conceito quando escreveu dizendo: Descobrir o poder de suas palavras no ano o mais duro de toda a minha vida. A importância do que algumas pessoas chamam de "simples" palavras foi cheio de sofrimento e problemas para ele.
Segundo o pastor Don Gosset - Na noite em que minha esposa foi curada da febre reumática foi que eu constatei que Você recebe o que você diz. Eu creio que recebemos o que declaramos porque Deus honra a Sua Palavra. Na sua Palavra Ele diz que "se alguém... crer que se fará o que diz, assim será com ele. Marcos 11:23.
Em seu livro o pastor continua a descrever sua experiência com o poder das palavras ditas ao afirmar que: Terá o que diz! Esta é uma promessa bíblica impressionante. Tão impressionante que levou algum tempo até que eu a percebesse. Escreve o pastor.
Vemos sua impressionante fé quando ele exclama dizendo: Louvado seja Deus, é verdade que, se você crê no que está dizendo, Você recebe o que você diz. Se você diz: — Não posso pagar minhas contas, — por exemplo, você não será capaz de pagar suas contas — ainda que a Palavra de Deus diga que o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades. Filipenses 4:19. Mas se você mudar sua maneira negativa de falar (ou pensar), com base na promessa de Deus de dar o suprimento, você receberá o milagre que está precisando. (Citações do livro - Há poder em suas palavras escrito por Don Gosset).
A fé é uma decisão que é tomada quando se ouve a palavra, mas, nem sempre acontece. Não devemos ficar surpreendidos nem desencorajados quando algumas pessoas rejeitam crê a palavra de cura. Embora uns rejeitem, outros encontrarão a fé e serão salvas e curadas ao ouvir as boas novas. Como está escrito: Logo a fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela palavra de Cristo. Romanos 10:17.
A fé como já falamos vem pelo ouvir e pelo ouvir a Palavra de Deus. O próprio Deus o Pai repartiu a fé a cada um de nós segundo a nossa necessidade. Portanto não existe o crente sem fé. Ele só precisa exercitá-la. Romanos 12.3. O filho e o autor e consumador da nossa fé. Em Hebreus diz: olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.  Hebreus.12.2.
O Espírito Santo é aquele que nos capacita para usar a fé de acordo com a vontade de Deus. Portanto vemos que a fé tem uma grande participação em nossa vida cristã. Por que não dizer que tem uma participação fundamental em toda nossa caminhada. Assim sendo caminhe na vitoria do Senhor e seja mais que vencedor acreditando na sua cura. Porque Jesus já levou sobre si todas as nossas dores e enfermidades. Como está escrito: Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Isaías 53:4,5. Agora basta crê! Porém alguns preferem crê no homem seja ele charlatão ou não.
Meu amigo(a) sua cura depende de Deus agir em sua vida e não de gritos de pastor ou religioso. E para você receber a cura basta crê! E decreta a sua cura com sua boca, mente e espírito.
Mas, para quem pensa que não tem fé para cura-se, e bom saber que a palavra dita também tem seu poder curador ou destruidor.
Quem deseja viver uma vida saudável e acha que não tem fé, é bom saber que falar dos nossos sentimentos nos proporciona saúde e cura para todos os males físicos, mental e espiritual. Isto porque, as emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como, já vimos: a gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos; desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados com Deus em oração ou com um terapeuta. O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia. Mas, repito jamais fale de sua vida para seus lideres religiosos ou irmão de igreja. Há não ser que você queira sua vida sendo exposta no púlpito ou no meio da congregação. Algo que causará danos para sua vida e saúde.

Creia a cura ocorre nos dias hoje
Existem algumas razões bíblicas para acreditar que Deus continua curando nos dias atuais. A principal delas se encontra em Hebreus. 13:8na qual lemos que Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente. Além disso, é válido ressaltar que, ao longo de toda a Bíblia, a cura divina faz um paralelo com a salvação. Devemos também lembrar que o ser humano, em sua integralidade, como está escrito: E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23.
Podemos ver que não é apenas espírito, mas, também, corpo, por isso, quando meditamos no texto que diz: Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Isaías 53:5. Neste texto podemos ver que a salvação, é provida por Cristo, inclui: O espírito: “ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades”; A alma: “o castigo que nos traz a paz estava sobre ele”; O corpo: “pelas suas pisaduras fomos sarados”. Assim sendo, a cura divina, se realiza nos dias atuais para que o Nome de Deus seja glorificado.
A Bíblia registra inúmeros casos de pessoas que sofriam com diversos tipos de enfermidades nos tempos do Senhor Jesus. Nos dias de hoje, esse quadro não é diferente. Entretanto, não temos a presença física do Salvador entre nós, mas Ele permanece na vida de Seus filhos e Sua Palavra se mantém viva. Se você enfrenta alguma enfermidade ou tem algum familiar enfermo, creia nas promessas de cura determinadas pelo Senhor e tome posse da sua bênção.
Afinal, Nada é impossível para Deus, Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível. Mateus 19.26. Ainda que os médicos digam ao contrário, nenhuma enfermidade é incurável aos olhos do Senhor. Assim como aconteceu com o cego de Jericó, basta que tenhamos fé para sermos curados.
Acredite! Jesus levou consigo todas as enfermidades na cruz, Certamente, Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre Si. Isaías 53.4. Por meio de Seu sacrifício na cruz, o Senhor Jesus determinou a cura de toda e qualquer doença que atinge a vida de Seus filhos.
Tenha certeza que Deus promete trazer saúde para sua vida, como está escrito: Eis que lhe trarei a ela saúde e cura e os sararei; e lhes revelarei abundância de paz e segurança. Jeremias 33.6. Deus é o refúgio de Seus filhos, nEle é possível encontrar paz e segurança até mesmo contra as enfermidades.
Um dos nomes conhecidos de Deus é O Todo Poderoso, e não deveria ser diferente, pois se Ele nos criou, criou o mundo e todas as coisas que nele há, certamente Ele pode fazer tudo. As únicas limitações para Deus seriam a sua própria vontade e a nossa fé. O Criador não vai fazer algo que seja contra a sua própria vontade. Se você pedir algo que esteja dentro da vontade do Pai, porém você pede duvidando de que realmente Ele possa fazer, com certeza isso não vai acontecer, pois Deus não poderá operar onde há falta de fé. Como está escrito: Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6.
Deus não mudou daquele tempo para os dias de hoje. Assim como naquela época de Jesus, hoje existem as pessoas que tem fé para que Deus as cure e existem as pessoas que não acreditam que isso seja possível e a grande maioria não acredita. Muitas pessoas acreditam que Deus quer e tem vontade que elas estejam doentes. Você já deve ter ouvido ou até mesmo falado: Se Deus quiser eu vou ser curado. Neste caso já está havendo uma dúvida sobre a vontade de Deus curar. E sobre a dúvida não existe fé.

A mente espiritual


A força do pensamento e o poder da mente são conhecidos desde os tempos antigos. Praticamente tudo o que hoje é estudado e mencionado não é novidade, até mesmo as coisas que vão ser "descobertas" já existe no universo espiritual e a mente espiritual com certeza nos ensinará no momento certo tudo que precisamos saber. Como está escrito: Não existe nada novo debaixo do sol. Eclesiastes 1:9.
Tudo o que existe, o que vemos, percebemos, sentimos e até o que não vemos nem percebemos, existiu primeiro no pensamento da mente espiritual. Assim, o Universo é resultado do pensamento de Deus, a consubstanciação da Inteligência Suprema. A eterna criação, a eterna renovação dos seres e das coisas é tão somente a projeção constante do pensamento divino no Universo. É como está escrito: Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são as que Deus preparou para os que o amam. 1 Coríntios 2:9.
Para se ter uma ideia tudo o que o ser humano produz, bonito ou feio, útil ou nocivo, benéfico ou prejudicial, é fruto de seus Pensamentos e ideias da mente espiritual dele. Afinal, as obras humanas, antes de se concretizarem, foram pensadas, sonhadas, idealizadas, planejadas e criadas antes existirem aqui nesta dimensão. É devido a mente espiritual que o ser humano cria continuamente, o que além de ser prazeroso é também uma necessidade para a sua sobrevivência e existência aqui nesta dimensão. 
A mente espiritual não é uma consciência religiosa como muitos pensam. Quando falo de inteligência espiritual, quero mostrar antes de tudo a visão da espiritualidade como uma ferramenta com a qual se pode transcender a nossa própria realidade, partindo sempre do próprio autoconhecimento e levando em consideração outros saberes. Entretanto, não é fácil, é claro, porque para desenvolver essa inteligência existencial, é necessário em muitos casos não apenas tolerar, mas querer a solidão e viver a solidão ou o desenvolver a introspecção diária. A bíblia quando fala disso ela menciona o meditar em Deus e nas coisas divinas. Como está escrito: Feliz o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Salmos 1:1,2.  Os homens antidiluvianos tinham essa pratica e viviam muito e com mais saúde, nos dias de hoje este fato é comprovado pelo fato dos cérebros dos monges budistas acostumados há anos a praticar a meditação mostram um nível menor de envelhecimento dos neurônios, maior capacidade de memorização e retenção e até uma melhor resistência à sensação de dor.
Quando ensino sobre a mente espiritual costumo dizer que nosso cérebro espiritual é nossa conexão com nosso mais elevado ser, o DNA de Deus em nós. Esse DNA é comumente conhecido como espírito, alguns negam sua existência outros nem sabem nada a respeito de nós mesmo. Porém, sabemos que desde tempos remotos, o homem sempre tem buscado transcender tudo o que é cotidiano e ordinário. Não falamos apenas sobre a necessidade de se buscar Deus ou a necessidade de ter contato com o divino, sobre práticas religiosas usadas para pedir chuva em troca de uma oferenda, sobre pedir para ser curado, perdoado ou abençoado com sorte ou fortuna. Quando falamos de mente espiritual estamos tratando da oportunidade e necessidade que temos de alcançar a verdadeira realidade a través de nosso DNA divino conhecido como espírito, que foi soprado em nós pelo próprio Deus. Como está escrito: Então o SENHOR modelou o ser humano do pó da terra, feito argila, e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente. Gênesis 2:7.

A verdadeira consciência é a mente espiritual
Existem estruturas no cérebro que, ao serem estimuladas, podem produzir experiências místicas na nossa mente. Esse é um dado que sabemos há muito tempo e que está bastante relacionado com os estágios alternados de consciência e com algumas alterações do lobo temporal, do hipocampo e da amígdala. Às vezes, basta estimular eletricamente essas regiões para ter visões, para experimentar determinadas sensações e passar por experiências parecidas com as que se pode sentir ao tomar LSD.
Foram comprovados que os estados alterados de consciência são todos os estados de consciência nos quais se observa uma modificação significativa na experiência subjetiva ou funcionamento psicológico. É estado de consciência em que os conteúdos mentais emergentes são percepcionados pelo indivíduo ele mesmo, ou por outro sujeito observador, como sendo diferentes dos conteúdos próprios do seu estado habitual de vigília e seus graus de atenção e predomínio lógico específico. Deste modo, todos os estados diferentes do de vigília habitual são incluídos no vasto conceito de estados alterados de consciência EAC, indo estes desde o estado de sono e de sonho, experiências com substâncias alucinógenas, de hipnose e de meditação, até aos estados próprios do relaxamento ou do cansaço. O entendimento desse estado pode ser mais bem definido pela presença de duas características subjetivas importantes: a sensação psicológica de deslocamento do ego ao centro de percepção da pessoa e uma sensação que este ego é identificado com o próprio corpo da pessoa.
Desde tempos remotos o homem conheceu e empregou meios diversos para produzir essas alterações, baseando-se em que sua consciência normal de vigília seria apenas um tipo especial de consciência. Alguns pesquisadores dizem que esses estados podem ser atingidos espontaneamente, estimulados por coisas como traumas, perturbação do sono, privação ou sobrecarga sensorial, desequilíbrio neuroquímico ou febre. Podem também ser induzidos por comportamento social, como dança ou canto frenético, como também pela ingestão de drogas psicotrópicas. Os primitivos na Europa, no Oriente e na América pré-colombiana utilizavam à raiz da mandrágora, o meimendro, a beladona e muitos outros alcaloides para alterar as ideias e percepções. Havia que utilizavam cogumelos, ervas, chás, cantos, danças, jejuns, exposição ao sol, meditação, orações intensas, drogas e álcool. Em fim, todos estes recursos eram usados pelas culturas passadas, e presentes, para criar estados alterados da consciência. Mas, nada disso define a mente espiritual, o que se pode afirma é que as interpretações da física teórica, a mecânica quântica, o desenvolvimento da percepção e as pesquisas psíquicas sugerem haver uma espécie diferente de “realidade” além da que aceitamos normalmente.
Os físicos e os místicos que analisam os fenômenos da mente espiritual chegam a conclusões bastante próximas: o mundo observável é diferente daquele que o intelecto interpreta através dos sentidos. Os físicos nos dizem que os objetos são realmente energia que assumiu certa forma; que aquilo que conhecemos como matéria é na realidade uma construção mental.
Esta conclusão deve ao fato de que indivíduos que experimentam algum tipo de estado alterado de consciência têm a sensação de sair do corpo, penetrar em dimensões diferentes, viajar pelo espaço. Poderes psíquicos são igualmente experimentados. Essa pessoa vêem figura de Mestres e Santos, imagens coloridas e paisagens surrealistas. Outros avistam uma imensidão de galáxias panorâmicas, relatam experiências “sagradas” e coisas assim que faz pouco tempo que foi provado pela ciência secular. A nova explicação da mecânica quântica afirma que a realidade, nosso universo, é composta de uma multidão de mundos mutuamente inobserváveis, mas igualmente reais. Isto contraria a experiência normal de nossa consciência em estado de vigília, mas coincide com algumas conclusões derivadas das pesquisas dos estados alterados da consciência.
A descoberta da mente espiritual começou com os estados alterados de consciência que é um conceito desenvolvido com base em estudos interdisciplinares, envolvendo pesquisas dentro da antropologia, psicologia, parapsicologia, neurociências, arqueologia cognitiva, entre outras áreas que provam a existência de mente ainda mais poderosa do que a temos conhecimento.
Exemplos estudados por cientistas como Michael Wilkelman e Graham Hancock indicam que certas experiências sobrenaturais são naturais para os seres humanos como o contato com seres divinos em diversas religiões. Elas fazem parte do funcionamento normal do cérebro humano que entra em contato com sua mente espiritual, apenas variando conforme as tendências pessoais e culturais dos indivíduos. David Lewis-Williams, em seus livros The Mind in the Cave e Inside The Neolithic Mind, relata uma série de pesquisas laboratoriais com o uso de psicoativos e de práticas meditativas, religiosas e xamânicas e etc. Os estados alterados de consciência são visões proféticas ou de padrões geométricos como espirais, vórtices, linhas onduladas, pontos luminosos, entre outras formas que nada tem com o divino. Porém, elas são características inatas de cada ser humano.
Na verdade, esse tipo de “estado alterado de consciência” é conhecido desde tempos imemoriais, sendo que inúmeras são as drogas capazes de provocar essas alterações na mente. Mas, também há várias são as técnicas para se obter essa mudança na mente sem o uso de droga alguma.
As funções psicofisiológicas associadas com esses pontos cerebrais são alteradas, suprimidas, estimuladas ou de alguma outra forma modificadas. Para isso, basta fazer uso de algumas das técnicas iniciáticas, consagradas pelo tempo, como a respiração consciente, ervas, chás alucinógenos, meditação transcendental, ou técnicas científicas modernas como a musica sons, danças, e ritmos que levam as pessoas ao estado alterado da consciência como no caso do reteté religioso neopentecostal. Que usa o cantar, dançar desorientadamente, pular, gritar, rolar no chão, girar, entre outros movimentos aleatórios para experimentar um estado alterado de consciência que alguns pensam trata-se do divino. Enfim, o reteté consiste em demonstrações de emoções de modo exagerado que, de acordo com os seus praticantes, são “manifestações do Espírito Santo de Deus”. Mas, que na verdade são estados alterados de consciência como a umbanda, o candomblé, e as religiões afro-brasileiras que devido ao fato de se assemelharem nas manifestações de adoração ao que consideram sagrado. Porém, na verdade estão entrando em contato com a mente espiritual do ser humano. A prova está em suas vidas que continuam as mesmas, não mudam, continuam na pratica do pecado. Há casos que pregadores e cantores gospel depois de sair do culto com reteté vão para o motel praticar prostituição.
Obviamente, dizer que o reteté é uma obra do diabo carece de provas. A Escritura não fala nada sobre isso. Aliás, dizem que o reteté é uma obra de satanás porque não existe base Bíblica para isso, entretanto, posso afirmar que o reteté bem como certas experiencias religiosas é uma manifestação da mente humana em busca de encontrar Deus; entra em contato consigo mesmo, ou seja, encontra a mente espiritual do ser humano e suas manifestações sobrenaturais que são confundidas com as manifestações do divino e do Espírito Santo de Deus.

A porta para mente espiritual
Situada no meio do cérebro, entre os dois hemisférios, a glândula pineal ajuda o corpo na regulação do sono, mas também é chamada de 'terceiro olho' por muitas religiões. Esta comanda as forças subconscientes sob a determinação direta da vontade, graças à sua ligação com a mente, através de princípios eletromagnéticos do campo vital. Podemos dizer que é a glândula da vida mental, um dos principais constituintes do centro coronário, o mais importante centro vital do psicossoma ou corpo espiritual, instalado no diencéfalo.
A glândula pineal, também conhecida como epífise neural é uma pequena glândula endócrina situada perto do centro do cérebro. Há décadas a comunidade cientifica acreditava que a glândula pineal que era um órgão vestigial, sem qualquer função, porém atualmente associa-se a fenômenos paranormais, como a telepatia, clarividência e mediunidade, contudo apesar desses conceitos serem questionáveis. Podemos afirmar que a epífise preside os fenômenos nervosos da emotividade, como órgão de elevada expressão do corpo espiritual.

Essa questão se ela é ou não a responsável pelos fenômenos paranormais não é recente. Entretanto, há mais de dois mil anos, a glândula pineal, ou epífise, é tida como a sede da alma. Para os praticantes do ioga, a pineal é o ajna chakra, ou o terceiro olho, que leva ao autoconhecimento. O filósofo e matemático francês Renê Descartes, em Carta a Mersenne, de 1640, afirma que existiria no cérebro uma glândula que seria o local onde a alma se fixaria mais intensamente.
Atualmente, as pesquisas científicas parecem ter se voltado definitivamente para o estudo mais atento desta glândula. Estaria a humanidade próxima da comprovação científica da integração entre o corpo e a alma? Haveria um órgão responsável pela interação entre o homem e o mundo espiritual? Seria a mediunidade, de fato, um atributo biológico e não um conceito religioso?

Essas questões precisam de uma analise mais detalhada, e muito ainda se vai discutir sobre o assunto. Sabemos contudo, que a Glândula Pineal é uma estrutura cinza-avermelhado, de 5 a 8 mm, com aproximadamente 150 mg de massa. Situada no centro do cérebro entre os dois hemisférios. As suas células são semelhantes às células da retina, daí a sensibilidade desta estrutura à luz.
Entre as suas funções estão a produção de melatonina durante a noite, esta tem a principal função de regular o sono. Esta reage perante a luz, a temperatura e o aroma de forma inconsciente e involuntária. Também com uma função antioxidante, recuperando neurônios danificados. Além disso, também possui efeitos em conjunto com a vitamina B6 e o Zinco que são preventivos, de combate ao cancro, opondo-se à degradação do sistema imunológico.
A glândula pineal tem a função de estabilizar e sincronizar a atividade elétrica do sistema nervoso central. Afetando direta e indiretamente as outras glândulas e estruturas cerebrais.

Entretanto, podemos afirmar que a glândula pineal tem um lado misterioso e oculto, onde imperam as conjeturas e teorias, mas carecendo de mais provas científicas. Até agora se sabe que a glândula pineal converte ondas eletromagnéticas em estímulos neuroquímicos e isso é comprovado cientificamente pelos cientistas Vollrath e Semm, que têm artigos publicados na revista científica Nature, de 1988.

Muitos povos e religiões assumem esta estrutura como sendo a Alma, ou o que nos liga com o Deus Superior. Responsável pela expansão da consciência e pelo melhoramento de todas as outras faculdades e capacidades.
Como dizemos desde Descartes no Seculo XVII, esta estrutura tem sido considerada a união entre o corpo e a alma, possuindo funções transcendentais e paranormais. Devido à sua semelhança estrutural e biológica com o olho humano e a retina, é considerada por várias correntes religiosas e filosóficas o terceiro olho ou Chakra da Coroa.

A Glândula Pineal tem na sua constituição cristais de apatita que são um dos poucos minerais a serem produzidos e utilizados por sistemas biológicos. Este cristal é o 5º cristal da escala de Mohs. Segundo os cientistas Vollrath e Semm, estes cristais vibram consoante as ondas eletromagnéticas, assim explicaria a possível regulação do ciclo menstrual pelas fases da lua, ou a orientação dos pássaros nas migrações.

Partindo do princípio que os pensamentos possuem uma frequência própria e possuindo esta a capacidade de vibrar consoante ondas eletromagnéticas, explicaria a possível capacidade de telepatia, bem como intuição extrassensorial. Já que, devidamente desenvolvida, teríamos a capacidade de “descodificar” os pensamentos de outras pessoas. Por outro lado, seriamos sensíveis a vibrações eletromagnéticas, imperceptíveis como a presença de supostas “entidades” de outras dimensões.
Na minha visão essa glândula é a porta de entrada para o inconsciente, lugar onde há energias desconhecidas pela humanidade que cria uma serie de analogias para aquilo que é mistério para nossa mente.
Esta estrutura é ligeiramente maior na infância, que enquanto adulto. Além de que em adulto encontra-se normalmente calcificado, enquanto em criança isso não se verifica. Este fato verificável cientificamente é utilizado pelos defensores das funções paranormais desta estrutura, como argumento que a calcificação deve-se ao não desenvolvimento e daí a atrofia.
Acredito que esta área pode se desenvolvida por técnicas, alimentos e também por traumas emocionais que facilitarão o desequilíbrio ou funcionamento sem controle da glândula que pode causar uma serie de eventos conhecido como sobrenatural.
Pelas minhas observações percebi que há pessoas que possuem esta glândula menos calcificada, está mais suscetível à suposta sensibilidade eletromagnética.

Para mim a glândula pineal é porta e o inconsciente a ponte que nos liga ao nosso espírito ou a nossa mente espiritual que possui dons desconhecidos pelo ser humano de hoje.


CONTINUA...

SHALOM ADONAY

José Alfinyahu, Teólogo, Parapsicólogo, Psicanalista, Professor, Th.M em bíblia e Th.D em Teologia Sistemática.

Declaração de Direitos Autorais
O conteúdo em nosso site é produzido por Instituto Bíblico Cristão, e pertence por direito ao autor, publicador e/IBC.org. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de IBC.org. e inclua essa nota.



ESTUDE CONOSCO

SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA
FORMANDO CIDADÃO PARA UMA SOCIEDADE MELHOR
Com o fim de Habilitar ao Senhor um povo Entendido. Lucas 1:17.


CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA A DISTÂNCIA
BÁSICO EM TEOLOGIA 



ESTUDE TEOLOGIA 
SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA

SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA
SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA




DOAÇÃO VIA INTERNET
Caso queira fazer doação de qualquer valor para nos ajudar, via internet, utilizando cartões de crédito, débito o boleto bancário, clique no botão de “doação” abaixo. Utilizamos os serviços do PagSeguro Uol. É rápido e seguro.


AO DOAR GANHE UM BRINDE


         OBRIGADO por Ajudar nosso TRABALHO Social. SUA DOAÇÃO ajudará MUITAS PESSOAS SEREM Alcançadas e SOCORRIDAS. Ao DOAR qualquer valor VOCÊ GANHA TOTALMENTE GRÁTIS à ENCICLOPÉDIA DE BÍBLIA, TEOLOGIA E FILOSOFIA: 
6 VOLUMES de Russell Norman Champlin. Em mídia digital
Que enviaremos para seu E-mail assim que com firmamos sua doação.


PARTICIPE e GANHE!

PARA CONTRIBUIR COM QUALQUER VALOR CLIQUE EM DOAR 
AQUI EM BAIXO





OBRIGADO PELA SUA DOAÇÃO. 

 QUE O ETERNO TE ABENÇOE.

 SHALOM ADONAY



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O TRANSTORNO TDAH

 Dificuldade de atenção e hiperatividade: conheça o TDAH O que é o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade)? O TDAH é uma co...